Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Final Fantasy da era 3D: do bom para o melhor (Parte 1)

Final Fantasy, uma franquia amada por uns e por outros também. Sem dúvida essa é uma das mais aclamadas séries de jogos do mundo dos videogames. O primeiro jogo saiu lá em 1987 e esse ano, 2020, tivemos o lançamento do Remake de um dos títulos mais amados.

Nessa lista de pior ao melhor de Final Fantasy tivemos alguns empecilhos: primeiro de tudo é que não tem jogo ruim! Todos os jogos lançados até hoje, pelo menos da série principal, são espetaculares de sua maneira. Outra coisa é que dividimos esse ranking em duas partes, uma só com os jogos 2D, ou seja, do 1 ao 6, e outra com os 3D, do 7 até o 7 Remake.

Outros pontos importantes:

  1. 1 - Vamos comparar somente jogos da linhagem principal, nenhum spin off ou "continuação" será colocado. O único caso fora da curva é o Remake do 7.
  2. 2 - As notas foram baseadas tanto no site GameRanking quanto no Metacritic e só nos videogames originais para qual foram lançados. Essa mistura de sites se dá pelo fato de que o GameRanking foi fechado no fim de 2019, mas alguns de seus dados ainda estão disponíveis nas páginas da Wikipédia em inglês dos jogos citados. Toda vez que tivermos as notas tanto dele quanto o Metacritic, iremos priorizar as do GameRanking.


Avisos dados, vamos lá:

10 – Final Fantasy XIV (2013): Metacritic - 82,3 (PS3, PS4 e PC)

Final Fantasy 14, lançado em 2010, foi o segundo MMORPG da linhagem e sofreu muito em seu lançamento. Muitas promessas feitas e poucas cumpridas, falta de conteúdo e alguns até dizendo que o jogo estava incompleto. A Square Enix decidiu tomar providências: suspendeu as assinaturas dos jogadores de PC e adiou o lançamento da versão de PS3 para que o jogo atingisse o padrão de qualidade do resto da série.

Eis que então vamos para 2013, com o lançamento da grande atualização chamada A Realm Reborn para o PC, PS3 e, pouco depois, para PS4. O jogo passou por diversas mudanças na engine, HUD e no sistema de combate, mas manteve os gráficos lindos. O sistema de classes possui muita variedade e flexibilidade, podendo agradar os mais diversos jogadores e ele tem a opção de crossplay, ou seja, jogadores de diferentes plataformas podem jogar juntos.

Além disso, corrigiram todos os erros do game anterior, mostrando que a Square Enix consegue aprender com seus erros. Ele tem uma assinatura mensal que, mesmo sendo negativo para a maioria dos jogadores, é algo comum em seu gênero. Sem dúvida ele é uma das melhores portas de entrada para o mundo dos MMORPGs. Essa nova versão acabou faturando uma nota de 82,3.

Imagem

9 – Final Fantasy XIII: Metacritic - 82,5% (PS3 e XBOX 360)

Final Fantasy 13 pegou o 9º lugar por pouco, com 82,5 de nota. Ele tem uma história bem complexa, mas foi o primeiro com a mitologia dos cristais, que acabou se transformando na sub série Fabula Nova Crystallis. Ele também foi o primeiro que deixou o combate de turnos de lado para adotar uma jogabilidade mais de ação, com batalhas em tempo real, ainda que não tenha deixado toda à estratégia conhecida da série de lado.

Seus gráficos são espetaculares, tanto das animações (que é algo comum na série) quanto nos gameplays. Podemos dizer que ele foi o grande responsável pela modernização da franquia e que vários elementos introduzidos neste jogo foram levados para à frente até hoje.

Imagem

8 – Final Fantasy XV: Metacritic - 83% (PS4, XBOX One e PC)

Final Fantasy 15, passou por diversos problema de desenvolvimento. Em 2006, foi anunciado como Final Fantasy Versus 13, no ano seguinte virou parte da linhagem principal da franquia, sua engine de desenvolvimento foi trocada, mudaram a geração de consoles para qual seria lan e só foi aparecer com o novo nome em 2013. O lançamento em 2016 foi bem positivo, recebendo diversos prêmios e vendendo quase 9 milhões de unidades até Outubro de 2019.

A maioria dos elogios foram por conta da química entre os 4 personagens principais, à riqueza de detalhes dos ambientes, como as cidades, do ritmo rápido e acessível do gameplay e as diversas atividades possíveis no vasto mundo aberto. Já as críticas pesaram na fraca trama, nas missões secundárias repetitivas e nos personagens secundários. Quando tudo foi colocado na balança, o resultado foi positivo e sua média foi de 83.

Imagem

7 – Final Fantasy XI: GameRankings - 83,5% (PS2 e PC)

Final Fantasy 11 foi o primeiro da série à ser MMORPG. Inicialmente lançado para PC e PS2, numa época que os brasileirinhos nem sabiam que dava pra jogar online nos consoles, ele foi considerado uma das portas de entrada do gênero para novos jogadores, muito bem feito, com ótimos visuais e muitas missões para serem feitas. Alguns analistas chamaram ele de "pouco original", "não recomendado para se jogar sozinho" e "ter um sistema de controle nada convencional", mas isso não mudou o fato de que ele foi muito elogiado e ficou com 83,5 de nota.

Imagem

6 – Final Fantasy VIII: GameRankings - 84,5% (PS1 e PC)

O oitavo game de Final Fantasy foi um sucesso tremendo. Lançado entre o começo de 1999 e o começo de 2000 para o primeiro PlayStation e PC, ele foi aclamado pela crítica e pelo público. O sucesso foi tanto que até uma de suas cutscenes, à de abertura, apareceu em listas de melhores aberturas do mundo dos videogames.

Pelo incrível que pareça, teve gente que não deu nota máxima pois era um game incrível, mas isso é rotina para à Square e qualquer coisa abaixo seria decepcionante. Alguns citaram que as sequências de ataque dos Guardian Forces são incrivelmente cinemáticas, mas tediosas, e que o sistema de batalha é intensamente complicado, mas ainda que inovador.

Ainda assim, sua história é incrível, do começo ao final, seu desenvolvimento de personagens é um dos melhores no mundo dos RPGs e que o jogo seria o auge da geração. Já a versão de PC não foi tão bem quanto a versão de console, por isso a média da nota das duas fui puxada um pouco pra baixo e acabou com 84,5.

Imagem

5 – Final Fantasy VII Remake: Metacritic - 87% (PS4)

Agora, o mais recente de toda a franquia. Lançado no começo do mês de abril, Final Fantasy VII Remake é um jogo dividido em partes e, até agora, só à primeira foi lançada. Ela conta com 18 capítulos e passa por lugares bem conhecidos pelos fãs. O combate é um ponto forte, seguindo o sistema de ATB, deixando o sistema de turno de lado para se adaptar aos jogos mais recentes da franquia. Os gráficos também são incríveis, mesmo que tenham uns problemas com serrilhados e itens no cenário mais pixelados. As missões secundárias tem um pouco de falta de originalidade e a câmera dá umas bugadas, mas num âmbito geral, o game atraiu novos jogadores e emocionou à velha guarda. Realmente, é um Remake com R maiúsculo e levou pra casa 87 como nota.

Imagem

4 – Final Fantasy VII: GameRankings - 89% (PS1 e PC)

O jogo que separa a franquia entre antigo e moderno. Milhares de jogadores consideram Final Fantasy 7 como o melhor da franquia e com razão: ele é uma obra prima. Sua versão de PS1 foi melhor avaliada do que a de PC, o que puxou um tiquinho a nota para baixo e ficando com 89. Para a época, foi uma tecnologia, jogabilidade e narrativa de uma forma nunca antes vista, com muita atenção para os gráficos, som e sua história.

A trama com certeza foi um dos pontos mais bem bem avaliados pela crítica, sendo classificada como dramática, sentimental e tocante de diversas formas. O visual foi descrito como anos luz à frente de qualquer outra coisa do PlayStation 1 da época com animações incríveis que traziam os personagens à vida como nunca visto antes.

Os críticos pontuaram que o final deixa umas pontas soltas e que o jogo teria uma possível dificuldade de rodar em muito computadores. Mesmo assim, isso não tira o status de clássico à ele.

Imagem

2 – Final Fantasy X: Metacritic - 92% (PS2)

Chegando ao pódio, já temos um empate. Dois jogos pegaram 92, ou seja, ambos estão em segundo lugar. Vamos começar com o Final Fantasy 10, que foi lançado exclusivamente ao PS2 em 2001. As expectativas da Square era de vender 2 milhões de cópias pelo mundo todo mas, em menos de 4 meses de lançamento apenas no Japão, ele já tinha 1.4 milhões de cópias comercializadas só em pre-order, um recorde no PS2 entre os RPGs.

Como esperado, ele também foi um sucesso de crítica, assim como quase todos da franquia. Muitos elogios para os atores de voz e o gameplay inovador, mais especificamente nas batalhas, na opção de mudar os membros da party durante o combate, entre outros.

O visual foi classificado como o melhor da época em todos os aspectos possíveis: os modelos dos personagens, os backgrounds, das cutscenes e das animações. Uma ou outra pessoa falou que os diálogos são chatos, que os puzzles são depressivos, mas nada que tire o pódio deste título.

Imagem

2 – Final Fantasy XII: Metacritic - 92% (PS2) [Empate]

Final Fantasy 12, ou outro jogo que ocupa o segundo lugar no top 3, também foi um sucesso. Foi o sexto jogo da franquia a receber a nota máxima do veículo Famitsu e foi aclamado por diversos veículos ao redor do globo. Os elogios mais recorrentes ficam por conta dos gráficos, cenários, sistema do game e do ar de novidade que ele trouxe à franquia. As transições entre jogatina e cinematics também foram destacadas. As viagens foram descritas como tediosas, mas à equipe de atores foi incrível, assim como a incrível história e a rica direção de arte. Entre as poucas críticas que ele recebe, está a trilha sonora, considerada a mais fraca da franquia, e o sistema gambit que fazia com que o jogo basicamente jogasse por conta própria. Agora que, é hora de chegar ao melhor de todos.

Imagem

1 – Final Fantasy IX: GameRankings - 93% (PS1)

O grande Final Fantasy 9 conquistou o topo da lista com 93 de nota. Mesmo vendendo muito bem no Japão, ele não fez muito sucesso nos Estados Unidos. Ainda assim, alcançou a  marca de 5.3 milhões de unidades vendidas.

Seu sucesso e sua qualidade são unanimidades, com muitos elogios para o desenvolvimento de personagens, a representação visual, a curva de aprendizado bem rápida, um ótimo sistema de batalhas tático, diálogos cheios de humor, detalhes nas animações e designs entre outras coisas diversas.

Ele não é exatamente perfeito: há trilhas que foram reusadas de games anteriores e os combates podem ser longos e repetitivos, mas são só detalhes para essa grande obra prima dos videogames.

Imagem

Essa foi a visão dos críticos sobre essa franquia incrível, mas agora queremos saber de vocês: qual seu jogo favorito de Final Fantasy da era 3D? Qual mais te emocionou e qual você quer um remake?

Fonte: Voxel

Comentários

15 Abr, 2020 - 11:41

Comentários