Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

15 séries para ver depois de Game of Thrones

Nós te ajudamos a preencher esse vazio.

Não é descalabro algum afirmar que Game of Thrones foi uma série que marcou a história da televisão, tanto pelos vastos e complexos enredos, como os altos valores de produção associados à mesma.

No entanto, Game of Thrones tem vindo a ser muito criticada aos longo das últimas temporadas e, por melhor que os momentos iniciais tenham sido, a série não conseguiu manter esse nível de qualidade, especialmente quando os criadores esgotaram os livros de George R. R. Martin e tiveram que preencher a completar eles mesmos toda a história sobre as personagens dos Sete Reinos.

A qualidade diminuiu notavelmente de temporada para temporada, com especial destaque para a Season 8 em que os fãs não perdoaram a falta de consistência dos últimos episódio da série, criando inclusive uma petição que pede à HBO um remake dos últimos acontecimentos. Apesar de tudo isto, a série deixou um vazio naqueles que acompanharam todos os episódios

Mas não te preocupes! Nós temos uma solução. No Eurogamer Portugal somos também grandes fãs de séries televisões e temos para partilhar contigo uma lista de séries que vão ajudar-te a preencher esse vazio que Game of Thrones. Atenta que nem todas as séries são de fantasia, até porque não há nada directamente comparável a Game of Thrones.

Breaking Bad

Breaking Bad durou apenas 5 temporadas, mas continua a ser uma das nossas séries favoritas de sempre - a história de Walter, o professor de química que entra na produção de metanfetaminas quando descobre que tem cancro de pulmão parece simplista, mas o criador levou a premissa ao máximo e mostra como a sede pela riqueza e poder pode corromper a pessoa mais simples e honesta.

A transição lenta de Walter de um simples professor, pai e marido, para um magnata rico e impiedoso é feita de forma lenta mas de tal maneira realista que a linha entre herói e vilão começa a ficar cada vez mais ténue. Juntamente com o carismático Jesse, a aventura de Walt no mundo das drogas vai ganhando repercussões cada vez maiores, até mesmo no seio da família de Walter.

A sua vida começa, pouco a pouco, a ruir à sua volta - um projecto fabuloso que em muito se deve às performances fabulosas por parte dos actores mas também a um guião sólido que não deixa margem para erros.

True Detective

Mais uma produção com carimbo da HBO.

True Detective rompe com o formato habitual das séries televisivas e cada temporada é uma história completamente nova sem qualquer associação aos episódios anteriores. A única coisa que une as histórias de cada temporada é que são casos de detectives extremamente complicados e delicados.

Como cada nova temporada é uma história nova, os actores nunca são os mesmos. A primeira temporada contou com Matthew McConaughey e Woody Harrelson nos papéis de protagonistas. Na segunda temporada foi apresentada uma nova dupla representada por Colin Farrell e Rachel McAdams.

Embora a primeira temporada já tenha estreado em 2014, a série passou por um hiato após a segunda temporada de 2015. Assim sendo, a terceira temporada, que conta com Mahershala Ali e Stephen Dorff nos papéis de detectives, só estreou em 2019.

Cada temporada tem apenas oito episódios, mas ficarás agarrado desde os primeiros minutos. Nic Pizzolatto já provou ser um mestre em criar dramas policiais para a televisão.

Gomorrah

The Sopranos é tida em conta como a melhor série sobre a Mafia e isso até podia ser verdade até há uns anos, mas agora existe uma série ainda melhor que retrata o modus operandi da mafia de uma forma nunca antes vista na televisão.

Gomorrah é uma série produzida em Itália baseada no livro de Roberto Saviano (que uns anos antes da série, também deu a origem a um filme com o mesmo nome). A história é sobre uma guerra famílias e grupos de criminosos que estão a disputar regiões a norte de Nápoles: Secondigliano e Scampia (também conhecidas como Boca do Lixo).

A série ainda não terminou e está actualmente na quarta temporada. É uma retrato assustadoramente fiel ao mundo criminoso da Nápoles em que a sede de poder e dinheiro gera um número chocante vítimas e efeitos colaterais. Depois de assistires a Gomorrah, ficarás a pensar que The Sopranos é uma série para meninos.

A prova de que nem todas as grandes séries têm que vir dos Estados Unidos da América.

Rome

Uma série com uma produção megalómana, com um orçamento de $100 a $110 milhões para a primeira temporada, que nasceu graças a uma parceria entre a HBO e a BBC. Com apenas duas temporadas devido ao custo elevado da série, Roma é um dos melhores dramas históricos já produzidos para a televisão.

A história de Roma segue a vida de dois soldados - Lucius Vorenus e Titus Pullo - em que Roma estava na eminente transição de República para Império. Os eventos retratados na série mostram como esta transição afectou a população naquela época.

Bruno Heller, um dos escritores da série, disse posteriormente numa entrevista havia planos para um terceira e quarta temporada, que decorreriam no Egipto, e uma quinta que seria na Palestina durante a época de Jesus Cristo. O cancelamento da HBO forçou os escritores a compactarem as temporadas seguintes na segunda temporada.

Apesar da segunda temporada não ter sido produzida de acordo com os planos, a série Rome tornou-se altamente premiada. A primeira temporada recebeu quatro Emmys. A segunda recebeu sete Emmys.

Sons of Anarchy

A série de Kurt Sutter é um chamado slow burner: uma série aparentemente banal e que não te impressiona nos primeiros episódios, mas que eventualmente te deixa agarrado ao seu diverso leque de personagens.

Sons of Anarchy acompanha a vida de um grupo de motoqueiros na fictícia vila de Charming na Califórnia com Jax Teller como protagonista. Jax, o filho de um dos fundadores do clube, quer romper com passado e encaminhar as actividades do clube numa direcção legal, mas o que inicialmente parece fácil torna-se numa tarefa complicada que afecta a vida de Jax e dos restantes membros do clube de formas inesperadas.

Uma série que explora a fundo o mundo criminoso do clubes de motoqueiros e que deixa bem patente que nem tudo é preto no branco. Prepara-te para uma viagem de sete temporadas com momentos que te vão deixar emocionalmente devastado.

The Last Kingdom

Assim como The Game of Thrones, The Last Kingdom é baseada numa série de livros chamada The Saxon Stories. A série mistura ficção com os acontecimentos históricos na Grã Bretanha entre os séculos IX e X, com particular ênfase nos conflitos na região com os Vikings.

No centro da narrativa está Uhtred de Bebbanburg, um lorde Saxão da Nortúmbria que foi capturado em criança pelos Vikings e criado como tal. Já em adulto, Uhtred tenta recuperar aquilo que é seu por nascença, mas vê-se dividido entre as suas origens saxónicas e a sua educação de Viking.

The Last Kingdom tem actualmente três temporadas disponíveis, com uma quarta temporada já aprovada e em produção.

Vikings

A série do canal História estreou em 2013 e desde então que tem sido um sucesso para quem não dispensa histórias épicas.

O tema cruza-se com The Last Kingdom, mas são fundamentalmente séries diferentes. Vikings explora mais a cultura Viking e decorre antes dos eventos retratados em The Last Kingdom, mostrando efectivamente a primeira invasão Viking à Grã-Bretanha.

O leque de personagens cresce ao longo das temporadas, mas efectivamente os holofotes estão colocados em Ragnar Lodbrok, um rei lendário entre os nórdicos. A narrativa é a perfeita mistura entre realidade e ficção, sendo a série ideal para quem quer aprender e ser entretido.

Os fãs de Vikings estão à espera da sexta temporada, que já foi confirmada pelo canal História como a última.

Spartacus

O que lhe falta em finesse compensa com diversão.

Spartacus é mais uma série que tem a antiga Roma como palco mas que mostra a brutal perspectiva dos gladiadores: lutadores treinados intensivamente para lutarem até à morte em arenas como o Coliseu para prazer e entretenimento do povo e das classes mais elevadas.

Existe uma base histórica que apoia a série, mas muitos dos seus elementos são exagerados ou romantizados propositadamente para criar uma história que entretenha os espectadores e crie empatia com as personagens.

Se não te importas com violência e cenas sexuais em doses exageradas, Spartacus é uma excelente série para descontrair se não estás à procura de seriedade ou de algo mais profundo.

The Wire

A derradeira série sobre gangsters.

The Wire foi uma revolução na televisão ao mostrar uma perspectiva nunca antes vista no entretenimento sobre o mundo da droga. Com a cidade de Baltimore como cenário, The Wire explora sem filtro o tráfico de droga nas zonas desfavorecidas da cidade oferecendo uma dupla perspectiva: de um lado os envolvidos no tráfico de droga; e do outro as forças policiais que tentam por um fim ao crime.

Mais do que isso, The Wire demonstra como as pessoas são sempre um produto do meio onde vivem e como a estrutura da sociedade promove certos grupos apenas para prejudicar outros. À primeira vista, é mais uma série sobre o mundo do crime, mas olhando a fundo, é o retrato de uma cidade desde as camadas mais baixas até às mais altas.

The Crown

Quem diria que a vida de um monarca dava uma série tão apelativa?

Quando pensas na monarquia britânica, provavelmente vem-te à cabeça imagens de casamentos reais, baptizados e desfiles muito bonitos com os monarcas a acenarem às multidões de pessoas. Embora esses momentos façam parte da vida de um monarca, há uma série de coisas que acontecem nos bastidores que provavelmente desconheces.

The Crown é a série que acompanha a vida da actual rainha Elizabeth II desde a sua juventude até se tornar adulta. Para quem está de fora, a vida de um monarca pode parecer aborrecida, mas a série The Crown mostra os dramas, dilemas e sacrifícios pessoas que isso implica. A série tem neste momento duas temporadas, com uma terceira a caminho.

Black Sails

Black Sails é uma série produzida pelo canal Starz (o mesmo de Spartacus) que explora a época dourada da pirataria.

A série serve de prequela para o livro fictício "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson. Em 1715, na ilha de New Providence nas Bahamas, a pirataria atingiu o auge num território sem leis controlado por vários capitães pirata.

Entre eles está o Capitão Flint. Motivado por razões secretas, quer encontrar um tesouro grandioso antes de toda a gente, mas a concorrência dos outros capitães é elevada. Uma série de sonho para quem adora piratas e que mistura drama, acção e personagens carismáticas.

Stranger Things

A série da Netflix, que cuja terceira temporada estreia a 4 de Julho, faz-nos sentir crianças novamente.

Acompanha a aventura de um grupo de jovens na cidade de Hopkins, no Indiana, que não desistem de encontrar o seu amigo Will que desapareceu misteriosamente a voltar para casa depois de uma noitada de jogatina de tabuleiro.

Uma mistura adorável de mistério, aventura e elementos sobrenaturais apenas comparável ao filme E.T.: O Extraterrestre de Steven Spielberg.

Altered Carbon

Altered Carbon dá-nos uma visão de um possível futuro, um futuro em que os nossos corpos são descartáveis e há uma distinção entre uma morte "falsa" e uma morte "verdadeira".

A série da Netfix, baseada num livro com o mesmo nome lançado em 2002 pelo autor Richard K. Morgan, tem elementos tanto de Blade Runner como de Deus Ex, mas consegue distanciar-se e apresentar uma nova problemática.

Altered Carbon é uma daquelas séries que cresce lentamente. Cada episódio vai relevando mais curiosidades deste universo intrigante e perverso. A personagem de Takeshi Kovacs vai crescendo juntamente com a série, que releva pouco-a-pouco as suas origens e memórias do passado.

Uma série recomendada para quem gosta de ficção científica.

O Mecanismo

Se adoraste filmes como A Cidade de Deus e Tropa de Elite, a série o Mecanismo da Netflix é a tua "praia".

O Mecanismo é uma produção brasileira para a Netflix sobre a "Operação Lava-Jato", a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro na história do Brasil. Excluindo o pormenor de que os nomes dos envolvidos foram excluídos, a série explica em pormenor a relação e troca de favores entre políticos, partidos e grandes companhias.

Uma imagem assustadora do Brasil em formato de série. Altamente recomendada para portugueses e brasileiros.

Narcos

Pablo Escobar. É um nome que todos já ouviram falar, mas será que conheces a sua história?

Narcos é a série da Netflix que explora a história dos barões da droga e começa precisamente com Pablo Escobar, o colombiano que exportava cocaína para quase todo o mundo e que tinha mais poder e influência que o governo colombiano.

As duas primeiras temporadas são meramente dedicadas a Pablo Escobar, mas a série continuou mesmo depois de terminar este arco narrativo. A terceira temporada continuou na Colúmbia, rodando o holofote para o Cartel de Cali. A quarta temporada é o início de um novo arco, passado no México.

Seguramente uma das melhores séries da Netflix.

Fonte: Eurogamer

Comentários

24 Mai, 2019 - 19:06

Comentários