Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Twitch: Plataforma está um caos por um motivo já conhecido por muitos YouTubers

Receber notificações por queixas sobre copyright não é exatamente novidade para streamers do YouTube, mas o terror começou a chegar ontem também aos usuários da Twitch, a plataforma famosa de transmissão de jogos. Recentemente, uma série de influenciadores começaram a receber notificações de quebra de direitos autorais na plataforma por conta de conteúdos de clipes antigos de suas transmissões.

De acordo com a Twitch, os pedidos de retirada de conteúdo são feitos com base no Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei norte-americana que regula a distribuição de conteúdos de direitos autorais em plataformas digitais. De forma simplificada, os influenciadores estão sendo notificados por quebra de direitos autorais relativos ao uso de músicas de fundo sem terem permissão para tal.

No entanto, as mensagens de violação de direitos autorais são focadas em conteúdos veiculados entre 2017 e 2019. Segundo a plataforma, o motivo que levou a essas notificações serem feitas somente agora permanecem ainda sem explicação, e que está trabalhando em ferramentas para "oferecer mais controle" sobre clipes aos criadores. A fim de acalmar a preocupação dos criadores de conteúdo, um anúncio em sua oficial no Twitter foi feito nesta segunda (8) para alertar seus usuários:

"Nesta semana, recebemos um grande número de pedidos de remoção de conteúdo que possuíam conteúdo musical entre 2017 e 2019. Se você não tiver certeza sobre possuir ou não os direitos de um áudio presente em suas transmissões passadas, aconselhamos a remoção dos clipes. Sabemos que muitos de vocês possuem grandes arquivos, e estamos trabalhando para tornar tudo mais fácil. Esta é a primeira vez que recebemos reclamações de DMCA em massa."


Twitch não possui ferramentas necessárias para remoção de clipes em massa

Imagem

Muitos usuários costumam transmitir seus vídeos na plataforma com músicas de fundo, o que torna uma dor de cabeça ainda maior graças à tonelada de conteúdo que precisará ser excluído. O Twitch ainda não tem as ferramentas para permitir que os criadores excluam clipes em massa; e muito menos uma ferramenta que vasculhe quais podem ou não conter conteúdo que viola os direitos autorais.

Para exemplo de um caso, através do Twitter a streamer "fuslie" afirmou que recebeu dois avisos de violação de direitos autorais neste domingo (07); e foi avisada de que se mais uma violação fosse encontrada, sua conta seria suspensa. Ainda segundo fuslie, múltiplos funcionários da Twitch a teriam informado que a melhor opção seria deletar todos seus clipes – que a streamer afirma serem mais de 100 mil. Além disso, a ferramenta da própria Twitch não estaria carregando todos os clipes antigos.




"Recebi dois avisos de violação de direitos autorais em meu canal (ambos de clipes com mais de um ano) na semana passada. Me disseram que, se encontrarem mais uma violação nos meus clipes, minha conta do Twitch será permanente banida"


A maior complicação para streamers agora é que, caso seu canal receba três reivindicações de direitos autorais, ele corre o risco de ser retirado permanentemente do ar. Assim, de agora em diante, você não pode mais jogar ouvindo Spotify ou outros serviços similares; Dessa forma, você só pode streamar músicas se possuir todos os direitos dela, com composições próprias ou músicas que foram licenciadas diretamente para você.

Por fim, você concorda com as regras da DMCA? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Comboinfinito

Comentários

09 Jun, 2020 - 16:52

1713 Views

Comentários