Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Preservação virtual: monumentos do mundo real que já apareceram em games

Em abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame,em Paris, sofreu um incêndio devastador, que destruiu uma parte significativa de sua estrutura.

Felizmente, o processo de restauração será possível, curiosamente em parte graças ao trabalho da publisher francesa Ubisoft, que criou uma versão virtual da catedral no jogo Assassin's Creed Unity.

Notre-Dame, porém, é dificilmente o único monumento a ser recriado para um videogame. Por isso, listamos algumas das estruturas mais memoráveis do planeta, que podem ser exploradas em diversos games.

Basilica di Santa Maria del Fiore (Assassin's Creed)

Imagem

A maior basílica de Florença - e uma das maiores de toda a Europa - foi recriada em todo o seu esplendor para Assassin's Creed II, podendo ser explorada pelo herói (e florentino de nascença) Ezio Auditore.

Ponte Vecchio (Assassin's Creed)

Imagem

Parte da abertura de Assassin's Creed II acontece na icônica Ponte Vecchio, mostrando um conflito entre os Auditore e os Pazzi.

Piazza di San Marco (Assassin's Creed)

Imagem

Um dos - senão o maior - monumento histórico da cidade de Veneza, a versão medieval da Piazza de San Marco - incluindo sua catedral e torre do relógio - também pode ser encontrada durantes as aventuras de Ezio em ACII

Basílica de São Pedro (Assasin's Creed)

Imagem

Vista Assassin's Creed II e principalmente em Brotherhood, a Basílica de São Pedro é o local mais importante em todo o catolocismo, sendo a principal base de operações do Papa.

... Que, na época destes jogos, era um dos maiores inimigos de Ezio, Rodrigo Borgia/Alexandre VI.

Coliseu (Assassin's Creed)

Imagem

As ruínas do Coliseu romano eram totalmente exploráveis em Assassin's Creed Brotherhood

Torre de Gálata (Assassin's Creed)

Imagem

Ereta nos tempos de Constantinopla, a Torre Gálata sobreviveu à tomada da cidade pelos Turcos - e até hoje! -, podendo ser escalada em Assassin's Creed: Revelations

Santa Sofia (Assassin's Creed)

Imagem

Uma histórica igreja ortodoxa transformada em mesquita após a tomada de Constantinopla pelos Turcos, a Basílica de Santa Sofia (ou Hagia Sophia) é um dos principais pontos turísticos de Istambul, servindo hoje como um museu.

Em Assassin's Creed: Revelations, o jogador pode ver e explorar esta magnífica construção

St. Paul's Chapel (Assassin's Creed)

Imagem

Um dos monumentos mais antigos ainda de pé em Nova York, a igreja de St. Paul's Chapel pode ser visitada apenas poucos anos após sua construção em Assassin's Creed III.

Catedral de Notre-Dame (Assassin's Creed)

Imagem

Construída entre 1163 e 1345, a Catedral de Notre-Dame de Paris é um dos monumentos mais famosos em toda a França, um dos maiores exemplos de arquitetura gótica ainda preservada - mesmo após o incêndio 2019.

Por se passar durante a Revolução Francesa, Notre-Dame é um dos principais destaques de Assassin's Creed Unity, com o jogador podendo visitá-la no papel de Arno.

Panteão (Assassin's Creed)

Imagem

lém de Notre-Dame, outro monumento histórico icônico de Paris presente em AC Unity é o Panteão, um dos mausoléus mais conhecidos do planeta e local de descanso para figuras como René Descartes, Jean-Jacques Rosseau, Marie Curie e Victor Hugo.

Torre Elizabeth (Assassin's Creed)

Imagem

Passando-se em Londres, Assassin's Creed Syndicate está repleto de locais históricos da Inglaterra, mas nenhum é tão reconhecido quanto a Torre Elizabeth, conhecida popularmente como Big Ben (em referência ao sino de seu relógio), próximo ao igualmente icônico Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento.

Pirâmides de Gizé (Assassin's Creed)

Imagem

Um dos monumentos mais antigos da História que sobreviveu até os tempos modernos, as Pirâmides de Gizé podem ser vistas de forma ainda mais magníficas em Assassin's Creed Origins, com sua camada original de calcário que a fazia brilhar ao sol.

Partenon (Assassin's Creed)

Imagem

Originalmente um templo dedicado à deusa Atena, o Partenon sofreu bastante com o passar dos séculos, chegando a ser quase totalmente destruído após um ataque de forças venezianas contra otomanos que ocupavam Atenas, em 1687.

(Desde então a estrutura foi - parcialmente- reconstruída)

Em Assassin's Creed Odyssey, é possível ver o templo em toda sua glória original.

Casa Branca (The Division 2)

Imagem

Saindo da série Assassin's Creed (mais ainda ficando com a Ubisoft), The Division 2 se passa na capital dos EUA, Washington D.C., e uma de suas principais locações é a Casa Branca, residência do Presidente e símbolo do Poder Executivo.

Capitólio (The Division 2)

Imagem

Outra estrutura icônica de Washington, o Capitólio representa o Poder Legislativo, e também pode ser visto no jogo de ação da Ubisoft.

Willis Tower (Watch Dogs)

Imagem

Passando-se em Chicago, o primeiro Watch Dogs traz uma série de marcos conhecidos da cidade, incluindo a icônica Willis Tower (antes conhecida como Sears Tower), um dos maiores arranha-céus do planeta.

Golden Gate (Watch Dogs 2)

Imagem

Talvez a ponte mais famosa do planeta, a Golden Gate - e sua visão para o Oceano Pacífico - foram recriadas pela Ubisoft em Watch Dogs 2

Letreiro de Hollywood (L.A. Noire)

Imagem

O jogo de investigação L.A. Noire procurou recriar a Los Angeles da década de 1940 em grandes detalhes, e é claro que o letreiro de Hollywood - na época ainda com o sufixo "land", removido só em 1949 - aparece com proeminência sempre que o jogador dirige por aquela região da cidade.

Usina de Chernobyl (S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl)

Imagem

Palco do pior acidente nuclear da História, a Usina de Chernobyl é um dos locais mais importantes do jogo apocalíptico (e clássico cult) S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl, sendo considerado o coração da área conhecida como The Zone.

Pripyat (Call of Duty 4: Modern Warfare)

Imagem

Indiretamente relacionado ao exemplo acima, uma das missões mais famosas de Call of Duty 4: Modern Warfare se passa na cidade-fantasma de Pripyat, que foi abandonada após o desastre de Chernobyl.

No jogo, é possível ver locais como a piscina pública abandonada, e até uma batalha contra forças inimigas ao pé da roda-gigante do parque de diversões da cidade.

Space Needle (inFamous: Second Son)

Imagem

Um dos exclusivos da leva inicial do PS4, inFamous: Second Son se passa em Seattle e, naturalmente, tem sua própria versão da torre Space Needle.

Castelo de Edimburgo (Forza Horizon 4)

Imagem

Forza Horizon 4 tem como mapa uma versão resumida do Reino Unido, e sua principal cidade é Edimburgo, capital da Escócia.

Não é uma recriação exata, mas é possível encontrar monumentos históricos como o Castelo de Edimburgo. Não só isso, o jogador pode até usá-lo como residência!

Times Square (Marvel's Spider-Man)

Imagem

Marvel's Spider-Man procura recriar a ilha de Manhattan com certa fidelidade - embora ainda com algumas liberdades criativas, como a Torre dos Vingadores.

Um dos pontos recriados de forma impressionante é Times Square, local mais visitado por turistas da cidade, com direito as reluzentes letreiros de neon e a escadaria vemelha no centro da área.

Edifício Chrysler (Marvel's Spider-Man)

Imagem

O Edifício Chrysler, um dos grandes arranha-céus da cidade erguido nas primeiras décadas do século XX, também pode ser visitado pelo Cabeça de Teia.

Edifício Empire State (Marvel's Spider-Man)

Imagem

E nenhuma Nova York estaria completa sem sua própria versão do icônico Edifício Empire State, provavelmente empatado com a Estátua da Liberdade como maior cartão-postal de Nova York.

Em Marvel's Spider-Man, o jogador tem o benefício adicional de escalar o prédio e saltar de sua antena, mergulhando no ar antes de voltar a balançar nas teias pela cidade.

Fonte: Theenemy

Comentários

20 Abr, 2019 - 10:35

1812 Views

Comentários

Notícias