Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Vazou as primeiras imagens e supostas especificações da Nvidia RTX 3080

As primeiras imagens da próxima placa gráfica RTX 3080 da NVIDIA vazaram (via ChipHell via Videocardz ). A empresa planeja lançar sua nova linha de placas gráficas até o final de 2020, então poderemos ver as novas placas na conferência virtual da Computex no final deste ano ou por volta dessa época. Curiosamente, uma imagem vazada é da linha de montagem, curiosamente também foi o primeiro item a vazar da série RTX 2000.



Aqui estão algumas considerações importantes de design da nova placa de vídeo NVIDIA RTX 3080:

  1. Os fãs são bidirecionais. Um cooler tem uma entrada aberta na parte inferior, enquanto o outro tem uma entrada aberta na parte superior. Embora seja difícil julgar a direção exata de cada cooler, é possivel que o de baixo é um ventilador de pressão estática, enquanto o de cima lança ar na tentativa de manter o ar fluindo pelas aletas.
  2. O dissipador de calor é curvo. Este é um projeto muito interessante, porque normalmente atrapalha o fluxo de ar, mas a NVIDIA parece estar tentando uma configuração completa que depende de diferenciais de pressão para manter o ar fluindo e pode fazer maravilhas com essa filosofia de design.
  3. O PCB apresenta formas irregulares e termina quando toca no dissipador de calor. Na imagem abaixo, apenas a parte plástica cinza da RTX 3080 abriga a placa de circuito impresso, a seção do cooler não. Isso confirma os rumores anteriores que indicaram um PCB pequeno e de formato irregular para as próximas GPUs Ampere da NVIDIA.
  4. Esta é quase certamente uma GPU da Founder's Edition (se a NVIDIA ainda quiser chamar isso assim). Um projeto como esse seria incrivelmente difícil de produzir os AIBs quase certamente prefeririam usar seus designs tradicionais de Heatpipe e cooler triplo, se a NVIDIA permitir. A menos que vejamos alguma forma de embalagem com a NVIDIA fornecendo essas peças (não vai acontecer), o que você está vendo é quase certamente uma Founder's Edition executada em quantidade limitada.
  5. Segundo rumores, o RTX 3080 será enviado com uma GPU GA104 e substituirá o RTX 2080 existente por 48 SMs (3072 núcleos CUDA). Isso é um pouco mais do que o RTX 2080 em 46 SMs. Juntamente com uma taxa de transferência de desempenho mais alta e núcleos RTX aprimorados, você está olhando para um aumento significativo de desempenho se isso for verdade - na verdade, estima-se que ela tenha um desempenho ligeiramente menor do que o carro-chefe da geração atual RTX 2080 Ti. A GPU RTX 3080 será acoplada a 8 GB / 16 GB de vRAM e uma largura de barramento de 256 bits.


A NIVIDIA RTX 3080 Pode ser enviada com núcleos CU 102-200 e 4352 CUDA alcançando facilmente os 15 TFLOPs de potência gráfica

As especificações da série RTX da NVIDIA parecem estar bastante nebulosas em tudo, desde o GA104 ao GA102, este ultimo sendo um possível suspeito para essa iteração específica. Um dos vazadores mais confiáveis ​​(desta série) publicou que acredita que a RTX 3080 será realmente fornecida com um núcleo GA102-200 que possui 4352 núcleos CUDA e 10 GB de vRAM. Embora o vazamento seja muito confiável, certamente veremos essa GPU GA102-200 de uma forma ou de outra.

Finalmente estamos entrando no momento crítico antes do lançamento da próxima geração das GPUs RTX da NVIDIA. O vazador em questão, o Kopite7kimi, está á frente, com praticamente todos os vazamentos de NVIDIA Ampere e, embora tenha certeza de que veremos essa GPU com um nome ou outro (RTX 3080 SUPER / Ti, por exemplo), ele não esta 100% seguro da nomenclatura ainda. Independentemente disso, é claro que a NVIDIA está se preparando para lançar algumas placas gráficas extremamente poderosas.



Como é esperado de que RTX 3080 seja enviada com um núcleo GA102-200, isso significa que ela realmente abriga 4352 núcleos CUDA. A uma velocidade de clock de 1,75 GHz, clock que a NVIDIA alcançou facilmente no passado, isso significa que produzirá 15 TFLOPs no mínimo (os TFLOPs são uma função do Clock Rate * Core Count * IPC (que neste caso é 2) / 1000000). Essa é uma quantidade incrivelmente alta e resultaria em uma placa muito poderosa - sem mencionar os ganhos reais do IPC. Vazamentos iniciais indicaram que a RTX 3080 teria simplesmente um núcleo GA104, enquanto vazamentos posteriores sugeriram um núcleo GA103. Tudo isso parece ter mudado (e para melhor), porque a NVIDIA está claramente preparando vários GA102 e um deles pode potencialmente chegar a RTX 3080.

Atualmente, uma RTX 2080 custa US $ 699 e produz cerca de 10 TFLOPs de potência gráfica. Se a NVIDIA mantiver os preços iguais, isso significa que teremos a RTX 3080 sendo 50% mais poderosa pelo mesmo preço. A NVIDIA pode optar por fazer isso para toda a sua linha de séries RTX 3000, é algo que incentivaria fortemente a atualização para a nova série por usuarios da série RTX 2000 e pelos que haviam pulado uma geração (ou mais). Isso também significa que o carro-chefe da RTX 3080 Ti está se transformando em um monstro gigante de +18TFLOPs baseado apenas nessas especificações - será fornecida com memória GDDR6X de 21 Gbps. Junte isso a um SSD PCIe Gen4 super-fast e você terá uma combinação matadora de consoles da próxima geração.

Não podemos deixar de pensar que a NVIDIA será agressiva com as especificações, tem a ver com o fato de que as especificações dos consoles da próxima geração já foram reveladas e o carro-chefe do Xbox é fornecido com uma GPU de 12 TFLOPs. Para manter sua supremacia de desempenho e a facilidade com que eles a mantêm, a NVIDIA gostaria de ter pelo menos duas placas que possam facilmente superar os consoles. Jensen não gosta de estar em segundo lugar, e mudar para o processo de 7 nm teria dado a ele espaço suficiente para tomar essa decisão. A concorrência é boa e parece que o consumidor sairá ganhando novamente. Também poderia ter a ver com a expectativa de desempenho da AMD Big Navi - já que também deve chegar no final deste outono.

Fonte: Wccftech

Comentários

06 Jun, 2020 - 14:07

Comentários