Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Análise da Nvidia RTX 3070 Ti: mais cara, mas moderadamente mais poderosa

O 3070 levemente aprimorado da Nvidia oferece melhorias modestas que combinam bem com o aumento de preço - tornando-a uma ótima placa de crossover de 1440p para 4K.

Enquanto a confusão de verão dos anúncios de videogame está acontecendo ao nosso redor no lugar de um evento físico unificador próprio e singular, uma coisa que não foi materialmente afetada pela situação mundial em curso é a atualização progressiva dos gráficos do PC. Claro, uma combinação de problemas de cadeia de suprimentos causados ​​por pandemia e criptomoedas idiotas gerou uma escassez de suprimentos, mas a taxa em que a Nvidia e a AMD estão atualizando e iterando em suas tecnologias não diminuiu - e isso significa que é hora de olharmos para outra nova GPU para PC.

Esta semana, é a Nvidia GeForce RTX 3070 Ti , que vem no seguimento do nosso olhar da semana passada para o seu irmão maior, o 3080 Ti. Para o iniciante absoluto, aqui está a cartilha básica: essas são versões atualizadas do RTX 3070 e 3080 que foram lançadas no ano passado, mas não servem simplesmente para substituir esses cartões. Seus predecessores um pouco mais fracos ainda serão vendidos, mas os usuários agora têm um pouco mais de escolha nas apostas de poder graças a esses passos intermediários úteis entre as outras cartas disponíveis.

Na semana passada , descrevi o 3080 Ti como um ótimo cartão - mas com um preço alto que nem todos estariam dispostos a pagar. A verdade é que o 3080 vanilla é tão bom que torna seu irmão mais velho mais difícil de justificar, exceto o mais hardcore - é um aumento de 70% no preço para um aumento de 10-15% no desempenho. O 3070 Ti, no entanto, não tem esse problema. É uma oferta muito mais razoável em toda a linha - e acho que é

provável que se torne uma placa básica, se não a GPU mais popular desta geração - se a situação de estoque permitir.

Vamos começar por aí, com a ampla proposta de valor, e retroceder. O RTX 3070 Ti é cerca de 20% mais caro que seu irmão menor, de US $ 599. O 3070 original, para comparação, custava US $ 499. Em alguns territórios, o aumento de preço é ainda mais favorável - como no Reino Unido, onde o 3070 Ti custa £ 529 em comparação ao original £ 469, um aumento de cerca de 12%. Dito isso, vamos trabalhar com a precificação em dólar, que torna o Ti 3070 um bom, redondo 20% mais caro.

Eu percebo que todos esses preços são baseados nas placas Founders Edition da Nvidia em seu RRP, e também, claro, reconheço o estoque incrivelmente terrível e a situação de escalpelamento no momento. Eu sei que vai ser difícil encontrar cartões no RRP. No entanto, espero que a situação e os preços se normalizem e também que alguns de vocês sejam capazes de configurar alertas de estoque e ter sorte - portanto, baseio minhas conclusões aqui no preço pretendido, não em preços inflacionados.

O que você ganha com esse dinheiro extra? Se você colocar as folhas de especificações do par lado a lado, a diferença é relativamente sutil. Ambos têm 8 GB de memória, por exemplo, mas o Ti usa a memória GDDR6X de largura de banda maior, que é melhor. Há pequenas melhorias em coisas como o número de núcleos CUDA e tem um consumo de energia um pouco maior - mas, em geral, os dois estão intimamente relacionados, muito mais do que o 3080 e seu Ti. Com isso dito, este modesto solavanco se traduz em um impulso bastante decente nos jogos.

Podemos fazer testes individuais, mas em geral o RTX 3070 Ti retornou resultados muito consistentes, com praticamente todos os jogos que testamos rodando até 10% mais rápido do que no vanilla 3070.

Imagem

Shadow of the Tomb Raider é um teste básico em placas Nvidia, principalmente porque é um jogo extremamente adequado para a arquitetura de placas RTX. Sempre funciona bem. Em 4K, o 3070 Ti consegue retornar um punhado de quadros extras - cerca de 6% a mais. Se pularmos para Borderlands 3, vi ganhos mais significativos - 9 a 10% em média, mas às vezes até 13%. É uma história semelhante em vários outros jogos que usamos regularmente para fazer benchmarks.

Assassin's Creed Odyssey obtém uma melhoria de quase 10% em 4K, enquanto Battlefield 5 em 1440p obtém uma melhoria de 7%, mesmo quando está ativando todas as configurações de rastreamento de raio. Ficando com as vitrines de traçado de raio, Metro Exodus é um jogo que o 3070 não conseguia gerenciar 1440p e 60fps em - mas a variante Ti apenas passa desse ponto. Como eu disse, as melhorias na taxa de quadros variam de 5 a 10% em toda a linha.

Minha análise do 3070 original declarou que ele era "o 1440p" rei e, embora os resultados acima sejam em testes de 4K, cair para a resolução de 1440p também é onde o 3070 Ti se sente mais em casa. Isso é importante, já que 1440p ainda é uma resolução de jogos de PC muito mais popular do que 4K de acordo com a pesquisa de hardware do Steam - e combina bem com essa faixa de preço. Os ganhos são os mesmos - entre 5% e 10% dependendo do jogo - mas em 1440p, muitos jogos que lutam para raspar 60fps em 4K estão chegando a 120fps - o que significa que para os jogos atuais, pelo menos, o Ti 3070 é uma GPU válida de 120 Hz em sub-4K - embora em alguns jogos você possa ter que sacrificar alguns sinos e assobios gráficos para quebrar a linha.

Enfim, tudo isso quer dizer que para um aumento de preço de até 20%, você pode esperar um aumento de desempenho de até 10% em seus jogos. 10% não parece muito - e é por isso que a Nvidia está escolhendo comparar o Ti 3070 ao antigo 2070 SUPER em suas comparações oficiais - mas honestamente, acho que o valor aqui não é terrível. Para ser claro, ninguém deve ser estúpido o suficiente para atualizar de um Ti 3070 para um 3070 - mas se você estiver escolhendo entre os dois, é uma batalha acirrada com ambos merecendo consideração profunda.

Todos os fatores considerados, acho que o aumento do 3070 Ti de até 10% que vi nos testes é bastante razoável, especialmente considerando que o vanilla 3070 mais barato ainda está (teoricamente) disponível como uma opção. Eu ficaria muito menos impressionado se esse cartão fosse descontinuado em favor deste modelo mais caro - mas felizmente isso não aconteceu. O 3070 vence na batalha da relação preço-desempenho, mas o 3070 Ti é mais poderoso, oferecendo um pequeno passo entre o 3070 e o 3080 para aqueles com um pouco de dinheiro extra para gastar.

Imagem

Para voltar a referir-me novamente à minha análise vanilla 3070, eu descrevi aquela placa como uma besta de 1440p com uma forte cabeça 4K. Se você tem uma tela de 1440p, mas vê uma atualização de 4K no futuro, ou já está executando em 4K, mas não se preocupe em ajustar as configurações um pouco para alcançar o desempenho ideal, seria muito válido ir para o novo 3070 Ti em vez do 3070 regular. Afinal, ainda custa mais cem dólares do que a próxima etapa, o 3080 - mesmo que, quando você entrar na matemática granular, o 3080 tenha um valor melhor.

Essa é a linha de fundo, realmente. Esta é uma placa forte que oferece um aumento de desempenho decente por um preço decente - embora isso fosse muito mais atraente como um substituto para a vanilla 3070 pelo mesmo preço, como a Nvidia fez com as placas SUPER de última geração. Os outros recursos da marca RTX que têm sido uma bênção para a Nvidia estão naturalmente disponíveis nesta placa - os núcleos de rastreamento de raios dedicados usados ​​para iluminação em tempo real, DLSS que muitas vezes pode oferecer grandes benefícios de desempenho em jogos compatíveis e as várias suítes de criativos software Nvidia empurrou, o melhor do qual continua sendo o impecável Nvidia Broadcast. Todos estão disponíveis nesta placa, o que a torna idêntica a seus outros pares da família RTX - então é tudo uma questão de poder.

Bem - uma questão de poder, mas também, sem dúvida, uma questão de estoque e preço. Ambos são pontos críticos, maiores ou menores. Stock continua sendo o elefante na sala. A verdade tórrida da situação é que tudo isso é incrivelmente difícil de encontrar, e ainda mais no RRP anunciado. Se você tiver sorte, a 3070 Ti é uma placa excelente e digna de se ter - com potência suficiente para a maioria dos jogos de hoje que você estará à prova de futuro por alguns anos. O problema, como com os outros, agora é encontrar um.

Mas e se o estoque não fosse um problema? É aí que as coisas ficam um pouco mais complicadas. É justo dizer que o 3060 Ti e o 3080 em particular oferecem um valor muito melhor em termos de custo-benefício. Em termos gerais, recomendamos que você não divida a diferença. Se você quer o poder de fogo pesado, você quer o 3080 e deve salvar e acampar alertas de estoque para obter um. Se você deseja um preço acessível, o 3060 Ti continua sendo um cartão de valor surpreendentemente bom que vale a pena perseguir. Tanto o 3070 quanto seu slot Ti em uma posição intermediária interessante - e dos dois, o 3070 regular é definitivamente o melhor valor.

As atualizações de Ti da Nvidia geralmente vêm em duas formas: a versão ligeiramente melhor da placa com a qual compartilha seu nome, ou uma versão ligeiramente mais fraca da placa um suporte acima. Considere o 3080 Ti como um exemplo perfeito de um; apesar do nome, ele tem mais em comum e é mais parecido com um 3090 bebê do que com um 3080. O 3070 Ti não é isso - não é um 3080 bebê. É um RTX 3070 ligeiramente melhorado. É bom nesse trabalho. A pergunta que você precisa fazer é - vale a pena $ 100 extras? Você sabe o que ganha com isso agora - você decide.

Fonte: Vg247

Comentários

10 Jun, 2021 - 18:12

Comentários