Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cal Kestis de Star Wars Jedi Fallen Order é um Herói Fracassado em Todos os Níveis

Este texto contém spoilers de Star Wars Jedi: Fallen Order .

Cal Kestis de Star Wars Jedi: Fallen Order não é um ser humano. Quero dizer, obviamente ele é interpretado por um humano, mas parece que não há nenhuma vida por trás desses olhos. Podemos ver o melhor amigo de Cal morrer diante de seus olhos, e exceto por uma única explosão de raiva, nunca mais ouvimos falar sobre esse amigo ou sobre o sentimento de perda por ele. Esse homem passou anos trabalhando ao lado de Cal, estava disposto a dar a vida por ele, e ainda assim não houve se quer uma citação de seu nome. (A propósito, é Prauf. Sim, eu tive que procurar.) E por que?. A verdade é que não tenho certeza se Cal se importa com alguém que não seja sensível à força.

Cal é aparentemente um cara legal, mas não mostra arrependimentos por ninguém além de seu Mestre Jedi. sem vacilar Cal mata facilmente mais de cem seres sencientes ao longo de Jedi: Fallen Order. Ele, sozinho, mata uma tribo inteira de Dathomirian Nightbrothers sem um pingo de arrependimento. Quem se importa se a tribo tenta três vezes seguidas fazer com que ele vá embora sem um confronto, ou que a cultura deste povo já está quase extinta?

Há muito pouco em Cal Kestis. Não sabemos o que ele faz em seu tempo de inatividade ou entendemos quem ele é fora de suas ações como um Jedi. Então, o que percebemos é que esses atos de frieza e violência são aparentemente comuns para ele. As únicas pessoas com quem ele pára e se preocupa em conversar são todas sensíveis à Força ou os que são imediatamente úteis à sua missão. Outros seres são apenas ferramentas para um fim. Este é o homem que devemos ver como um herói, de nossa fantasia Jedi. Em vez disso, ele é um homem sem humanidade.

Muitos protagonistas de jogos de ação são acusados ​​de dissonância narrativa por serem simples máquinas de homicídio . No entanto, as circunstâncias que freqüentemente forçam as mãos de seu herói de ação típico são motivadas pelo ambiente; eles estão respondendo a uma ameaça, em vez de instigá-la. Esse não é o caso aqui.

Imagem

Cal não precisou sacar seu sabre de luz quando Prauf estava obviamente se entregando à Inquisição; na verdade Prauf acabou se sacrificando em vão. Cal não precisava perseguir o holócrono Jedi que ele passa o jogo inteiro procurando; no final, ele quebra de qualquer maneira. Não que isso importe, pois os leitores do quadrinho de Darth Vader de Charles Soule já estão cientes de que Darth Vader quebrou o holocron original, que no caso é o mesmo holocron citado em Star Wars Jedi: Fallen Order. Portanto, se Cal estivesse vivo ou morto, o resultado final seria o mesmo, exceto que muito mais pessoas estariam vivas se Cal estivesse morto ou se importado com seus próprios negócios.

De fato, nada sobre as ações de Cal são realmente beneficia a galáxia. As tropas de Saw estavam libertando Kashyyyk, com ou sem ele, e no final, Cal e Saw abandonaram Kashyyyk antes que o trabalho fosse concluido. A nightsister Mirren estava reconstruindo sua sociedade; agora Dathomir está em ruínas novamente enquanto ela navega junto com Cal para ver a galáxia. Zeffo ainda ocupa o território imperial. Bogano tem menos animais selvagens. Ilum continua sendo extraído para obter cristais kyber. ou seja, Nada foi realizado, exceto uma bagunça com pessoas morrendo, muitas delas nem mesmo tendo uma palavra a dizer sobre o assunto.

É quando disse que a Segunda Irmã é muito mais simpática, apesar de ser uma Sith Inquisidora assassina. Ficamos sabendo que a Segunda Irmã foi abandonada e enganada por seu Mestre Jedi, traída enquanto tentava proteger os filhos de uma mulher do império que praticamente a criou, torturada além do necessario, e ainda assim ela não deixou que isso a derrubasse. Ela tem objetivos: sobreviver e transcender a fraqueza de seu mestre Jedi.

A Segunda Irmã se mostra muito eficiente em trabalho. Ela brinca com as expectativas de seu oponente. Sua presença sempre muda as circunstâncias. Ela encontra o templo em Zeffo antes de Cal. Ela neutraliza a rebelião em Kashyyyk e restaura a ordem imperial em um dia. A Segunda Irmã realiza muito com poucas ações. Ela tem uma história e motivação com a qual podemos nos relacionar. Todos sabemos como é se sentir traído e suportar dificuldades apenas para melhorar a nós mesmos.

Com a Segunda Irmã, até entendemos por que ela e seu mestre não se deram bem, porque conhecemos seu mestre. Cere pode alegar que ela não é mais uma Jedi, mas ela claramente se torna a mentora de Cal e como tal, aprendemos o suficiente sobre ela para entendê-la como pessoa. Ela é uma covarde que precisa superar seus medos e sua culpa, mas podemos ver como esses dois personagens se empurraram por seus respectivos caminhos.

Imagem

Compare Cere com o primeiro mestre de Cal, Tapal, que morre durante a Ordem 66. O que sabemos sobre ele? Ele é o homem mais frio do Lasat. Não há razão para nos preocuparmos com a morte dele, então quando ele morre e Cal reage, não podemos nos envolver com isso. Esta não é a perda de alguma figura paterna ou algo assim; é um homem que conhecemos há talvez cinco minutos que não nos deixa quase nenhuma boa impressão. Na verdade, ele tem menos diálogo com Cal do que Prauf, mas é a pessoa que Cal se refere sempre que se arrepende da morte de alguém. Ele quebra seu próprio sabre de luz por se culpar de não ter salvo Tapal durante a Ordem 66. isso é um fracasso na narrativa porque não nos envolvemos com esse sentimento de perda.

E essa quebra do sabre de luz é quando Star Wars Jedi: Fallen Order renuncia a suas próprias lições e fundamentos. Um Jedi é mais do que um sabre de luz. O sabre de luz é apenas uma ferramenta. No entanto, Fallen Order trata a perda do sabre de Cal como ele tivesse se perdido completamente como um Jedi. Por que? Ele ainda tem a Força, mas tudo em Fallen Order é de alguma forma construído em torno do seu sabre de luz a tal ponto que Cal não é nada sem o seu sabre. Ele não é Jedi. Ele é um garoto com uma espada brincando de ser um Jedi.

Isso destaca uma das maiores falhas em Fallen Order. A Respawn disse que eles queriam uma experiência semelhante a Série Souls, mas Fallen Order esquece que uma das partes mais cruciais de Dark Souls é a quantidade de maneiras pelas quais você pode resolver a maioria de seus desafios. É concedido aos jogadores a liberdade de se adaptarem como bem quiserem, com uma dezenas de estilos de jogabilidade em potencial. em Fallen Order você tem apenas um estilo de jogabilidade, porque mesmo mecanicamente, Cal não tem expressa profundidade.

Todo mundo obtém as mesmas atualizações, realiza os mesmos movimentos e enfrenta os mesmos oponentes da mesma maneira. Não é que essa progressão e o design do jogo sejam ruins, mas limita inerentemente a jogabilidade de Fallen Order . Para todos os templos antigos que Cal visita e os outros sensitivos da Força com quem ele fala, o melhor que ele pode fazer é assassinar Stormtroopers. Ele não é um guardião da paz; ele é um soldado e contraria tudo o que os Jedi deveriam ser. Sua preocupação é apenas derrubar o Império e restaurar a Ordem como era antes.

Nada que Cal Kestis faça contribui para algo construtivo. Tudo o que ele faz é deixar a destruição em seu rastro. Fico feliz que Star Wars Jedi: Fallen Order seja um prequel antes de A New Hope e que Cal Kestis esteja fadado ao fracasso. Ele pode ter sobrevivido a este jogo, mas sua sorte se esgotará. Porque se Cal Kestis fosse o único a construir a nova Ordem Jedi, eles não seriam melhores que a Inquisição que veio antes dela.

Fonte: Escapistmagazine

Comentários

30 Nov, 2019 - 01:26

Comentários