Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os 10 melhores filmes de ficção científica da década!

A década de 2010 foi uma das mais produtivas quando falamos de ficção científica no cinema. Diversos cineastas proeminentes levaram às telonas alguns dos mais brilhantes e inesquecíveis filmes do gênero. E nessa lista, você vai conferir os 10 melhores títulos de acordo com a opinião deste redator.

Sinta-se livre para deixar nos comentários outros títulos que mereciam figurar entre os dez!

A Chegada

Imagem

Lançado em 2016 e dirigido por Denis Villeneuve, A Chegada é uma das grandes ficções científicas dos últimos tempos. O filme, indicado a 8 Oscar, foi aclamado pela crítica especializada, que destacou a originalidade do roteiro, a direção de Villeneuve e a atuação de Amy Adams.

Na trama, seres extraterrestres pousam sua naves em diversos lugares da Terra. Nos Estados Unidos, a renomada linguista Louise Banks tem a missão de entrar em contato com as criaturas e traduzir suas mensagens a fim de descobrir se eles são ou não uma ameaça para a humanidade.

Planeta dos Macacos: O Confronto

Imagem

Situado a cerca de uma década após os eventos de Planeta dos Macacos: A Origem, o segundo filme da trilogia de Matt Reeves, O Confronto, é um belo exemplo de filme de ação e ficção científica.

Na trama, o chimpanzé César (mais um trabalho de captura de movimentos de Andy Serkis) estabeleceu um paraíso de primatas, em que a comunicação ocorre via linguagem gestual e a existência de seres humanos é quase nula.

O filme foi recebido com aclamação da crítica, os elogios seus dividindo entre os efeitos visuais, história, direção, atuação, e profundidade emocional.

Ad Astra: Rumo às Estrelas

Imagem

O filme que Brad Pitt vai ao espaço! O mais recente título da lista, Ad Astra: Rumo às Estrelas é também um dos melhores. O longa conta a história de um astronauta que parte para além dos limites do sistema solar em busca do seu pai, desaparecido há anos, e também de uma solução para impedir uma perigosa experiência que ameaça toda a humanidade.

Ad Astra é dirigido por James Gray, que recebeu a maioria dos elogios pelo seu trabalho, impressionando a crítica. Quem também não ficou de fora da aclamação foi Brad Pitt, assim como o visual impressionante do filme.

A Origem

Imagem

Abrindo a década, A Origem foi um dos grandes destaques de 2010 ao oferecer uma história totalmente original vinda do cineasta por trás de filmes como Amnésia e Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Christopher Nolan nos apresentou Don Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão que invade os sonhos das pessoas e rouba segredos do seu subconsciente. Devido a essas habilidades, Cobb é constantemente contratado pelo mundo empresarial, e sua mais nova missão é a mais difícil da sua carreira: ele precisa plantar uma ideia na mente de uma pessoa. Se for bem sucedido, ele estará realizando o crime perfeito.

Indicado a 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, A Origem foi aclamado pela crítica, que rasgou elogios para a direção de Nolan, para o visual surpreendente do filme e para a trama inteligente e inovadora.

High Life

Imagem

O misto de ficção científica e horror fizeram de High Life um dos filmes mais elogiados de 2018. Dirigido pela cineasta francesa Claire Denis, a trama se concentra num grupo de criminosos que são enviados em uma missão espacial em direção a um buraco negro, para fins científicos.

High Life é estrelado por Robert Pattinson e Juliette Binoche. Ele foi aclamado pelo seu visual impressionante, questões surpreendentes do roteiro e pelas performances dos atores.

Gravidade

Imagem

Esse drama espacial de Alfonso Cuarón é um filme verdadeiramente inovador, instigante e emocionante. Ele nos apresenta Sandra Bullock como uma astronauta americana que fica à deriva no espaço depois que seu ônibus espacial é destruído. Durante o longa, acompanhamos seus esforços para retornar à Terra.

Gravidade foi lançado em 2013 e foi ovacionado pela crítica, que destacou a fotografia de Emmanuel Lubezki, a trilha musical de Steven Price, a direção de Cuarón, a performance de Bullock, os efeitos visuais e o uso do 3D. O longa recebeu 10 indicações ao Oscar, e saiu com 7 prêmios no fim da noite, incluindo Melhor Diretor.

Ex Machina: Instinto Artificial

Imagem

Um filme singelo, elegante e lindamente assustador. Ex Machina, dirigido por Alan Garland e lançado em 2015, conta a história de um jovem programador chamado Caleb, que ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, um brilhante bilionário que praticamente se esconde longe da "civilização". Conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais no que deve confiar.

O consenso geral da crítica em relação à Ex Machina é que ele é um filme de muito mais ideias do que de efeitos, mas mesmo assim consegue apresentar um trabalho visualmente deslumbrante, além de ser uma ficção científica como poucas vistas no cinema.

Interestelar

Imagem

Em 2014, Christopher Nolan estava, mais uma vez, decidido a trazer uma história original para as telonas. Interestelar concentra-se na trama de uma equipe de astronautas que viaja através de um buraco de minhoca à procura de um novo lar para a humanidade.

O filme foi um grande sucesso de bilheteria e ainda que não tenha causado o mesmo entusiasmo que A Origem, recebeu críticas bastante positivas. A maioria delas salientaram a mistura de drama humano com conceitos científicos, a trilha sonora, a ambição da direção, os efeitos visuais e as atuações de Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

Mad Max: Estrada da Fúria

Imagem

Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015, faz parte da franquia Mad Max inaugurada em 1979. Dirigido por George Miller, o filme se concentra em um futuro pós-apocalíptico onde gasolina e água são os bens mais valiosos. Ele segue a história de Max (Tom Hardy), que se junta a um grupo de rebeldes comandado pela Imperatriz de elite, Furiosa (Charlize Theron), para fugir do líder tirânico Senhor da Guerra e seu exército, nessa que se transforma na maior batalha já vivida em uma estrada.

O filme foi um dos grandes destaques daquele ano e ganhou elogios para suas atuações e explosivas cenas de ação, que foram feitas praticamente todas com o uso de efeitos práticos.

Blade Runner 2049

Imagem

Continuação do clássico dirigido por Ridley Scott, Blade Runner 2049 é comandado por Denis Villeneuve, que um ano antes havia lançado A Chegada. O enredo desse filme estrelado por Ryan Gosling e que conta com o retorno de Harrison Ford, centra-se em K, um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles.

Certo dia, K descobre que uma replicante teve um filho, um segredo mantido a sete chaves até então. A ideia de que replicantes possam se reproduzir é imediatamente vista como uma ameaça à humanidade, o que faz com que K seja enviado para encontrar e eliminar esse filho perdido.

Blade Runner 2049 foi aclamado pelos críticos, sendo considerado por muitos algumas das melhores sequências cinematográficas já produzidas. O filme teve indicações em cinco categorias do Oscar 2018, das quais levou duas.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

05 Dez, 2019 - 15:07

2024 Views

Comentários

Notícias