Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Falha no Windows 10 pode corromper drive NTFS com uma simples linha de código

Uma falha crítica do Windows 10 pode corromper seu sistema de arquivos num HDD ou SSD que tenham sido formatados no padrão NTFS - ou seja, o mais usado da atualidade. Executando uma simples linha de código, o sistema se corrompe até o Windows precisar reiniciar para fazer um reparo dos arquivos, o que pode causar a perda de dados importantes.

Segundo o pesquisador que encontrou a falha, ela deve existir desde a build 1803 do Windows 10, ou seja, o problema teria sido introduzido no update de abril de 2018, indo para quase três anos presente no sistema. O maior risco que o código representa é que ele pode ser facilmente ocultado num arquivo ZIP ou num atalho para pegar alguém desprevenido.

Segundo o Security Newspaper, o problema também pode ser engatilhado se você tentar acessar o atributo "$i30" num sistema NTFS de determinada maneira. Programadores e técnicos poderiam usar esse acesso para encontrar arquivos e pastas deletados, o que pode ser útil na recuperação de dados ou em análises forenses (criminais). 

Imagem

Não se sabe porque o acesso a esse atributo causa a falha crítica e dano ao drive. Depois que o código é executado, o Windows mostra uma mensagem avisando que o arquivo ou diretório está corrompido e não pode ser lido. Vão aparecer várias notificações de erro pedindo para reiniciar e, ao fazer isso, o Windows usa o programa de análise de disco para tentar corrigir o problema. Mas depois disso o sistema não consegue mais logar, indicando corrupção no drive.

A Microsoft prometeu uma solução para o problema tão logo quanto possível. É importante reiterar que, apesar de existir há um bom tempo, a falha foi descoberta e divulgada de maneira oficial mais ou menos recentemente, então a partir daqui não deve demorar tanto para aparecer uma solução no Windows. Infelizmente não há ainda informações de como mitigar o problema enquanto esperamos um patch.

Fonte: Security Newspaper

Fonte: Adrenaline

Comentários

18 Jan, 2021 - 15:48

Comentários