Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Diretora de Matrix confirma que filmes possuem alegoria sobre transexualidade

A codiretora de Matrix, Lilly Wachowski, falou sobre como a franquia estrelada por Keanu Reeves foi pensada para ser uma alegoria da experiência trans. Desde que Lilly e sua irmã Lana se revelaram mulheres trans na década passada, essas teorias passaram a ser levantadas, e agora, a própria cineasta confirma.

Em Matrix, há elementos narrativos que corroboram essa teoria, como por exemplo, Neo rejeitando o próprio nome imposto a ele e a personagem Switch originalmente tendo gêneros diferentes dentro e fora da matrix.

Em entrevista para divulgar o documentário Revelação, da Netflix, Wachoswki falou sobre o assunto:

"Estou feliz que isso tenha sido descoberto, já que essa era a intenção original. O mundo não estava pronto, a nível corporativo… o mundo corporativo não estava pronto para isso na época. Quando você faz filmes é como fazer uma arte pública. Eu acho que qualquer tipo de arte que você coloca no universo, há um processo de desistência dela porque aquilo vira um debate público. Gosto que haja um processo de evolução e que nós, como seres humanos, se envolvam nela de forma não linear. Gosto que podemos sempre falar sobre algo de novas maneiras e de uma nova perspectiva."


A cineasta ainda falou sobre como Matrix ajudou muitas pessoas no período em que elas estavam encontrando suas identidades como transexuais:

"Estou realmente feliz que as pessoas estão falando sobre os filmes Matrix enquanto narrativa trans. Adoro como esses filmes são significativos para pessoas trans. A maneira como eles vêm até mim e dizem: ‘Esses filmes salvaram minha vida’, porque quando você fala sobre transformação, especificamente no mundo da ficção científica, é apenas sobre imaginação e construção de mundo. É a ideia do aparentemente impossível se tornar possível. Acho que é por isso que fala tanto com eles. E eu sou grata por ajudar jogando uma corda para puxá-los ao longo de suas jornadas."


Matrix foi uma trilogia de ficção científica iniciada no final dos anos 90, que agora aguarda o lançamento de mais um filme, dessa vez comandado apenas por umas das Irmãs Wachoswki, Lana.

Matrix 4 está atualmente programado para estrear em abril de 2022.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

06 Ago, 2020 - 14:44

Comentários