Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Comparando as especificações do PlayStation 5 e Xbox Series X - Qual console é o mais rápido?

Tanto a Sony quanto a Microsoft revelaram as especificações de seus consoles de última geração, o que nos permite dar uma olhada antecipada nas características de desempenho de ambos os sistemas.

A questão óbvia agora é qual console é mais rápido. Tanto a Sony quanto a Microsoft criaram sistemas capazes, os quais sem dúvida oferecerão um salto de desempenho geracional sobre os sistemas Xbox One e PlayStation 4 de hoje, ou seja, os dois consoles têm uma vantagem clara sobre os outros, dependendo do que você está comparando.

Imagem

CPU


Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 usarão processadores personalizados da série Zen 2 da AMD. Melhor ainda, os dois fabricantes de sistemas optaram por fornecer oito núcleos em seus sistemas de última geração e velocidades de clock que excedam 3GHz.

Essas mudanças garantem que ambos os sistemas ofereçam aumentos insanos ao poder de processamento dos sistemas atuais, graças a melhorias nas velocidades de clock e na quantidade de potência de cálculo que pode ser aplicada por ciclo de clock. Esta é uma área em que o PlayStation 5 e o Xbox Series X proporcionam saltos geracionais reais no desempenho do sistema.

Agora, qual sistema é mais poderoso, Xbox Series X ou PlayStation 5? Nesse caso, a resposta é simples, o Xbox Series X da Microsoft é o vencedor. A Microsoft oferece velocidades de clock mais altas do que a velocidade máxima teórica de 3,5 GHz da Sony, tornando essa uma vitória clara para o time Xbox.

GPU


Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 usam processadores gráficos AMD RDNA 2 personalizados, com a Sony oferecendo velocidades teóricas mais altas, enquanto a Microsoft oferece mais unidades de computação e menores velocidades fixas.

Ao analisar o desempenho computacional puro desses sistemas, a Microsoft é a vencedora. 12 TFLOPS garantidos quando comparado para um máximo teórico de 10,28 TFLOPS do PS5. Embora trabalhar com mais unidades de computação seja mais complexo do que usar menos unidades de computação com velocidades de clock mais altas, esse é um problema que os desenvolvedores poderão solucionar com facilidade.

Com o PlayStation 5 e o Xbox Series X usando a mesma arquitetura gráfica AMD RDNA 2, o TFLOPS se torna um ponto de comparação útil e o Xbox tem mais. Os números não mentem.

Memória


Em termos de memória, o PlayStation 5 e o Xbox Series X usam 16 GB de memória GDDR6 a velocidades de 14 Gbps. Dito isto, isso não significa que os dois consoles oferecerão desempenho igual de memória.

A Microsoft decidiu utilizar um barramento de memória mais amplo que a Sony, fornecendo uma largura de banda máxima teórica de memória de 560 GB / s quando comparada com a largura de banda máxima teórica de 448GB / s da Sony.

Embora isso pareça uma vitória clara para a Microsoft, a memória do Xbox Series X é desigual. Isso significa que a configuração de memória do Xbox Series X é muito mais complicada do que a Sony está oferecendo. Dito isto, é improvável que esse problema seja uma grande preocupação dos desenvolvedores de jogos.

Armazenamento


Tanto a Sony quanto a Microsoft optaram por utilizar o armazenamento NVMe SSD em seus consoles de última geração, mas nesse sentido, a Sony é a vencedora em termos de desempenho. Enquanto a Microsoft está usando SSDs com taxas de dados brutos de 2,4 GB / s, a Sony está avançando com taxas de dados de 5,5 GB / s. Dito isto, é provável que essa abordagem torne o sistema da Sony muito mais caro. Atualmente, nenhum SSD de PC para consumidor comum oferece esse nível de desempenho, tornando essa tecnologia de armazenamento de ponta nas mentes técnicas da Sony.

A Sony também se comprometeu a oferecer suporte a SSDs M.2 padrão para PC, embora eles precisem cumprir os objetivos de desempenho da Sony para oferecer os mesmos níveis de desempenho que o armazenamento interno da Sony. As opções de armazenamento expandido da Microsoft exigem SSDs proprietários, mas essa abordagem garante que o armazenamento expandido ofereça aos jogadores uma ótima experiência de jogo.

Imagem

Embora o PlayStation 5 da Sony seja mais fraco que o Xbox Series X da Microsoft na maioria dos aspectos, o sucesso de ambos os fabricantes de consoles se resumirá a fatores fora dos números de desempenho puros. Ambos os sistemas precisam de exclusividade forte e conteúdo valioso para jogos. Os dois consoles também precisarão ser fáceis de usar e oferecer bibliotecas robustas de conteúdo novo e compatível com versões anteriores.

No momento, a Sony é a vencedora em títulos exclusivos, com The Last of Us, Uncharted 4, God of War, Horizon: Zero Dawn e muitos outros, garantindo à Sony uma clara vantagem sobre a Microsoft. Dito isso, serviços como o Xbox Game Pass e a retrocompatibilidade do Xbox prometem aos jogadores acesso a um grande número de jogos antigos e novos, e a Microsoft trabalha para oferecer uma forte biblioteca de itens exclusivos do Xbox.

Este é apenas o começo da próxima geração de console, mas quando se trata de especificações de hardware, a Microsoft venceu em muitos aspectos. Dito isto, o desempenho mais forte do armazenamento da Sony pode oferecer alguns benefícios empolgantes nos títulos exclusivos do PlayStation 5.

Fonte: Overclock3d

Comentários

18 Mar, 2020 - 19:33

Comentários