Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

9 experimentos curiosos que deram muito errado

Fizemos uma lista de nove experimentos científicos ou testes de produtos que tentavam provar alguma hipótese, mas não contavam com a reação adversa dos sujeitos da pesquisa ou dos consumidores. Os resultados foram, geralmente, desastrosos.

1. A criança e o macaco

Nesse experimento psicológico, feito no início dos anos 1930, o psicólogo comparativo Winthrop Kellogg e sua esposa Luella propunham criar seu filho Donald, então com dez meses de idade, junto com a chimpanzé Gua, de 7,5 meses.

Sem conseguir explicar a interação entre hereditariedade e meio ambiente, o casal interrompeu o projeto aos nove meses, quatro anos e três meses antes do planejado, quando Gua não conseguiu aprender a linguagem, embora Donald tivesse começado a imitar as vocalizações de sua irmã símia.

2. McBrócolis

Em 2014, um cientista da cozinha-teste do McDonald’s teve a "fantástica" ideia de criar uma goma de mascar com sabor de brócolis. Segundo o CEO da época, Don Thompson, a ideia era tornar o menu do restaurante mais saudável e popularizar o vegetal com as crianças. Logicamente, o único resultado obtido foram vômitos.

Imagem

Fonte: Getty Images

3. A noite da cerveja a dez centavos

Em 1974, os Cleveland Indians, equipe de beisebol da cidade do mesmo nome nos EUA, planejaram uma promoção para aumentar a frequência aos jogos: 12 copos de cerveja de 355 ml a US$ 0,10 cada, sem limite no número de compras durante o jogo.

A promoção, feita no dia 4 de junho de 1974, se tornou histórica: durante o jogo com os Texas Rangers, jogadores foram atingidos por cadeiras no gramado, torcedores nus invadiram o campo e os dois times foram obrigados a se refugiar em seus vestiários. A promoção foi mantida, porém limitada a dois copos por pessoa.

4. O experimento da prisão de Stanford

O experimento da prisão de Stanford, realizado em 1971 pelo professor Philip Zimbardo, visava investigar o comportamento humano, e pagou US$ 15 a 24 jovens para ficarem confinados em uma prisão simulada, na qual parte deles foi designada como "guardas" e o restante como "prisioneiros" que foram inclusive acorrentados no tornozelo direito.

Após um motim já no segundo dia, os conflitos foram tão violentos que o experimento teve que ser interrompido no sexto dia, oito antes do previsto, após um observador externo ficar estarrecido com os eventos perturbadores e acionar um alarme. Posteriormente, Zimbardo foi acusado de fomentar a crueldade.

Imagem

Fonte: Stanford Prison Experiment/Divulgação

5. O peso da alma

Duncan MacDougall foi um médico psiquiatra de Massachusetts, nos EUA, que conduziu em 1901 um experimento para comprovar a existência da alma. A experiência consistia em pesar pessoas antes e depois da morte, e também cães. Ele apurou uma diferença de 21 gramas nos humanos e nenhuma diferença nos animais, o que o levou a teorizar que os bichos não tinham alma.

No entanto, o tamanho reduzido da amostra e os métodos imprecisos de medição fizeram com que outros cientistas rejeitassem a validade da experiência.

6. Projeto Biosfera 2

Biosfera 2 foi um projeto realizado entre 1991 e 1993, no deserto do Arizona, onde uma estrutura com 1,27 hectare foi construída para recriação de um bioma natural dentro donlaboratório de pesquisas. Oito cientistas ficaram responsáveis por administrar o complexo e cuidar de si mesmos.

O projeto foi um fracasso: uma proliferação de microrganismos aumentou o consumo de oxigênio, as plantações foram atacadas por pragas, as espécies polinizadoras morreram e, ao final, das 25 espécies originalmente introduzidas no projeto, só seis sobreviveram, o que incluiu um "exército" de baratas.

7. O novo sabor da Coca-Cola

Imagem

Fonte: Charles Kelly/AP Photo/Reprodução

23 de abril de 1985 ficou registrado na história como a data do experimento mais desastroso do marketing: naquele dia, a Coca-Cola Company lançou uma nova versão do seu refrigerante mais famoso do mundo. A New Coke seria uma nova proposta de sabor teoricamente perfeita. Na prática, no entanto, ela foi rejeitada pelos consumidores, e o antigo sabor voltou, como Coca-Cola Classic.

8. O paraquedas vestível

No inicio dos anos 1900, o inventor Franz Reichelt fabricou um paraquedas vestível com 30 metros quadrados. Após diversos testes fracassados com manequins, ele subiu até a Torre Eiffel dizendo que os edifícios anteriormente usados não eram suficientemente altos. Em vez de vestir o paraquedas em um manequim, ele o vestiu e pulou. O paraquedas não abriu.

9. Criando um terrorista

Um experimento realizado em Harvard, nos EUA, na virada da década de 1950 para 1960, submeteu 22 estudantes de graduação a "ataques arrebatadoramente pessoais e abusivos" para estudar reação ao estresse, no chamado Projeto MKULTRA, patrocinado pela CIA e coordenado pelo psicólogo Henry A. Murray.

Entre os estudantes testados estava o jovem prodígio Ted Kaczynski que, anos mais tarde, se transformou no assassino Unabomber.

Fonte: Megacurioso

Comentários

13 Abr, 2021 - 13:21

Comentários