Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Consoles mais poderosas que qualquer RTX!? A NVIDIA riu!

Consolas mais poderosas que qualquer RTX!? A NVIDIA riu!

Há alguns dias, começaram a chegar à Internet algumas afirmações bastante interessantes, a sugerir que o GPU que equipa a consola de nova geração Xbox Series X é mais poderoso que qualquer placa gráfica no mercado atualmente.

O que acaba por ser muito interessante, visto que a AMD (responsável pelo SoC das consolas de nova geração) não consegue chegar sequer aos calcanhares da NVIDIA nas gamas mais altas do mercado de placas gráficas. Afinal de contas, caso não saiba, a RTX 2080 Ti é a placa mais poderosa no mercado desde 2018.

Pois bem, a NVIDIA achou imensa piada a todas estas afirmações! E por isso, o seu CEO Jensen Huang decidiu mostrar o que as placas gráficas GeForce RTX são realmente capaz de fazer. Provando de uma vez por todas, que as placas RTX são mais poderosas que aquilo que a Xbox Series X e PlayStation 5 vão oferecer em 2020.

Consolas mais poderosas que qualquer RTX!? A NVIDIA riu e disse que não

Imagem

Portanto, o CEO da NVIDIA aproveitou a GTC 19 para mostrar alguns slides onde comparou um antigo portátil com uma placa gráfica GTX Maxwell, com um novo portátil equipado com uma nova placa gráfica RTX Turing.

Tudo isto com o grande objetivo de mostrar o nível de evolução que o design Max-Q trouxe para o mercado de portáteis gaming.

Isto para dizer o quê… A Microsoft anunciou a sua nova consola no início do mês, a Xbox Series X. Que por sua vez traz especificações vastamente superiores à Xbox One X, conseguindo oferecer jogabilidade 4K 60FPS em qualquer jogo, com a possibilidade de chegar aos 8K ou 120FPS num número limitado de jogos especiais. Além disto, vamos ainda poder contar com VRR e Ray Tracing como a cereja no topo do bolo.

Tudo graças ao SoC AMD baseado em núcleos CPU Zen 2 e GPU Navi (RDNA 2), que infelizmente ainda não conhecemos as especificações a 100%. Contudo, segundo as informações mais recentes, vamos encontrar aqui o GPU Navi mais rápido de sempre da AMD Radeon, sendo vastamente superior às placas gráficas RX 5700 XT hoje em dia no mercado.

Dito tudo isto, a GeForce RTX 2080 Max-Q é sem grandes dúvidas o GPU mobile mais poderoso do mundo. Sendo agora encontrado em vários portáteis em que o foco é a qualidade gráfica nos jogos mais pesados e recentes do mercado. E por sua vez, está um pouco acima daquilo que a RX 5700 XT oferece, visto que esta oferta da AMD compete diretamente com a RTX 2070.

Em suma, o grande objetivo da NVIDIA com toda esta conversa, foi mostrar que a sua tecnologia Max-Q oferece exatamente aquilo que se pede num mercado em que o consumo energético e dissipação de calor é tudo ou quase tudo

Imagem

Estamos a falar de um produto que revolucionou o mercado de portáteis. Ao oferecer performance de PC Desktop por uma fração do gasto de energia! Isto sem arruinar a autonomia da bateria ou a portabilidade da máquina.

Claro que a NVIDIA ainda não conseguiu entrar com grande força no mercado de consolas… Aliás, este mercado é um dos seus maiores rivais, visto que é fornecido quase na sua totalidade pela AMD.

Ainda assim, a gigante verde das placas gráficas continua a fazer progressos brutais a nível tecnológico! Tendo a vantagem na aceleração Ray-Tracing, enquanto a AMD Radeon apenas irá apostar na tecnologia em 2020. (As primeiras placas RTX chegaram em 2018)

Em paralelo, a NVIDIA afirma ainda que o mercado gaming de portáteis é uma das suas maiores apostas, tendo mostrado um crescimento fora de série na última década. Ao fim ao cabo, apesar de existirem 200 milhões de gamers ativos com placas gráficas NVIDIA, e da maioria destes jogar num PC Desktop… A verdade é que os portáteis estão a ganhar muita popularidade graças aos esforços da empresa! E pelos vistos, esta será a grande aposta! Ao oferecer níveis de performance bem acima daquilo que a PS5 e Xbox Series X irão oferecer.

Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte: Leak

Comentários

25 Dez, 2019 - 14:52

Comentários