Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Doom Eternal arruinou seus próprio recurso antipirataria Denuvo

Doom Eternal, o jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks, foi lançado com seu Denuvo DRM já comprometido.

Com o lançamento do Doom Eternal em 20 de março, a editora Bethesda Softworks inadvertidamente facilitou a vida dos hackers, lançando uma versão do jogo que já estava "quebrada". Poucas horas após o lançamento do jogo, uma cópia livre de Denuvo do infernal jogo de tiro em primeira pessoa da id Software estava circulando na internet.

O Doom Eternal foi enviado com o gerenciamento de direitos digitais Denuvo, ou DRM, a tecnologia anti-roubo destinada a inibir a pirataria e o uso não licenciado de software. No entanto, a versão para PC do jogo baixada usando o "Bethesda Launcher" veio com uma solução alternativa para o DRM, que foi muito fácil de encontrar através das pastas de instalação do jogo.

No diretório de instalação principal do Doom Eternal, o executável protegido por com Denuvo DRM para o jogo, DOOMEternalx64vk.exe, tem um tamanho de arquivo de 369 MB. No entanto, os jogadores observadores rapidamente perceberam uma segunda pasta no diretório intitulada "original" que continha um segundo executável, também chamado DOOMEternalx64vk.exe, com apenas 67 MB. Não demorou muito tempo para os jogadores descobrirem que esse segundo .exe era o executável original do jogo, sem Denuvo DRM.

Quando essa desconcertante supervisão da Bethesda foi descoberta, o lançamento do Doom Eternal com este .exe livre de Denuvo ainda levou os jogadores a entrar em sua conta Bethesda, o que muitas pessoas usaram com um endereço de email falso. Uma vez registrados, os jogadores simplesmente impediam o .exe de acessar a Internet, bloqueando-o usando um firewall. Desde então, é claro que os hackers encontraram uma solução alternativa e lançaram um patch para que os jogadores não precisem mais de uma conta Bethesda e possam jogar completamente offline.

Imagem

A versão do Doom Eternal oferecida no Steam não parece ter este segundo executável desprotegido, e a Bethesda atualizou a versão do jogo do Bethesda Launcher para remover o .exe sem Denuvo DRM. Mas, honestamente, no segundo em que o arquivo .exe foi encontrado e chegou à Internet, era tarde demais para a Bethesda voltar atrás. O executável sem o Denuvo anexado já chegou a vários sites e pode ser encontrado com muita facilidade online.

E não são apenas os piratas que estão tirando vantagem disso. Até os jogadores que compraram o Doom Eternal legitimamente estão procurando o .exe desprotegido devido à controvérsia em torno do Denuvo DRM e sua reputação por diminuir o desempenho do jogo e reduzir os recursos do sistema.

Também não é a primeira vez que a Bethesda comete um erro como esse. Quando o Rage 2 foi lançado em maio de 2019, ocorreu um incidente semelhante. Enquanto a versão Steam do jogo tinha Denuvo DRM, a versão encontrada no Bethesda.net e baixada usando o Bethesda Launcher não tinha DRM e dependia apenas da autenticação de login do lançador. Isso significava que os hackers mais uma vez tinham um arquivo .exe desprotegido para trabalhar e o jogo foi quebrado no mesmo dia em que foi lançado.

Doom Eternal foi lançado em 20 de março de 2020, para PC, PS4, Stadia, Switch e Xbox One.

Fonte: Gamerant

Comentários

23 Mar, 2020 - 11:38

Comentários