Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Depois de quatro anos, mercado de games pode ter novo líder

Com previsão de receita de quase 37 bilhões de dólares, mercado americano de jogos eletrônicos deve superar o chinês pela primeira vez desde 2015

O mercado americano de games vai recuperar a liderança global em 2019. Essa, pelo menos, é a previsão da empresa de pesquisas Newzoo. De acordo com o estudo, o faturamento americano deve somar 36,9 bilhões de dólares, valor que superior ao que será arrecadado na China neste ano e que não foi divulgado. A última vez que os Estados Unidos ocuparam a primeira colocação do setor foi em 2015.

A previsão otimista é explicada no congelamento das licenças de novos jogos na China. Em agosto do ano passado, a imprensa internacional noticiou que o governo chinês, com decisões que passaram pelo ministério da Cultura e do Turismo do país, decidiu impedir o lançamento de novos jogos no mercado local.

Isso trouxe trouxe consequências continentais. Antes o mercado que mais crescia no mundo, continente asiático deve ver as vendas de jogos e consoles aumentarem apenas 7,6% neste ano. É um percentual abaixo do que deve ser registrado na América do Norte, 11,7%, na Europa e na África, 11,5% e na América do Sul, 11,1%. Vale destacar, contudo, que 72,2 bilhões de dólares, ou 47% da receita global do setor, ainda está concentrada na Ásia.

As empresas, é claro, não passaram imunes dos problemas recentes na China. O maior exemplo é a Tencent, A gigante chinesa responsável pelo aplicativo de mensagens WeChat viu seu faturamento crescer apenas 9% em 2018 e somar 19,7 bilhões de dólares. No ano anterior, a alta foi de 51%.

Com sede em Shenzhen, a Tencent se tornou uma das principais empresas do mundo no setor de jogos. A companhia em estúdios como Riot Games, a Blizzard, a SuperCell e a Epic Games. Este último, inclusive, é responsável por um dos maiores fenômenos virtuais da história, Fortnite, que já tem mais de 250 milhões de jogadores em todo o planeta. Em 2018, de acordo com o TechCrunch, o jogo fez a Epic Games lucrar 3 bilhões de dólares e aumentar seu valor de mercado para mais de 15 bilhões de dólares.

Fonte: Exame/Abril

Comentários

23 Jun, 2019 - 19:18

Comentários