Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Todos os filmes do Batman, do pior ao melhor

Um herói extremamente importante para as histórias em quadrinhos, o Batman é uma das figuras mais interessantes da DC Comics, conhecido por suas aventuras sombrias e por sua ampla galeria de vilões, que conta com grandes figuras assustadoras.

E com essa riqueza de mitologias e histórias, não é surpresa que o Cavaleiro das Trevas tenha sido o herói mais adaptado para os cinemas, com várias produções muito influentes e importantes (e outras bem vergonhosas). Por isso, listamos aqui todos os filmes do Batman, do pior ao melhor!

Para esta lista, estamos excluindo filmes de equipes onde o Batman não é o foco da história, assim como produções lançadas direto para TV e para DVD. Por isso, não espere ver os longas animados da DC Comics e nem filmes como Liga da Justiça.

Batman & Robin (1997)

Imagem

Até hoje motivo de piada entre os fãs do Homem-Morcego, Batman & Robin foi a segunda empreitada na saga do Cavaleiro das Trevas comandada por Joel Schumacher. O filme é conhecido por seu tom carnavalesco, com muito brilho, cores e diálogos toscos, que envelheceram mal.

O filme foi tão criticado que, até hoje, o ator George Clooney pede desculpas pela sua interpretação como o Cruzado Encapuzado. É um filme bem tumultuado, com personagens demais e vilões bem bizarros - o Senhor Frio de Arnold Schwarzenegger que o diga.

Batman Eternamente (1995)

Imagem

Se Batman & Robin é uma catástrofe completa, daquelas que dá a volta e de tão ruim fica boa, seu antecessor, isto é, Batman Eternamente, já tinha vindo para nos dar um gostinho de como ficaria a saga nas mãos de Joel Schumacher.

O filme não é bom - e isso é mais culpa da Warner, que desejava um longa mais comercial para vender bonecos -, mas ainda conta com performances marcantes. Um belo exemplo disso é o Charada interpretado por Jim Carrey, que até hoje é marcado na memória dos fãs.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Imagem

Quando foi anunciado, Batman vs Superman: A Origem da Justiça levou os fãs à loucura, apenas pela ideia de ver o Cavaleiro das Trevas inserido em um universo maior habitado por outros heróis. O resultado final, no entanto, deixou muito a desejar.

Por mais que uma parcela dos fãs ache o filme "grande demais para mentes pequenas", a verdade é que o longa de Zack Snyder sofre com uma trama abarrotada, além de personagens mal desenvolvidos e excessivamente sombrios. Ao menos, o Batman de Ben Affleck é bom...

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Imagem

Lançado em 2012, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é visto por muitos fãs como o pior da trilogia, sendo uma obra bem controversa. Por mais que o filme nos apresente uma conclusão satisfatória para a jornada do herói, o percurso até lá é bem tumultuado.

O filme sofre com a megalomania de Christopher Nolan e algumas reviravoltas sem sentido, especialmente a que envolve Bane. É um filme até interessante em sua proposta, e por apresentar alguns aliados do herói, mas que tem algumas falhas grandes em sua execução.

Batman (1989)

Imagem

Antes de Batman & Robin e Eternamente, a franquia do Cavaleiro das Trevas tinha começado em grande estilo, sob o comando de Tim Burton - que, na época, ainda era um diretor prestigiado e respeitado. O primeiro filme do herói, lançado em 1989, é um longa excepcional.

Além de ter resistido bem ao teste do tempo, Batman consegue recriar o clima gótico e sombrio da Gotham City das HQs sem perder o tom cartunesco e mais fantasioso. Além disso, temos que mencionar o Coringa de Jack Nicholson, um vilão extremamente marcante.

Batman Begins (2005)

Imagem

Após o fracasso crítico e comercial de Batman & Robin, a Warner Bros demorou um bom tempo até dar uma nova chance para o herói nos cinemas. E a espera valeu a pena, já que tivemos Batman Begins, o começo de uma trilogia inovadora para as adaptações de super-heróis.

O filme, dirigido por Christopher Nolan, traz um herói bem diferente do que estamos acostumados, em uma roupagem contemporânea e mais realista, enquanto precisa lidar com suas novas responsabilidades. É um excelente filme de origem para o Cavaleiro das Trevas.

LEGO Batman: O Filme (2017)

Imagem

Quem disse que o Batman não pode ser engraçado e bem divertido? Qualquer argumento em relação a isso cai por terra com LEGO Batman: O Filme, o longa ambientado no universo da franquia LEGO, que se propõe a fazer uma desconstrução com o herói e com suas histórias.

O filme subverte muitas ideias e elementos das HQs, como por exemplo a solidão do Batman e sua relação paterna com o Robin, além de mostrar os vilões do personagem de uma forma muito engraçada e inovadora. É um ótimo filme para apresentar uma versão mais light do herói.

Batman: O Retorno (1992)

Imagem

Lançado três anos após o original, Batman: O Retorno é uma daquelas continuações que eleva ainda mais o nível do original, trazendo excelentes ideias para a franquia e nos apresentando vilões clássicos do herói em versões perfeitas, como é o caso do Pinguim e da Mulher-Gato.

O filme eleva o clima gótico à décima potência, recriando a atmosfera sinistra e mostrando Gotham refém do medo e do crime. Isso, por si só, já torna o filme espetacular, mas a história e a forma como Bruce Wayne é testado no filme torna tudo ainda melhor.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Imagem

Lançado há mais de uma década, Batman: O Cavaleiro das Trevas continua sendo, até o presente momento, o maior filme do herói nos cinemas. Dando continuidade à visão sombria e realista de Christopher Nolan, o filme é um verdadeiro primor de qualidade e narrativa.

Tudo isso porque a obra se propõe a criar um thriller político e psicológico com o herói e seus personagens, o que só fica melhor com a adição brilhante do Coringa e do Duas-Caras, dois vilões que ganham adaptações definitivas e que se tornam contrapontos do Batman.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

30 Nov, 2020 - 13:28

Comentários