Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O que são tecnologias imersivas?

Na atual época da velocidade da informação não param de surgir novidades. Isso é bom para os empreendedores, afinal, isso é um indício de que já existem mais alternativas para quem quer aprimorar o seu Marketing Digital.

É óbvio que saber como criar um site e um blog continua sendo relevante, especialmente quando a internet popularizou algo que cada vez mais é importante para quem atua gerenciando um negócio: o conteúdo.

Há tempos já anunciaram que conteúdo é rei. Sendo assim, no atual contexto onde há excesso de informação, não custa lembrar que o conteúdo (principalmente o de qualidade) se torna fundamental.

É nessa situação que se torna importante ficar por dentro das novas tecnologias para melhorar o conteúdo. E no caso da famosa tecnologia imersiva, ficar "por dentro" deixa de ser uma simples metáfora e se torna praticamente uma possibilidade real.

Entenda o que é e quais são as tecnologias imersivas

Em uma breve definição, é correto afirmar que as tecnologias imersivas permitem que determinados ambientes virtuais consigam simular os sentidos humanos, causando a impressão de que tais ambientes são reais.

Normalmente esse conceito é muito utilizado quando o assunto se trata dos games, ainda mais porque proporcionar experiências de imersão ao jogador é um dos grandes objetivos dos programadores e designers que desenvolvem os games.

Contudo, as tecnologias imersivas saíram dos games eletrônicos e já se tornaram as queridinhas de empreendedores e gestores, pois atualmente é possível proporcionar para os seus clientes experiências imersivas na hora de elaborar as estratégias de Marketing Digital.

Como elas podem ser utilizadas no nosso dia a dia? É o que você deve estar se perguntando. Pois bem, as tecnologias imersivas possuem tudo a ver com experiências relacionadas a Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e Realidade Aumentada (AR).

Não repare então se as telas de TV e dos computadores logo forem substituídas por óculos de realidade virtual, por exemplo.

Tecnologias Imersivas no segmento do Marketing Digital

As tecnologias imersivas possuem o intuito de possibilitar que o consumidor experimente um nível de imersão. Tal imersão poderá estabelecer novas sensações, interações e estímulos sensoriais no consumidor.

Ao aliar essas sensações com o desejo de compra do consumidor, é possível aumentar as vendas de uma loja. Em alguns casos o objetivo poderá ser divulgar um produto ou melhorar o engajamento com a marca.

As tecnologias imersivas, caso bem aplicadas, podem gerar uma série de resultados vantajosos em se tratando da interação entre uma empresa e os seus respectivos clientes. Veja a seguir alguns exemplos práticos do uso das tecnologias imersivas.

Echo Look

Dispositivo criado pela Amazon. O Echo Look possui uma câmera equipada com a assistente virtual Alexa e ainda responde a um aplicativo no smartphone. O objetivo dessa tecnologia é, por meio do comando de voz, tirar fotos e gravar vídeos de vários ângulos do usuário.

Com isso, ele auxilia o usuário a se vestir, escolhendo as roupas que mais combinam com o seu visual.

Game do Spider-Man

O game de um dos personagens mais populares da Marvel utiliza uma tecnologia de realidade virtual digna dos melhores inventos do Tony Stark.

A imersão do jogador é total, já que óculos especiais permitem ao gamer se sentir entre os prédios de Nova York e até mesmo no quarto do Peter Parker.

Try Before You Fly

Falando em Nova York, a companhia aérea Thoma Cook Airlines permitiu aos clientes um passeio pelas ruas da cidade utilizando a tecnologia da realidade virtual.

Novas experiências para o consumidor

A imersão do consumidor na realidade virtual antes de adquirir um produto se torna um importante passo para os anunciantes acelerarem a jornada de compra.

Imagine permitir ao cliente simular a sensação de dirigir um carro, entrar em um restaurante ou visitar um determinado ponto turístico.

Por meio da associação de ambientes formados por elementos virtuais, as experiências imersivas possibilitam que os usuários experimentem sensações que se aproximam muito da realidade.

Desse modo, as estratégias de Marketing Digital irão contar com recursos avançados e inteligentes que irão mudar o modo como o consumidor avalia um determinado produto, ou seja, a jornada de compra não é a mais a mesma.

No entanto, entre os principais elementos que fazem da tecnologia imersiva, é sempre bom lembrar os mais conhecidos. Veja mais logo abaixo.

Realidade Virtual

Também chamada de VR (Virtual Reality) ela permite que o usuário tenha a sensação de estar em um ambiente real. A imersão nesse tipo de tecnologia ocorre por meio de equipamentos básicos, tais como óculos específicos para isso, ou, se necessário, também luvas especiais.

Realidade Aumentada

Ao contrário da Realidade Virtual, que substitui o mundo do usuário, a Aumentada altera o ambiente ao redor. Um exemplo disso são as etiquetas QR Code em atrações turísticas de cidades.

Graças a um leitor deste tipo de etiqueta instalado em tablet ou smartphone, é possível ter acesso a um guia virtual capaz de orientar os turistas nas visitas aos locais.

Aumentada ou Virtual, o fato é que as tecnologias imersivas já são uma realidade

É importante que os anunciantes compreendam bem as suas características e saibam como inseri-las em suas estratégias de Marketing Digital.

Portanto, é possível dizer que tais tecnologias influenciam a experiência e o modo como os clientes se relacionam com os produtos na hora da compra.

Fonte: Tribogamer

Comentários

23 Jan, 2020 - 14:08

Comentários