Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Análise: The Pedestrian é um pequeno playground de quebrar a cabeça

Reorganize e reconecte placas públicas para que um simpático pedestre iconográfico avance por inúmeros locais envolventes.

Desenvolvido pelo estúdio independente Skookum Arts e publicado em 2020 para PC e recentemente para PlayStation 4 e PlayStation 5, The Pedestrian é um side-scroller de plataforma e quebra-cabeça, ambientado em um mundo dinâmico com um gameplay atraente e desafiador.



Criado por três amigos da zona rural de Ohio, nos Estados Unidos, o título segue o mesmo conceito do sistema de placas públicas, ou seja, utiliza símbolos para representar informações de maneira universal e criar uma experiência bastante satisfatória, divertida e inusitada.

De placa em placa

Em The Pedestrian você deve controlar a representação iconográfica de uma pessoa em uma variedade de placas de sinalização que estão expostas em diferentes cenários tridimensionais de uma vibrante e colorida cidade. Tudo começa dentro de um escritório, quando alguns rabiscos aleatórios se conectam em uma lousa para criar um "boneco de palito", destes que estão presentes em placas de saídas de emergência, de trânsito e em portas de banheiros. A partir daí, você deve movimentar esse personagem inusitado nesses mesmos planos 2D, a fim de levá-lo de uma placa a outra por meio de conexões.

Imagem

Tudo isso pode ser explicado com mais clareza por meio de duas esferas jogáveis: na primeira esfera você deve controlar o personagem dentro das placas enquanto pula, coleta itens e empurra blocos; na segunda, o seu objetivo é unicamente conectar as placas para que o personagem consiga atravessá-las. Essas conexões podem ser feitas entre os sinais existentes. Por exemplo: se uma placa tem uma porta de saída do lado direito, ela deve obrigatoriamente se conectar à que possui uma do lado esquerdo. Se há uma placa com uma escada descendo, ela precisa estar ligada a uma que possui uma escada que esteja subindo.

Você também deverá mover determinadas placas até outra posição do cenário para que essas conexões sejam abertas. Se uma placa B com porta à esquerda estiver posicionada à esquerda de uma placa A com porta à direita, por exemplo, não será possível fazer a conexão, a menos que você mova a placa B à direita o suficiente. Manter essa consistência de direção é importante para que o personagem consiga atravessar o cenário completo.

Imagem

Enquanto você avança entre um ambiente e outro, será apresentado a uma dinâmica de gameplay consistente que combina perspectivas 2D e 3D. Ao realizar ações no plano 2D, o mundo 3D ao seu redor também vai sendo afetado. Existe um circuito elétrico mecânico que, quando ativado pelo "homem palito", faz com que outros dispositivos pela cidade sejam acionados, o que permitirá sua progressão.

The Pedestrian entrega puzzles inteligentes que mantêm um bom equilíbrio de dificuldade; isto é, eles não são tão fáceis, mas ao mesmo tempo não são extremamente difíceis de resolver. A Skookum conseguiu criar uma experiência com doses certeiras de desafio, o que garante algumas horas de concentração, pensamento estratégico e momentos de quebrar a cabeça, pois apesar desse equilíbrio, não espere resolver alguns deles em poucos minutos. Talvez a implementação de um sistema de dicas fosse interessante nestas circunstâncias mais complexas, permitindo auxiliar o jogador caso não consiga ultrapassar determinados pontos do jogo.

Imagem

Curto, mas essencialmente divertido

The Pedestrian é um pequeno playground repleto de quebra-cabeças inteligentes e criativos que visam colocar o jogador para pensar, mas sem deixá-lo frustrado com desafios complexos ou irrealizáveis. O jogo apresenta uma narrativa abstrata, curta e com uma inesperada reviravolta que está intrinsecamente ligada a uma charmosa atmosfera 2D e 3D contemplada em um visual colorido e uma trilha sonora envolvente. Mesmo com seu baixo fator de rejogabilidade, o título da Skookum Arts é uma experiência alegre e recomendada a todos os públicos.

Prós

  1. Narrativa abstrata, criativa e com uma inesperada reviravolta;
  2. Quebra-cabeças desafiadores e inteligentes, sempre mantendo um bom equilíbrio de dificuldade;
  3. Jogabilidade e comandos satisfatórios;
  4. Os ambientes 2D e 3D intrinsecamente ligados compõem uma atmosfera charmosa e visualmente rica em detalhes;
  5. Trilha sonora envolvente.


Contras

  1. Ausência de um sistema de dicas;
  2. Baixo fator de rejogabilidade.


Fonte: Youtube

Comentários

18 Set, 2021 - 08:56

Comentários