Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os jogadores precisam diminuir suas expectativas para os gráficos da próxima geração

Os jogos inciais da próxima geração serão familiares, mas ainda assim empolgantes.

Semana passada tivemos a exibição de jogos third-party do Xbox Series X, e a reação do público parece ser de... decepção. E não é porque os jogos em si não pareciam legais - eles pareciam, especialmente The Medium e The Ascent - mas sim porque essa exibição que foi considerada o primeiro real vislumbre de um gameplay da próxima geração foi, bem, um pouco anticlimático.

Mas tenho algumas notícias tristes para você, se você esperava ver um salto gráfico no nível dos saltos da geração anterior de consoles: diminua suas expectativas.

Os jogos que rodam no Xbox Series X e no PlayStation 5 serão definitivamente mais bonitos que os que rodam nessa geração, e tenho certeza de que qualquer jogo que a Microsoft e a Sony estejam preparando serão criados para impressionar os jogadores. Mas as pessoas também devem estar preparadas para o fato de que a maioria dos jogos de próxima geração revelados nos próximos meses provavelmente parecerão ser um jogo de geração atual - pelo menos na superfície.

Atualmente, os gráficos atingiram um certo patamar quando se trata de melhorias óbvias - especialmente quando mostradas em um trailer de revelação no estilo E3, onde os jogadores estão acostumados a ver a versão mais polida e irrealística de um jogo. Como já foi dito no passado, os 12 teraflops da GPU do Series X não são apenas para gráficos melhores, mas sim simulações melhores. Melhor iluminação, efeitos de cabelo, simulação de água e dezenas de outras pequenas coisas rodando em tempo real. Vai ser lindo, mas de uma maneira mais sutil do que esperamos. Os polígonos extras e as texturas em resolução mais alta que vieram com os saltos das gerações anteriores resultavam em um salto mais notável.

Além disso, como o PS4 Pro e o Xbox One X permitiram o uso de 4K na geração intermediária, o PS5 e o Series X não têm um nível de resolução acima disso para te impressionar (8K é apenas um marketing neste momento), deixando menos espaço para realmente demonstrar um avanço. Da mesma forma, o poder extra desses novos consoles fará com que as taxas de quadros sejam significativamente mais altas - o que é algo muito bom - mas isso não é algo que pode ser facilmente transmitido em um trailer. Sem dúvidas, há melhorias gráficas, mas são de certa forma invisíveis.

Essa geração ainda parece incrível, então o nível a ser superado é muito alto

Imagem

Mas não é apenas mais difícil notar essas melhorias: é também que o nível atual está incrivelmente alto. Essa geração ainda parece incrível. Os PCs com placas de vídeo RTX nos deram uma ideia do que a nova geração poderá ser, mas mesmo assim, esse é certamente o ano final mais graficamente impressionante de um ciclo de console de todos os tempos. Se a demo da E3 do ano passado for real, Cyberpunk 2077 será deslumbrante, e mesmo em 2018, Red Dead Redemption 2 estava criando paisagens com uma iluminação que eu realmente não achava possível na tecnologia atual.

Com isso em mente, será uma tarefa complicada para os jogos da próxima geração sendo mostrados atualmente superar as proezas gráficas daqueles que ainda serão lançados em 2020, especialmente porque os títulos de lançamento da próxima geração geralmente precisam rodar em sistemas da geração atual e os estúdios third-party não tiveram anos para trabalhar com essa nova tecnologia. E tenho certeza de que os jogos só irão melhorar - se essa geração nos provou algo, é que os desenvolvedores certamente sabem como aproveitar ao máximo o hardware com o passar do tempo.

Pela primeira vez na história dos videogames (excluindo a Nintendo, que deixou de priorizar o poder gráfico bruto anos atrás), gráficos melhores não são o maior hype de um novo console. Em vez disso, devemos nos empolgar com melhorias internas, como os tempos de carregamento extremamente rápidos que os SSDs fornecerão. É mais difícil criar hype para algo assim em um trailer, mas melhorará os jogos da próxima geração muito mais do que uma física de cabelo melhor conseguiria.

Há muitas razões para se empolgar com a próxima geração além de gráficos

Imagem

Há muitas razões para se entusiasmar com as melhorias que o Xbox Series X e o PlayStation 5 trarão, mas "minha nossa, isso parece inacreditável" provavelmente não será algo que acontecerá no lançamento. No entanto, a Microsoft e a Sony provavelmente provarão que estou errado a esse respeito quando os jogos first-party forem revelados, mas esses exemplos incríveis, criados exclusivamente para a plataforma, serão a exceção e não a regra.

Portanto, no momento, não espere que os "gameplay de nova geração" mostrem algo que você nunca viu antes. As probabilidades são de que será algo muito semelhante ao que você viu (um dos jogos do evento de ontem já havia até mesmo sido mostrado pela primeira vez há três anos), mas com inúmeras melhorias sutis que são difíceis de apreciar de verdade até que você esteja sentado e experimentando-as por você mesmo. Este início de geração parecerá muito familiar, mas isso não significa que não será extremamente empolgante.

Fonte: Ign

Comentários

10 Mai, 2020 - 16:53

Comentários