Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Terror psicológico em Santa Catarina: conheça o jogo brasileiro Fobia



Com os finalistas na categoria de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival de 2021 definidos, conversamos com as dez desenvolvedoras por trás desses jogos pra você conhecer melhor o cenário brasileiro e se interar de todos os competidores antes da premiação.

O que um jogo de terror precisa ter para fazer o jogador sentir medo? No sétimo texto da nossa série, trazemos o terror brasileiro Fobia - St. Dinfna Hotel, desenvolvido pela Pulsatrix Studios. De Resident Evil a Bebe de Rosemary, os desenvolvedores contaram os bastidores do projeto.

ImagemFobia - St. Dinfna Hotel é um thriller psicológico desenvolvido pela Pulsatrix Studios


Entre o final de 2017 e começo de 2018, o dev Thiago Matheus pensou em um projeto de portfólio para desenvolver seus conhecimentos de game designer. Com problemas na parte de programação - Thiago é artista 3D de ofício - ele se juntou a Marco Majer e começou a desenvolver a versão inicial de Fobia. Pouco tempo depois, seu amigo Fabio Martins se juntou ao projeto e em cerca de seis meses o trio conseguiu montar um alfa do jogo.

"Um ou dois influencers curtiram e postaram no canal. Melhoramos aquele produto e fizemos um beta para levar na BGS 2018. A gente não esperava a quantidade de pessoas que fazia fila pra jogar. Nesse momento, a gente viu que tinha um produto que a galera estava curtindo. Daí que surgiu a Pulsatrix", contou Thiago em entrevista ao The Enemy.

Mas o que é o Fobia, afinal? O jogo te coloca na pele de Roberto, um jornalista em busca de uma grande reportagem, que decide investigar um dos lugares mais assombrados do Brasil, a cidade fictícia de Treze Trilhar, em Santa Catarina. Com a ajuda de uma viciada em questões sobrenaturais, Stephanie, o jornalista acaba no Hotel St. Dinfna, uma construção muito antiga que guarda segredos macabros e uma presença um tanto quanto sombria.

ImagemHistória de Fobia se passa na cidade fictícia de Treze Trilhas, em Santa Catarina


"A gente caracteriza o jogo como um thriller meio sci fi em primeira pessoa, com alguns toques de survival horror. Um thriller psicológico. A gente tenta sempre passar essa sensação de terror psicológico. Com bastante suspense, bastante exploração de ambientes, puzzles e enigmas e um pouco de combate também pra não ser tão monótono", descreveu Fabio durante nossa conversa. 

Depois de algumas versões iniciais e vários testes, Fobia possui uma demo disponível na Steam para que você possa sentir de fato toda essa descrição dos devs da Pulsatrix. Essa demonstração já mostra a ambientação claustrofóbica do Hotel e o clima sombrio da trama com muita exploração minuciosa, procura de itens e senhas para avançar na história e um sentimento de medo a cada curva dentro desse lugar assombrado.

"Inicialmente a gente tem dois tipos de referências: as de gameplay, jogos como Resident Evil, Fatal Frame, Outlast e assim por diante. E na parte de história, atmosfera, a gente se inspira bastante em filmes e séries, como Bebe de Rosemary, O Iluminado", contou Thiago. Segundo o parceiro Fabio, a série Dark também trouxe muito para o jogo, com a ambientação cheia de suspense e coisas escondidas.

E essas referências realmente ficam claras dentro da demo. De Bebe de Rosemary, por exemplo, a Pulsatrix traz um dos conceitos mais importantes do terror: não mostrar o que está nos ameaçando. Sem saber o que está no próximo corredor ou porta, o jogador precisa seguir cauteloso (eu já estava cheio de medo mesmo durante o trailer).

ImagemJogo tem mecânica de save semelhante a de Resident Evil, precisando coletar itens para poder salvar


Já na gameplay, o jogo bebe muito mesmo de Resident Evil, principalmente na administração de inventário, que é escasso e precisa ser muito bem priorizado durante a jogatina, além da investigação de cada cantinho das salas para encontrar itens e senhas necessárias para desenvolver os quebra-cabeças - além da mecânica de salvar o jogo com um item específico, nesse caso, o relógio de bolso. Fobia também acrescenta uma câmera fotográfica que acessa uma espécie de plano paralelo do Hotel, revelando itens e mensagens invisíveis, meio que uma junção entre Fatal Frame e The Medium.

"Como a gente lida com terror psicológico, o decorrer do jogo, quanto mais tempo você tiver lá dentro, imerso, você vai começar a sentir o que a gente quer. Até tem alguns jump scares, o susto por susto, mas não é isso que a gente quer no game", acrescentaram os desenvolvedores.

Vale ressaltar que a demonstração ainda não apresenta o combate de Fobia nem as armas que estarão no jogo. 



Sobre inspirações brasileiras dentro de Fobia, os devs não abriram muito o jogo, mas garantiram que tem um dedo ou mais de mitologia nacional na história. "Se falar muito especificamente talvez entregue algumas coisas. Assim como o jogo se passa em Santa Catarina, a gente buscou coisas folclóricas da região e tentou trazer um pouco pra realidade do jogo", garantiu Fabio.

Fobia tem lançamento previsto para PS4 e PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC via Steam. O jogo ainda não tem data de lançamento divulgada para "não criar expectativas", mas chegará às plataformas ao mesmo tempo. Já a versão para Nintendo Switch ainda não foi confirmada.

ImagemDemo do jogo apresenta uma garota fantasma que é capaz de absorver toda a luz do cenário


Nascida para o desenvolvimento de Fobia, a Pulsatrix Studios, hoje, acaba dependendo do sucesso do jogo para pensar em seu futuro. "Se não der certo não significa o fim, mas se der é um passo gigante para empresa se estabelecer melhor, pensar talvez num Fobia 2 ou uma IP nova, tentar subir um patamar. A gente quer fazer o melhor jogo possível, tentar um alcance global", concluíram os desenvolvedores.

O BIG Festival de 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio de maneira digital e gratuita para o público, que poderá testar os jogos, conversar com os desenvolvedores e assistir palestras. A premiação de Melhor Jogo: Brasil e demais categorias do evento será transmitida no dia 6, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Fonte: Theenemy

Comentários

29 Abr, 2021 - 19:35

Comentários