Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

6 filmes de terror adaptados de lendas urbanas assustadoras que vão te deixar sem dormir

Lendas urbanas fazem parte o imaginário popular e muitos filmes de terror se inspiraram nessas histórias sinistras.

Muitos filmes de terror atuais surgem de creepypastas – conjunto de lendas urbanas que foram disseminadas pela internet –, como Slender Man - Pesadelo Sem Rosto. Porém, diversos filmes surgiram antes mesmo da popularização da internet e redes sociais e adaptaram clássicas lendas urbanas populares.

As lendas urbanas foram a iniciação no terror para muitos de nós, que crescemos ouvindo histórias sobre assassinos ou ameaças sobrenaturais que supostamente perseguiam nossa região, escondido no escuro, esperando para nos pegar e ficaram no nosso imaginário.

Por isso, separamos alguns filmes de terror adaptados de lendas urbanas assustadoras.

Lenda Urbana

Imagem


Lenda Urbana, um dos primeiros filmes estrelados por Jared Leto, é um dos pioneiros em adaptar lendas urbanas para o cinema. Ele se baseia em mais de uma especificamente, com várias referências a muitas lendas urbanas.

Alicia Witt e Jared Leto são os protagonistas de um grupo de alunos fascinados por este tipo de história, descobrindo que um deles é brutalmente assassinado. E quando os desaparecimentos começam a atingir o campus, um estudante especula que várias lendas estão de fato ligadas umas às outras.

Lançado em 1999, um dos melhores exemplos de lendas urbanas que ele mostra é a do assassino que espreita suas vítimas no banco de trás do carro. Nós já vimos essa história diversas vezes na nossa vida. Inclusive, o terceiro filme da franquia, Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary, aborda a história de Bloody Mary, que é um espírito bastante conhecido na era digital.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado

Imagem


Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é um querido filme adolescente de terror dos anos 90, que pegou embalo no sucesso de Pânico, inclusive, o roteirista dele é Kevin Williamson, o mesmo autor dos roteiros dos dois primeiros filmes sobre o Ghostface.

Na noite do Dia Nacional, Julie (Jennifer Love Hewitt), Helen (Sarah Michelle Gellar), Ray (Freddie Prinze Jr.) e Barry (Ryan Phillippe) acidentalmente atropelam um estranho e decidem fazer o corpo desaparecer. Eles juram não contar a ninguém, mas no verão seguinte cada um dos quatro amigos enfrenta acontecimentos terríveis. Eles têm que enfrentar os fatos: alguém sabe o que eles fizeram e parece determinado a fazê-los pagar por isso.

Os adolescentes são perseguidos por um homem cruel armado com um anzol, que é inspirado na lenda urbana do Homem Gancho, um personagem que data pelo menos dos anos 1950, um assassino tipo pirata com um braço terminando em um gancho. A história mais popular é a de um jovem casal se beijando em um carro que, ao saber que um louco armado com um anzol está fugindo, a jovem pede para ser trazida para casa o mais rápido possível. O marido faz isso e quando sai do carro para abrir a porta para a jovem, fica surpreso ao ver que um gancho está pendurado na maçaneta da porta.

O Mistério de Candyman

Imagem


O Mistério de Candyman, que vai ganhar um reboot produzido por Jordan Peele chamado A Lenda de Candyman, é um clássico cult de terror dos anos 90. Ele se baseia não em uma, mas em duas lendas muito conhecidas.

Fascinada pela história do espiríto Candyman (Tony Todd), Helen Lyle (Virginia Madsen) decide escrever uma tese sobre ele. A fim de provar que o "ser" não existe, Lyle vai até o local onde ocorreu um bárbaro assassinato e o invoca, chamando seu nome cinco vezes. Quando Candyman aparece, ele inicia uma série de mortes que recairrá sobre Helen, já que a polícia não acredita em entidades.

Candyman é parte ritual macabro e parte assassino em série, que é inspirado na lenda do Homem Gancho, afinal, ele também tem uma mão formada por gancho e caça suas vítimas, mas também é baseado no popular Bicho-papão (Boogeyman), já que sua presença é convocada ao repetir seu nome cinco vezes olhando para um espelho. O Mistério de Candyman se destaca por incorporar e transformar elementos de lenda urbana, graças a seu interesse e preocupação sobre o poder de um mito moderno.

A Última Profecia

Imagem


Em A Última Profecia, John Klein (Richard Gere) é um respeitado jornalista que procura a casa dos sonhos com sua esposa, Mary (Debra Messing), mas acabam se envolvendo num acidente de carro. Sua esposa acaba falecendo logo após ver uma figura estranha em forma de mariposa. Ao investigar as causas de sua morte, Klein descobre que em Pleasant Point, outras pessoas também morreram nas mesmas condições. Pior ainda, isso pode esconder uma criatura capaz de orquestrar assassinatos em massa!

Em West Virginia, em 1966, dois casais dizem que viram uma criatura de tamanho humano semelhante a um pássaro perseguindo seu carro. Nos dias seguintes, várias pessoas dizem ter visto a mesma coisa. Em 1970, o autor e ufólogo Gray Barker cita a criatura como Mothman (Homem Mariposa) e a culpa pela queda da ponte Silver Bridge em Point Pleasant, uma cidade perto da qual os casais teriam visto este estranho animal. Ao dar-lhe poderes sobrenaturais, ele inspira John Keel, investigador do caso dos anos 60, que valida a teoria de Barker e o fato de que a besta é mágica. Ele intitulou seu livro The Mothman Prophecies, que anos depois, viraria o filme A Última Profecia. Lenda bizarrão, não e mesmo?

Floresta Maldita

Imagem


Floresta Maldita, de 2016, acompanha Sara (Natalie Dormer), que está preocupada com o seu desaparecimento misterioso de sua irmã gêmea. O maior receio dela é que a irmã tenha ido para a floresta de Aokigahara, no Japão, mais conhecida como a floresta dos suicidas. Apesar de todos a alertarem para não ir, ela entra na floresta, repleta de horrores inexplicáveis, determinada a descobrir a verdade sobre o destino de sua irmã.

Localizada nas encostas do Monte Fuji, no Japão, a floresta de Aokigahara sempre foi famosa por abrigar os fantasmas dos mortos, segundo as lendas urbanas. Elas dão conta que o lugar, conhecida como "floresta do suicídio", atrai as pessoas ao suicídio, graças ao número elevado de casos que acontecem no lugal anualmente, tanto que conta com placas indicando associação de prevenção ao suicídio.

O Pesadelo

Imagem


O Pesadelo mostra Tim Jensen (Barry Watson), que cresceu em uma casa aparentemente mal-assombrada, o que fez com que crescesse cheio de traumas de sua infância. Em uma tentativa de eliminá-los de uma vez por todas, ele aceita retornar à casa onde cresceu para saber se os seres que tanto o atormentaram no passado são verdadeiros ou apenas fruto de sua imaginação.

Já falamos sobre o Bicho-papão, e O Pesadelo traz uma narrativa totalmente insirada nessa lenda urbana. Essa criatira assume formas inesperadas de acordo com as histórias, mas ainda tem um único objetivo: punir crianças. A partir disso, o cinema criou diversos filmes de terror slashers, protagonizados por personagens assassinos com esse estilo, como Michael Myers, Freddy Krueger e Jason.

Fonte: Adorocinema

Comentários

28 Fev, 2021 - 09:34

Comentários