Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Syd Mead: uma vida repleta de imaginação e inspiração

Nos deixou no dia 30/12/2019 o designer Syd Mead, responsável pelos incríveis veículos de Blade Runner, Tron e muitos outros filmes, e que vai deixar muita saudade

O mundo perdeu um dos seus maiores visionários, o artista e designer Sydney Jay Mead, mais conhecido como Syd Mead, que criou vários dos mundos e objetos que povoaram a imaginação das plateias de cinema ao longo de várias gerações, como os veículos de Blade Runner, Tron, Aliens e muitos outros.

Imagem

Além de ter criado objetos e mundos absolutamente fantásticos, Syd Mead também era muito simpático, como você pode ver na arte acima, feita por Frank Barrett.

Syd nasceu em 1933 em Saint Paul, Minnesota, mas se formou pela Art Center School de Pasadena, subúrbio de Los Angeles, onde viveu e trabalhou até o fim de seus dias.

Imagem

Mas como foi que ele começou a trabalhar com a sua imaginação? Syd Mead era designer de carros e já tinha trabalhado na Ford quando foi chamado para o seu primeiro trabalho no cinema, que foi bem notável, ele foi o responsável pelo design da nave V'ger em Jornada nas Estrelas: O Filme em 1978.

Imagem

Em 1980, ele fez o trabalho que o deixaria famoso, Blade Runner, para o qual criou cenários e o veículo Spinner. No mesmo ano, Syd Mead projetou os veículos de Tron. Ainda na mesma década, ele trabalhou em 2010, fazendo a nave Leonov, e em Aliens, fazendo a nave U.S.S. Sulaco, além de ser o responsável pelo simpaticíssimo robô Johnny 5 de Short Circuit: O Incrível Robô.

Imagem

Mead continuou na ativa durante os anos 90 com filmes como Timecop e Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro. Em 2004 gravou um vídeo ensinando suas técnicas com a Gnomon Workshop, o qual você pode conferir no final deste post.

Imagem

O documentário Visual Futurist: The Art & Life of Syd Mead (2006) dá um panorama sobre a sua extensa obra, confira o trailer abaixo.



Também recomendo uma visita ao site do artista, só que no momento ele está fora do ar pelo volume de acessos.

Imagem

Mais recentemente, Syd Mead criou conceitos para filmes como Elysium e Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível. Um dos seus últimos trabalhos foi criar a incrível Las Vegas de Blade Runner 2049.

Suas criações também foram transformadas em brinquedos, como este blaster conceitual de Blade Runner que meu irmão mostrou lá no BdB.

Imagem

Nos últimos meses, o designer voltou a ser notícia ao se manifestar a respeito do Cybertruck de Elon Musk, ao qual agradecendo a referência ao seu design. Em uma declaração ao Business Insider, Syd Mead declarou que a Cybertruck teria "mudado completamente o vocabulário do mercado de design de SUVs pessoais", e deu o seu aval ao novo carro futurista da Tesla, o que deve ter significado muito para Musk.

Imagem

Depois de 60 anos de carreira, o designer se aposentou oficialmente no ano passado.



Atualmente sua obra está sendo exposta em Berlim, Alemanha.

Syd Mead também gostava de dar entrevistas, vou postar algumas delas abaixo.



Neste vídeo, ele fala sobre a importância e atualidade de Blade Runner até hoje.

Aqui está o workshop da Gnomon. A primeira parte mostra os desenhos iniciais.



O segundo vídeo mostra como fazer composições com os desenhos.



A terceira parte fala sobre o uso de cores.



A quarta e última parte mostra a renderização final com tinta guache.



Por falar em guache, ele mostra desenho incrível feito com a técnica.



Mead também fez trabalhos para a US Steel, imaginando usos possíveis para o aço da empresa. Essa montagem abaixo mostra vários deles.



Imagem

No mês passado foi anunciado que ele seria homenageado pelo Art Directors Guild, mas essa homenagem infelizmente agora será póstuma. Descanse em paz, Syd Mead, e muito obrigado por todas as suas criações incríveis!

Fonte: Meiobit

Comentários

01 Jan, 2020 - 16:11

Comentários