Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Amazon Luna: confira as especificações do novo concorrente do Google Stadia

O Amazon Luna foi apresentado ontem como um concorrente de peso para o Google Stadia no mundo das plataformas de games em nuvem, que dispensam a compra de um caro console físico e optam por uma mensalidade e compras internas de jogos.

Uma das primeiras vantagens é que esse tipo de streaming funciona em qualquer dispositivo: desde um celular até um computador, por mais básicos que sejam, basta conectar um controle e jogar, não é preciso sequer baixar o jogo! Entretanto, um detalhe importante não foi revelado pela Amazon: as especificações dos servidores que processarão esses games e hoje já temos algumas informações a respeito.

Segundo informações reveladas ao The Verge, os servidores do Amazon Luna utilizam sistema Windows, o que permite aos desenvolvedores migrar seus jogos facilmente para que estejam disponíveis aos assinantes do serviço o mais rápido possível integrando lojas como a Uplay, da Ubisoft, ao Luna.

Imagem

Os servidores utilizados, segundo a Amazon, são uma versão padrão EC2 G4 da empresa com CPUs Cascade Lake da Intel e GPUs são T4 da NVIDIA com arquitetura Turing, a mesma utilizada nas placas RTX 2080 e RTX 2080 Ti da geração passada. Se você se interessa por números, cada uma delas fornece 8,1 teraflops com raytracing DirectX da Microsoft.

Na prática isso significa que o serviço deve suportar resoluções de pelo menos 1080p, embora a Amazon diga que o suporte a 4K está chegando, pode ser necessário uma atualização nesse hardware para que tudo funcione sem problemas em jogos com gráficos mais elaborados.

O hardware da concorrência

Imagem

Falando do Stadia, do Google, ele utiliza um processador X86 personalizado e uma GPU da AMD que atinge até 10,7 teraflops em um sistema totalmente diferente: o Linux.

Já o Xbox preferiu utilizar uma GPU mais simples com apenas 1,4 teraflops em seus servidores, visto que a maior parte do processamento é feita pelo console, o sistema é o Xbox OS que é uma versão persona em 2021.

Por fim vale dlizada do Windows para os seus videogames, entretanto a empresa já prometeu uma atualização no hardware dos servidores para o do Xbox Series Xizer que embora a Amazon tenha um hardware inferior se comparado aos concorrentes, ela ganha em compatibilidade e quantidade de jogos em relação ao Stadia, que possuí somente 90 contra mais de 100 para o Luna que foi apresentado ontem. No topo fica o GeForce Now, com mais de 800 títulos, enquanto o xCloud da Microsoft tem mais de 150 jogos.

Atualmente no Brasil a Amazon oferece apenas o plano Prime, um combo com acesso ao Prime Music, Prime Video, Prime Gaming com Twitch, Prime Reading com livros e revistas e também acesso a frete grátis em produtos selecionados na loja online. Saiba mais sobre o Amazon Prime aqui.

Fonte: Tudocelular

Comentários

25 Set, 2020 - 13:50

Comentários