Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedor indie critica duramente a Sony por suas políticas

Iain Garner expressa as dificuldades dos indies prosperarem no console da Sony.

Desenvolvedores independentes reclamando das políticas da PlayStation não é algo novo e agora parece que a situação realmente estourou. O desenvolvedor Iain Garner, co-fundador da Neon Doctrine, foi hoje ao Twitter lançar duras reclamações para a empresa.

Iain Garner foi firme em suas reclamações, criticando a PlayStation, pela forma que dificulta a vida dos criadores independentes na hora de lançar e promover seu jogo.

OK. Estou louco o bastante para queimar algumas pontes. Porque, sinceramente, para que serve uma ponte que não tenho permissão para cruzar. Portanto, aqui está um tópico sobre a Plataforma X. Não vou dizer quem é a Plataforma X, mas ela é a dona de um console de muito sucesso e não tem Games Pass!

A plataforma X não oferece aos desenvolvedores a capacidade de gerenciar seus jogos. A fim de obter uma divulgação, você deve fazer um malabarismo, se ajoelhar e implorar por qualquer tipo de divulgação. E um post no blog não é tão bom quanto eles pensam que é. Se a Plataforma X não gosta do seu jogo, sem propaganda, sem destaque, sem amor.

Não há NADA que você possa fazer para consertar isso. Lista de desejos não tem efeito nenhum, então todo o seu marketing pessoal não significa nada para a Plataforma X. Tudo o que importa é sua avaliação. Como essa avaliação é feita? Não sei, eles não compartilham isso, nem compartilharão o valor que atribuíram ao meu jogo.

Para poder lançar seu título, Iain afirma que você precisa passar por um rigoroso processo, o qual a PlayStation faz questão de dificultar a vida dos desenvolvedores menores.



Portanto, antes de lançar, você precisa:

Desenvolva o jogo para a Plataforma X

Passe pela verificação incrivelmente difícil deles, espalhada por 3 gerações de software interno

Envie um trailer específico da Plataforma X

Escreva um Blog para a Plataforma X

Envie vários formulários para a mídia social

Ah, para 3 e 4 você precisa passar por um gerente de conta. Quando questionamos sobre como conseguir um gerente de conta, fomos informados "Não tenho certeza, eles são atribuídos por recursos". E como sabemos agora, não há como saber qual nível de recurso foi atribuído a você.

A propósito, você não pode nem mesmo fazer um desconto de lançamento sem a aprovação deles e é "muito limitado". Isso mesmo.... Você não pode fazer o que qualquer outra plataforma faz, o que significa que os proprietários da Plataforma X sempre conseguirão a pior oferta!

Como se tudo isso já não fosse bem ruim, de acordo com Iain é possível ganhar destaque com a Sony, mas para isso você terá que pagar um valo de $ 25.000, além do padrão dos 30% das vendas dos jogos.



Ah, mas não se preocupe. Existe uma foram de garantir que você ganhe destaque! Tudo que você precisa fazer é gastar um valor mínimo MUITO razoável de $ 25.000 para começar. Ah, e então 30% de seus ganhos subsequentes.... Um pechincha!

Até mesmo para poder colocar seus jogos em promoção após o lançamento parece ser um verdadeiro pesadelo, precisando ganhar a aprovação da Sony, o que, de acordo com o desenvolvedor, é algo muito raro.



Agora, quando seu jogo está na plataforma, provavelmente sem qualquer suporte da Plataforma X, você pode pensar, sem problemas, posso sincronizar descontos na Plataforma X com o Steam e outros... Errado! Os descontos são apenas para convidados e os convites também são "muito limitados".

Já se passaram literalmente anos desde que pudemos colocar um título nosso em desconto, e eu conversei com alguns outros desenvolvedores MUITO POPULARES hoje e eles tiveram a mesma experiência. Portanto, mesmo que seu jogo tenha um bom desempenho no lançamento e prospere em outras plataformas, talvez você nunca seja convidado? Vai saber.

Por fim, o desenvolvedor afirma para os jogadores que se os jogos não ganharem desconto no PlayStation ou até mesmo não chegarem à plataforma, para culpar a Sony.



Concluindo, a Plataforma X é um hardware incrível e muito bem-sucedido, mas seu processo interno parece ainda do início dos anos 2000. Não tenho ideia de como ter sucesso nesta plataforma e eles não vão me dizer. Mesmo se eu tiver sucesso, eles podem me ferrar de alguma forma...

Então, para qualquer jogador que tenha passado por aqui. Da próxima vez que você ficar insatisfeito com o fato de seu jogo nunca ter tido um desconto na Plataforma X ou de um jogo que você está ansioso não lançar na Plataforma X! Vá e reclame com a Plataforma X!

Após essa postagem de Iain Garner, vários outros desenvolvedores independentes começaram a se juntar para criticar a Playstation pela forma que são tratados pela empresa.

Mike Rose - Fundador da No More Robots



Há um tópico circulando hoje que muitas pessoas estão compartilhando.

O motivo pelo qual não vemos mais tópicos como esse é porque os desenvolvedores estão muito preocupados de dizer isso publicamente. Mas acredite em mim quando digo que a grande maioria dos desenvolvedores está lendo esse tópico e concordando.

Jay Tholen - Criador de Dropsy



Sim, a PlayStation é uma porcaria para os desenvolvedores indie. Vendemos quase nada em comparação com os outros grandes consoles. Também fazemos mais vendas só no itch.io do que no PlayStation tenho certeza.

Matthew White - CEO da White Thorn Games

Imagem

Tudo bem, infelizmente vou entrar nessa brincadeira também. Nós **amamos** nossos amigos da Plataforma X, e eu mesmo sou ex-funcionário da Plataforma X, mas não podemos fazer nada na plataforma. Menos de 3% das vendas como empresa são na Plataforma X.

Fonte: Gamevicio

Comentários

01 Jul, 2021 - 13:26

Comentários