Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Phil Spencer relembra como evitou o encerramento da Xbox em 2014

Phil Spencer voltou a falar de como entrou para a divisão Xbox da Microsoft e se tornou no seu principal responsável, algo que envolveu convencer a Microsoft a não abandonar a indústria dos videogames.

Spencer já tinha contado como teve de convencer Satya Nadella a manter a divisão Xbox, mas numa recente entrevista com o Shacknews, voltou a relembrar o estado da divisão Xbox em 2013 e como teve de lutar para dar a volta por cima.

Questionado sobre o que aconteceu à equipe Xbox em 2013, quando Don Mattrick anuncia o Xbox One poucos meses depois sai da Microsoft, meros meses antes do lançamento da Xbox One, Spencer falou numa equipe fragmentada.

"O que aconteceu foi que quando o Don saiu, a equipe Xbox ficou, bem, ficou distribuída pela companhia no que diria que não era uma forma viável para a Xbox. Isto foi antes do lançamento da Xbox One. O Don saiu em Junho, penso eu, mesmo após a E3 desse ano. O lançamento era em Novembro. Tínhamos meses pela frente até ao lançamento do console sem um líder, Marc Whitten, que era a minha espécie de cogestor, ele liderava a equipe da plataforma. Eu era responsável pelos estúdios internos, o Mac acabou por ir para a divisão Windows. Eu liderei os jogos internos noutra parte da companhia."

Spencer diz que a equipe Xbox estava partida em 3 partes e com o difícil objetivo de lançar um console, em condições que não eram as ideais. "Conseguimos e lançamos a Xbox One na sua maioria a tempo. Diria que algumas partes da plataforma não estavam totalmente terminadas no lançamento, mas elogios para a equipe por terem feito o que podiam."




Em Fevereiro de 2014, Satya Nadella tornou-se CEO da Microsoft e foi neste momento que Phil Spencer foi chamado para convencer o responsável máximo pela Microsoft a manter viva a divisão Xbox.

"Satya se tornou CEO em Fevereiro. A questão passa a ser, seguimos em frente com a Xbox? Vendemos muito menos do que a PlayStation naquela altura do mercado. Continuamos investidos nisto? Ou tomamos uma decisão diferente?"


Segundo Spencer, a conversa contou com uma apresentação sua, na qual lutou pela sobrevivência da Xbox e mostrou como os videogames se poderiam tornar numa parte muito importante da Microsoft.

"Ele não percebia muito bem ainda, não em termos de inteligência, ele simplesmente não esteve perto disto. Mas estava disposta a apostar em nós enquanto equipe. Eu disse, 'A coisa que preciso, se vou assumir a liderança deste grupo, preciso o reunir. Não posso ter a minha equipe de hardware aqui e a equipe da plataforma ali e a equipe first-party lá."


Nadella concordou e voltou a juntar a equipe Xbox, mas Spencer acredita que ficou na liderança apenas porque os outros líderes tinham ido embora e ele foi a única pessoa a que defendeu a marca.

Fonte: Eurogamer

Comentários

10 Nov, 2020 - 17:01

Comentários