Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Xbox Series X|S é capaz de rodar jogos de PS2 via emulador

O Xbox Series X|S, tal qual o Xbox One antes dele, conta com uma funcionalidade curiosa: o Dev Mode, que essencialmente é capaz de transformar a versão comercial dos consoles da Microsoft em kits de desenvolvimento próprios.

A funcionalidade, que pode ser baixada pela própria Microsoft Store do console, foi feita para facilitar a vida de desenvolvedores que não tenham acesso ou disponibilidade para um devkit. Mas, por poder ser baixado por qualquer pessoa, usuários comuns têm descoberto utilidades bem diferentes para a plataforma.

Como, por exemplo, rodar jogos de PlayStation 2 via emulação.

Por meio do Dev Mode, usuários podem instalar um aplicativo conhecido como RetroArch, que é uma interface capaz de rodar diversos sistemas de motores gráficos, reprodutores de vídeo e - sim -, emuladores.

Logo na época do lançamento foi possível constatar que os novos Xbox eram excelentes máquinas de emulação, podendo rodar jogos de Nintendo GameCube entre outras plataformas retrô.

E agora, ao menos em fase inicial, o RetroArch é capaz de rodar jogos do PS2 no Xbox Series X|S via PCSX2, como notado pelo canal de YouTube Modern Vintage Games.

Por estar em fase inicial, o emulador para Xbox ainda é limitado, com limite para 2 GB e problemas de performance dependendo do jogo, mas como é possível ver no vídeo, títulos como God of War, Shadow of the Colossus e Metal Gear Solid 2 rodam de forma funcional no Xbox Series S.

Apesar de não ser uma forma oficial ou com suporte direto da Microsoft, o fato de que é possível rodar jogos de PlayStation 2 em um Xbox de nova geração é no mínimo curioso, já que mesmo o novo console da Sony, o PS5, só tem retrocompatibilidade com o PS4, e não é capaz de reproduzir jogos de PSOne, PS2 e PS3.

Fonte: Theenemy

Comentários

01 Dez, 2020 - 14:24

Comentários