Diablo 4 foi quase um Dark Souls
O anúncio da chegada de Diablo IV foi uma surpresa no universo gamer. Em partes deixou muitos jogadores extremamente felizes e outros torcendo o nariz. Diablo com seu estilo mais obscuro e o retorno muito mais próximo da mítica do segundo game, chegou a agradar aos fãs mais antigos do game. Mas, e se… como nos universos das HQs com suas narrativas de como poderia ter sido os acontecimentos de determinada história, Diablo IV tivesse sido um jogo totalmente diferente?E novamente como nas HQs, Matt McDaid, responsável artístico do título, disse que realmente as coisas estiveram próximas de serem assim com o quarto jogo. Matt, assegurou que, no início do desenvolvimento, foram muitas as dúvidas de como o jogo deveria ser. E elas eram bem sérias. As conversas acabaram com o que foi mostrado há alguns dias, mas também estiveram perto de desenvolver um jogo ao estilo de Dark Souls.
Tendo em conta o tom mais sinistro e gótico do apresentado, a revelação nem sequer é assim tão surpreendente. No entanto, a grande diferença teria sido uma perspetiva na terceira pessoa, incluindo com um estilo parecido ao que acontece em God of War, com a possibilidade de colocar a câmera no ombro ou nas costas dos protagonistas.
McDaid em uma entrevista concedida ao VG24/7, disse que "na verdade é que consideramos diferentes opções nas etapas de pré-produção, e não descartávamos nada. Experimentamos várias opções de câmera, mas, quando chegamos à perspetiva isométrica, sentimos que era Diablo, de início ao fim."
O comentário pode deixar os jogadores com aquela vontade de ter visto o novo Diablo sobre esta perspectiva, ou não. Pelo menos, a Blizzard resolveu ficar pelo seguro, evitando a possibilidade de irritar ainda mais os fãs que já estavam bastante desagradados com a revelação de Diablo Immortal na BlizzCon do ano passado.