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Os desenvolvedores de emuladores veem muito potencial no Steam Deck

Cada novo console de jogos é construído para jogar novos jogos, mas inevitavelmente atrairá uma comunidade de programadores caseiros incríveis, ansiosos para usar esse poder para jogar jogos antigos também. O Steam Deck, entretanto, será o primeiro dispositivo portátil proeminente pronto para suportar uma grande quantidade de emuladores existentes desde o primeiro dia. Foi muito importante quando os autores do emulador colocaram os jogos do Super Nintendo em execução no PSP ou Vita da Sony, mas o Steam Deck pode muito bem ser capaz de rodar décadas de jogos - até mesmo do Nintendo Switch - e bem.



"Todo mundo que eu conheço tem esperanças relativamente altas para o Steam Deck agora", disse JMC4789, um contribuidor do emulador de GameCube/Wii Dolphin . JMC4789 está otimista sobre o quão bem o Dolphin poderia rodar no Steam Deck - assim como os desenvolvedores do Yuzu, o emulador do Nintendo Switch.

"Acreditamos que o hardware provavelmente deve ser capaz o suficiente para rodar alguns jogos bem fora da caixa, e potencialmente rodar Yuzu muito bem com otimizações para o emulador", disseram os desenvolvedores do Yuzu.

Dolphin é provavelmente o emulador de jogo mais proeminente hoje, ele funciona em uma ampla variedade de hardware, incluindo telefones Android. Isso torna o Dolphin um estudo de caso particularmente útil para os desafios que os emuladores enfrentam em diferentes sistemas e como o Steam Deck é adequado para se tornar uma máquina de jogos tudo-em-um.

AMD e os emuladores

"Os gráficos AMD são um obstáculo maior do que as especificações reais", diz JMC4789. "Com a emulação, as pessoas tendem a se concentrar (com razão) no desempenho da CPU, mas um problema oculto é a eficiência do driver da GPU."

Os emuladores geralmente pedem à sua placa de vídeo para fazer coisas que um jogo de PC normalmente não faria, o que pode revelar peculiaridades, bugs e ineficiências nos drivers da placa de vídeo que você nunca encontraria de outra forma. A API gráfica que um jogo ou emulador usa também pode fazer uma grande diferença no desempenho.

"Uma das razões pelas quais a Nvidia nos deu uma experiência mais suave em geral é que os drivers eram muito mais eficientes em fazer as coisas que precisávamos fazer, o que reduziu a sobrecarga da CPU", diz JMC4789. "Hoje em dia, com Vulkan e D3D11 / 12 no Dolphin, o campo de jogo se nivelou muito. Mas quando o OpenGL era rei, a AMD lutou muito."

Existem algumas conclusões importantes dessa explicação. A primeira é que os emuladores geralmente precisam de CPUs muito mais potentes do que os processadores do console original - a CPU do seu PC está trabalhando muito para replicar o comportamento dessa arquitetura de CPU diferente. Mas, no caso do Dolphin, anos de melhorias no emulador (e anos de aprimoramento de hardware) tornaram os requisitos de CPU bastante razoáveis.

O OpenGL teve alguns apoiadores importantes, como a id Software, mas nunca foi muito popular para jogos. Vulkan é uma API de código aberto muito mais recente, construída para ter melhor desempenho em jogos, e a AMD teve uma participação importante em seu desenvolvimento. O desempenho do Vulkan com os drivers gráficos da AMD é ótimo, mas o desempenho do OpenGL da AMD no Windows é notoriamente ruim, o que foi um grande problema para emuladores que tentaram construir sobre esse padrão aberto. (Hoje a maioria adicionou suporte ao Vulkan.)

Um dos grandes pontos fortes do Steam Deck é que você poderá instalar e executar o Windows nele, abrindo a porta para emuladores para todos os sistemas de jogo que você imaginar.

Linux é simplesmente melhor para emulação

Para a maioria das pessoas interessadas em transformar o Steam Deck em um dispositivo de emulação, instalar o Windows nele nem deveria ser necessário. O SteamOS da Valve é construído em cima de uma distro chamada Arch Linux, e muitos emuladores populares têm versões do Linux:

  1. Higan - Emulador multi-sistema com suporte para NES, Super NES, Game Boy, Master System e muito mais. (Offshoot bsnes também roda em Linux)
  2. Dolphin - GameCube e Wii
  3. Citra - 3DS
  4. DuckStation - PlayStation
  5. PCSX2 - PlayStation 2
  6. Yuzu - Switch
  7. RPCS3 - PlayStation 3


O SteamOS deve facilitar a compatibilidade com muitos emuladores populares. Os desenvolvedores do Yuzu definitivamente veem o Linux como uma vantagem aqui. "Seria ideal para o Steam Deck rodar a versão nativa do Linux do Yuzu. No momento, o Wine, a camada de compatibilidade para rodar aplicativos do Windows e usado pelo Proton, não suporta um recurso do Windows 10 usado pelo Yuzu para acesso rápido à memória . Poderíamos desativar esse recurso, mas os jogos seriam executados mais lentamente. No geral, não deve haver nenhum benefício em executar a versão do Windows do Yuzu usando o Proton. "

Como explicam os desenvolvedores do Yuzu, os problemas com os drivers AMD que eles tiveram são específicos do Windows, enquanto os drivers Mesa de código aberto da AMD no Linux são "excelentes no geral". Se você tentar usar um emulador baseado em Windows no Steam Deck que só roda em OpenGL, provavelmente terá problemas.

Mas fora disso, o desempenho deve ser fantástico. A popularidade do Linux entre os desenvolvedores de emuladores quase certamente fará do Steam Deck um dispositivo de emulação melhor do que os computadores de mão baseados em Windows como o GPD Win ou o Onexplayer .

"Até agora, estivemos nos concentrando em tornar o emulador o mais preciso possível para o Nintendo Switch real e, além disso, otimizá-lo a ponto de os jogos poderem ser desfrutados mesmo em um hardware modesto", dizem os desenvolvedores da Yuzu. "Agora que estamos bem longe desses objetivos, estamos explorando novas maneiras de tornar o Yuzu mais agradável e acessível para diferentes plataformas e configurações. Por exemplo, recentemente reconstruímos nossa implementação para 'interface do usuário no jogo', que inclui coisas como o teclado do software do Switch e avisos de erro, para ser uma sobreposição amigável ao controlador e quase idêntica à experiência real do Switch. Planejamos continuar fazendo melhorias semelhantes como esta. Embora não desejemos fazer promessas a tempo para o lançamento do Steam Deck,

JMC4789 diz que é possível que o Dolphin possa ser adicionado ao Steam algum dia também, mas isso provavelmente só acontecerá se um determinado colaborador o assumir como um projeto apaixonado - geralmente é assim que as coisas acontecem no desenvolvimento de código aberto. Ao contrário do frontend do emulador RetroArch , que está no Steam, o Dolphin não tem uma interface de usuário "big picture" que funcionaria bem em uma TV ou no Steam Deck. Esse pode ser atualmente o seu maior obstáculo.

"Ao contrário de muitos hardwares Steam anteriores, estou vendo muito envolvimento de nossos círculos", diz JMC4789. "Eu tenho um Controlador Steam e é ... interessante. Eu tenho um Steam Link e era ... interessante. Mas isso parece diferente de certa forma. O potencial do Steam Deck é realmente alto. O hardware parece muito bom para ser verdade, mas a Valve pode se safar vendendo o hardware com prejuízo e apostando na venda de software. Um dispositivo móvel que é essencialmente um PC para jogos? Se for assim, será ótimo. "

Fonte: Pcgamer

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27 Jul, 2021 - 17:42

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