Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como a Inteligência Artificial influencia no cotidiano

A Inteligência Artificial está presente em várias situações do dia a dia moderno. A AI (Artificial Intelligence), como ela também é conhecida, pode ser útil das mais variadas maneiras, tanto nos setores industriais, como no atendimento online dos serviços bancários.

A AI, de uma forma bem simples, pode ser definida como a capacidade que as máquinas possuem de processar conhecimento, bem como possibilidade de aprender, raciocinar e atuar de maneira mais autônoma.

Esqueça, por enquanto, os robôs humanizados das histórias de fantasia e ficção científica. A Inteligência Artificial do mundo real é mais segura, mais "pé no chão" e está atuante em vários aspectos do nosso cotidiano.

Antes de compreender como máquinas pensantes podem ajudar nas nossas tarefas diárias, é importante aprender que o conceito de Inteligência Artificial já existe desde meados do século XX.

No entanto, diante dos avanços tecnológicos relacionados à programação, entre elas a "Computação em Nuvem", é possível afirmar que atualmente a Inteligência Artificial está ganhando mais espaço e evoluindo cada vez mais.

Para você ter uma melhor compreensão de como as máquinas que pensam podem ajudar você, pense no seu Smartphone, esse seu amigo que o acompanha desde a hora de acordar até a hora de dormir.

Sempre que você utiliza o seu smartphone, já está presenciando como a Inteligência Artificial ajuda você, pois por meio de cada recomendação personalizada e dos resultados de pesquisa relevantes, várias tecnologias permitem a AI trabalhar.

Inteligência Artificial até na hora de fazer compras online

Quem investe no gerenciamento de uma loja virtual também trabalha constantemente auxiliado pela inteligência artificial. Um exemplo disso já começa no tipo de hospedagem utilizada para esse tipo de empreendimento.

Um e-commerce se beneficia muito com a hospedagem Cloud. Esse tipo de hospedagem é baseado nos conceitos da Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem.

Imagem

Graças a esse tipo de hospedagem, o seu site de e-commerce ganha mais qualidade para suportar o tráfego, mais velocidade no carregamento e você ainda pode expandir a capacidade do servidor conforme nota o crescimento do site.

Além disso, a adoção de chatbots, que consiste em um atendimento personalizado ao seu cliente realizado por meio da Inteligência Artificial.

Como as lojas virtuais possuem a vantagem de ficarem abertas 24h por dia, ter à disposição a tecnologia de atendimento via chatbot é uma forma de não deixar na mão nem mesmo aquele cliente que acessa o seu site durante a madrugada.

A Inteligência Artificial no seu dia a dia

Falando em atendimento 24h, o fato é que a cada instante do nosso cotidiano, de alguma forma de outra, estamos utilizando e sendo beneficiados pela tecnologia da Inteligência Artificial.

Quer alguns exemplos práticos disso? Então repare ao seu redor, na maneira como você consome entretenimento ou checa as suas mensagens no seu e-mail.

A Inteligência Artificial em nosso cotidiano se manifesta em diversos meios e formas. Vamos ver alguns exemplos a seguir.

Dispositivos Móveis

Telefone celular que serve apenas para fazer ligações e jogar alguns joguinhos são jurássicos. Hoje em dia a tecnologia empregada nos smartphones se baseia em aplicativos baseados em Inteligência Artificial.

Um exemplo disso são os comandos de voz intuitivos, que facilitam as pesquisas de conteúdos, bem como tornam mais ágil a interação entre máquina e usuário.

Televisão

O sistema que a Netflix utiliza para recomendar filmes e séries para você é um exemplo prático da Inteligência Artificial influenciando o modo consumimos entretenimento.

Imagem

Inclusive, vale salientar que esse é o mesmo sistema utilizado para sugerir vídeos no Youtube para os usuários.

Esse sistema utiliza um padrão com as informações dos tipos de filme, séries ou vídeos que o usuário assiste com mais frequência e, dessa maneira, realiza recomendações na sua página inicial tentando se adequar aos gostos pessoais do consumidor.

No entanto, é importante destacar que o Spotify, famoso serviço de música por streaming, também utiliza esse recurso. Ou seja, a máquina, baseada na Inteligência Artificial, sugere o que a gente pode escutar e assistir.

Não custa lembrar também que o Facebook, uma das redes sociais mais populares da atualidade, também conta com esse recurso na hora de sugerir postagens, notícias contatos e anúncios.

Mensagens de e-mail

Se hoje o seu e-mail evita que você seja importunado por spams filtrando diariamente mensagens inúteis, agradeça a Inteligência Artificial.

Graças a ela o seu e-mail é capaz de reconhecer o que é spam por meio da análise de características específicas, como, por exemplo, a utilização de determinadas palavras nos remetentes.

Setor Industrial

Atualmente, graças a um conceito conhecido como Internet das Coisas (IoT), máquinas conectadas à web possuem condições de produzir de maneira mais rápida e automatizada.

Além disso, a Inteligência Artificial também pode melhorar a logística da indústria, indicando quais máquinas devem ser substituídas, por exemplo.

Conclusão

A AI está tão impregnada em nosso dia a dia que a gente não percebe. Até mesmo no trânsito, quando um aplicativo como o Waze mostra para você um trajeto com menos engarrafamento, você tem aí a Inteligência Artificial.

Fora isso, a união da Inteligência Artificial com outros recursos tecnológicos irá mudar cada vez mais a forma como consumimos e usamos produtos e serviços.

Portanto, longe daquela visão pós-apocalíptica dos filmes de robôs, pode utilizar tranquilamente o seu smartphone e outros produtos. A Inteligência Artificial é a sua aliada.

Fonte: Tribogamer

Comentários

03 Jul, 2019 - 23:56

Comentários