Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os melhores momentos da história da E3

"My body is ready", retrocompatibilidade no Xbox One, a morte do Sega Saturn e mais!

Um dos mais importantes eventos da indústria dos games, a E3 completou oficialmente 25 anos de vida nesta semana.

O momento não é o melhor para a feira organizada pela Entertainment Software Association (ESA): além do cancelamento inédito da edição deste ano por causa da Covid-19, a E3 tem há anos sofrido com a perda de parceiros estratégicos de exposição.

Ainda assim, é impossível negar o impacto que a E3 já teve na história dos games, marcada por inúmeros anúncios icônicos de novos jogos e outros momentos memoráveis ao longo destas mais de duas décadas.

Para celebrar os 25 anos do evento, separamos alguns dos melhores momentos de evento ao longo de sua história. Veja abaixo:

US$ 299 (E3 1995)



Um dos momentos mais icônicos da história da Sony, da E3 – e da indústria dos games como um todo – foi a revelação do preço do PlayStation original, durante a primeira E3, lembrado até hoje como a pá de cal que condenou o Sega Saturn ao limbo.

Ao subir no palco para falar sobre o primeiro console da Sony, Steve Race, então presidente da companhia, só falou um número do microfone: 299. O valor, no caso, era o preço de lançamento do PlayStation, US$ 100 mais barato que o console rival da Sega. Começava aí uma das histórias de maior sucesso da indústria dos games.

Reggie chegando com os refrigerantes (E3 2004)



Uma das figuras mais queridas da indústria dos games, Reggie Fils-Aimé se aposentou do cargo de presidente da Nintendo of America em fevereiro do ano passado, deixando um legado importante para a companhia.

Sua icônica introdução como figura pública da Nintendo aconteceu durante a E3 2004, quando se apresentou com uma frase memorável: "Meu nome é Reggie. Eu sou de chutar bundas. Sou de anotar nomes. E nós somos de fazer jogos". A frase marcou uma transição para a companhia, que passava por maus lençóis na época por conta do GameCube.

My body is ready (E3 2007)



Você pode até argumentar que o lendário "my body is ready" de Reggie Fils-Aimé é um dos momentos mais constrangedores da E3, não um destaque. Mas você sabe que está errado.

Dita durante a introdução do Wii Fit, a frase de Reggie logo se tornou um meme e uma piada interna de fãs da Nintendo, que sobrevive até hoje na internet e na comunidade gamer.

Twilight Princess (E3 2004)



Para encerrar a conferência da Nintendo na E3 2004 com chave de ouro, Reggie Fils-Aime chamou um último trailer: The Legend of Zelda: Twilight Princess, jogo que levou o público ao delírio com suas imagens épicas e realistas.

Para coroar o momento, Shigeru Miyamoto, criador da franquia, entrou no palco de forma triunfante, brandindo a Master Sword e o escudo de Link. O auditório, é claro, veio abaixo de empolgação.

Como compartilhar um jogo no PlayStation 4 (E3 2013)



Pegando carona no anúncio desastrado do Xbox One para dar uma cutucada na rival Microsoft, a Sony lançou durante a E3 2013 um material promocional memorável até hoje.

No vídeo, Shuhei Yoshida, então presidente da Sony Worldwide Studios, mostra como jogadores podem compartilhar jogos do PlayStation 4: simplesmente entregando um jogo para um amigo.

A ação caçoava das restrições do Xbox One ao compartilhamento de jogo, algo que causou problemas para o console da Microsoft no início de seu ciclo de vida.

Retrocompatibilidade chegou, rapaziada (E3 2015)



Se a E3 2013 mostrou uma cutucada da Sony na Microsoft, dois anos depois foi a vez de Phil Spencer devolver na mesma moeda: durante a conferência da empresa na E3 2015, Spencer anunciou a chegada da retrocompatibilidade entre o Xbox One e jogos do Xbox 360.

A funcionalidade, uma das mais pedidas por fãs, é claro, estava ausente no PlayStation 4 com jogos do PlayStation 3. Puxado, hein, Sony?

Final Fantasy VII Remake em dois atos (E3 2005 e E3 2015)





Lançado neste ano, Final Fantasy VII Remake começou não como um jogo, mas como uma demo técnica que reimaginava o clássico RPG da Square Enix com os gráficos do PlayStation 3.

A demo técnica, mostrada na E3 2005, deixou fãs da série surtados com a possibilidade de um remake, é claro.

A Square Enix viu o potencial disso, tornou o sonho de fãs em uma realidade: na E3 2015, também durante a conferência da Sony, o primeiro trailer de Final Fantasy VII Remake foi revelado. O público, assim como dez anos antes, comemorou como se não houvesse amanhã.

Shenmue 3 (E3 2015)



Como se Final Fantasy VII Remake não fosse o suficiente, a Sony também teve o sangue frio de relevar Shenmue 3 durante a mesma conferência da E3 2015.

O anúncio de que Yu Suzuki planejava desenvolver um terceiro título da querida série de aventura levou fãs à loucura – ainda que, anos depois, o resultado tenha deixado a desejar.

You're breathtaking (E3 2019)



Um novo trailer de Cyberpunk 2077 foi um dos pontos altos da conferência da Microsoft na E3 2019, coroado pela revelação de que Keanu Reeves interpretaria Johnny Silverhand no jogo – e por uma aparição surpresa do próprio ator no Microsoft Theater.

Falando ao público, Reeves disse que a experiência de andar pelas ruas futuristas de Cyberpunk 2077 seria de "tirar o fôlego" – um fã na plateia gritou de volta: "você é de tirar o fôlego!"

Reeves respondeu à altura com o agora icônico "You're breathtaking!" e uma pose que logo virou meme.

Portal 2 no PlayStation 3 (E3 2010)



Durante a conferência da Sony na E3 2010, um raro momento de harmonia entre consoles e PC ocorreu: Gabe Newell, cofundador da Valve e notório entusiasta de games de PC, tomou o palco para anunciar Portal 2 para o PlayStation 3.

O anúncio, é claro, foi recheado de piadinhas de Newell, que tinha criticado a atual geração de consoles anteriormente, mas foi celebrado por marcar a chegada de um grande jogo de PC aos consoles.

"I'm back!" (E3 2016)



O ano de 2015 marcou o fim do relacionamento entre o diretor Hideo Kojima e a Konami, um "casamento" que tinha trazido ao mundo os grandes jogos da série Metal Gear Solid.

No ano seguinte, no entanto, Kojima anunciaria seu retorno ao mundo dos games com a Kojima Productions, após uma aparição na conferência da Sony na E3 2016.

Com um "I'm back!", o desenvolvedor levou a audiência à loucura, revelando Death Stranding logo depois.

Miyamoto e Mario + Rabbids (E3 2017)



Durante a apresentação da Ubisoft na E3 2017, pudemos acompanhar um momento emocionante durante o anúncio de Mario + Rabbids Kingdom Battle, jogo que combina a franquia da produtora francesa com personagens do universo de Super Mario Bros.

Em uma aparição surpresa, Shigeru Miyamoto falou o quanto ficou feliz com o resultado do jogo, agradecendo Davide Soliani, diretor criativo do título, ao vivo durante sua fala.

Sentado na plateia, Soliani se emocionou ao ouvir os agradecimentos de Miyamoto, em uma cena que esquentou o coração de todos que assistiam à conferência.

Fonte: Theenemy

Comentários

16 Mai, 2020 - 08:22

Comentários