Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Coluna: estamos vivendo o fim dos jogos difíceis?

Houve um tempo em que os jogos de vídeo game faziam você suar. E, é claro, não estamos falando de uma era de controle sensíveis a movimento. Há algumas gerações, a tensão e a dificuldade elevada dos games eram mais que suficiente para que suas mãos começassem a umedecer até um ponto em que você tinha de soltar o controle e secá-las rapidamente a toalha improvisada em sua camiseta.

Os jogos já foram muito difíceis. Muito mesmo. Quem viveu a era dos 8 e 16 bits provavelmente deve se lembrar de que o simples ato de completar um jogo valia mais do que qualquer troféu platina ou conquista na atualidade. Os títulos realmente desafiavam o jogador e, quando a vitória era nossa, a gratificação era realmente marcante.

Agora, estamos cercados por títulos em que o desafio é praticamente nulo, tornando-se uma experiência quase passiva. Até mesmo algumas franquias clássicas sofreram com os padrões atuais, deixando para trás muitas de suas características consagradas pelos fãs da velha guarda. Mas, em meio a um cenário no modo Very Easy, ainda temos alguns títulos que são como um tapa na cara de grandes desenvolvedoras.

Eis que surge a questão: será que estamos vivendo o fim dos jogos difíceis?

Acessível: a palavra inimiga dos hardcore

Durante um debate casual sobre o filme X-Men Origens: Wolverine, uma obra, supostamente, feita especialmente para quem é fã do carcaju da Marvel, cheguei rapidamente a conclusão de que a acessibilidade é a palavra que os fãs de verdade jamais querem ouvir.

Tornar algo acessível significa moldar uma obra de acordo com o gosto geral, distanciando-se da especificidade dominada por quem realmente é fã. No caso de Wolverine, o sangue e a brutalidade simplesmente sumiram para que o título pudesse, também, ser visto legalmente por um público adolescente. Agora, pergunte para os fãs: quando o Wolverine de uma batalha sem estar encharcado com sangue?

Nos jogos, essa acessibilidade acontece todos os dias. A indústria do entretenimento eletrônico realmente é uma gigante, com uma lucratividade que supera o cinema e a música. Essa dimensão trouxe pontos positivos e garantiu a sua longevidade saudável, mas também tropeçou em vários sentidos.

Imagem

Segure a minha mão

Como estamos tratando de algo abrangente, os desenvolvedores sempre visam agradar o máximo de jogadores possível. Ou seja, casuais, crianças, idosos e hardcores, todos felizes com o mesmo título. Na teoria, isso já parece um absurdo. Mas, na prática, tudo fica ainda pior.

Uma enxurrada de tutoriais e dicas, muitas vezes desnecessárias, acabam surgindo logo de cara num título. E, muitas vezes, é impossível pular essa parte da experiência, obrigando até mesmo os jogadores com mais de 20 anos de tiroteios virtuais a relembrarem como se deve mirar e atirar.

A introdução de um tutorial opcional é sempre bem-vinda, principalmente quando as instruções não interferem na experiência. Existem casos, ainda, de jogos que conseguem ensinar o jogador sem serem intrusivos, criando um tutorial de contexto, que inova e é interessante para o gamer. Entretanto, tutoriais soltos e obrigatórios devem, definitivamente, ser abolidos.

Imagem

Os grandes heróis

Em uma era dominada pelos jogos absurdamente acessíveis e cada vez mais superficiais, temos alguns exemplos que não são um tapa, mas sim um Hadoken na cara das desenvolvedoras.

Sim, existem casos em que títulos totalmente hardcore conseguem excelentes resultados, tanto em críticas quanto em termos de vendas. Um dos exemplos é Super Meat Boy, um infernal título independente que exige muita habilidade do jogador e, definitivamente, não cabe ao público casual. Mesmo sendo brutal, Super Meat Boy tem um grande e fiel público.

Ou seja, jogos que encarnam 100% o espírito hardcore também obtém bons resultados para as desenvolvedoras, enquanto títulos que ficam em cima do muro muitas vezes não agradam nem gregos nem troianos.

Imagem

Agora, por que razão franquias como Ninja Gaiden simplesmente abandonam seus fieis ninjas para tentar conquistar quem sequer sabe o que é uma katana? Vários sites especializados e que já testaram o terceiro título da série afirmam que o jogo está muito mais fácil.

Certamente, essa mudança não vai agradar quem é fã, mas provavelmente a meia dúzia de jogadores casuais que experimentar o game possa até gostar e jogá-lo por alguns minutos até deixar na prateleira com outras dezenas de títulos quaisquer.

A interpretação errônea de uma proposta acessível pode causar não só grandes problemas para uma desenvolvedora, mas também para toda a comunidade gamer. O que você acha?

Fonte: Baixakijogos

Comentários

21 Dez, 2011 - 17:58

Comentários

Slim 01 Fev, 2012 14:31 0

Cliquei na seta direita com a foto do mario! kkkk tenho que parar de ser animal...

ToLoveRu 23 Dez, 2011 12:54 0

Haha!
Querem um game difícil?!?!
Segue o link: http://www.baixaki.com.br/download/syobon-action.htm

Isso sim é jogo de macho. Aah, se é. Só tem 4 fases e a parte do cano depois da primeira.
Morri 362 vezes nessa coisa, OMG.
Mas agora eu já consigo vencer com uns 10 ou 20 vidas '-'

Não se assuste, você pode começar só com 3 vidas, mas dps que chegar no 0, vai para -1... -2... -3... e assim por diante.

Dark Zion 23 Dez, 2011 03:05 0

Concordo com a matéria, hoje em dia não tem mais jogos difíceis, me lembro do tempo que donkey kong, no super-nintendo, era febre (conseguir 100% com todos os DK's e bonus pegos + o final original não era nenhuma tarefa fácil). Lembro também de quando zerei o Resident Evil 1 no recém lançado PSX, foi uma loucura! Sempre ficava uma platéia de uns 6 a 9 assistindo e quando por fim consegui matar o Tirant, parecia virada de ano, todo mundo da locadora festejando e gritando: "Ele conceguiu! Ele conseguiu zerar!..." Vinha nego que vc nem conhecia pegar na sua mão, te elogiar e perguntar como é que consegui... Quais os truques que usei... Mas hoje, vc pode dizer que fechou Gear of War no modo insano, controlando o teclado com os dedos dos pés enquanto tocava o fundo musical com uma guitarra e sem levar nenhuma bala que vão achar tudo normal ou pior não vão dar nem bola! Vc pode até filmar ainda assim vai aparecer um troll dizendo que é montagem. O negócio tá difícil! Por mais que vc se esforce hoje em dia sempre vai aparecer um mané dizendo que vc zerou tal jogo só porque baixou o detonado pela net! Ninguém merece... ¬¬.
E pra enfatizar não concordo com a opinião do panda49, jogos difíceis não tem nada haver com qualidades gráficas, o texto não tá confuso ele expoz a idéia dos jogos estarem mais fáceis e aprofundou no motivo disso (vc é algum redator por acaso?!!), e só pra te avisar existe muitos jogos antigos que não tinham como escolher os níveis de dificuldade ou vc zerava e mostrava que era o tal ou largava de mão. Suor nojento?!! Só se for o seu que deve ser de uma biba que nunca zerou um jogo sem um detonado na mão! Faz o seguinte se quer provar alguma coisa consiga o Final Fantasy 9 e zere na raça, com todos os GF's e personagens em 99level sem detonados ou trapaças aí depois vem postar pra galera se o suor é nojento ou tem cheiro de missão cumprida!

Mario World Forever!

lokaut 22 Dez, 2011 23:11 0

portal 2 ... eita joguinho dificil

Jansey 22 Dez, 2011 21:53 0

Devil May Cry 3 é dificílimo, um dos mais difíceis que já joguei, sem sombra de dúvidas!!!
A última fase então... no Hard você já arranca cabelos para matar o Vergil, imagina aquilo no "Dante tem que morrer" ou pior, no Inferno...
Aquele sem dúvidas é um jogo para quem quer desafio!!

DannSCCP 22 Dez, 2011 21:44 0

Na minha opinião existem vários jogos atuais que proporcionam um grande desafio ao jogador, caso você jogue na dificuldade mais difícil do game, por exemplo, todos Call of Dutys no Veterano, Devil May Cry 4 nas últimas dificuldades, etc... E para mim, esses jogos semi-impossíveis acabam trazendo mais frustração e nervosismo do que satisfação ao jogador.

Geovanyfree 22 Dez, 2011 21:01 1

O jogo dificil foi o DEVIL MAY CRY 3, SUPER MEAT BOY, ASSASSINS CREED 1, LIMBO, E O MAIS DIFICIL DE TODOS É AKELE JOGO ONLINE, QUE VC FICA TODO PUTO QUANDO MORRE TODA HORA

edersoncb 22 Dez, 2011 20:51 0

ultimo jogo q axei um pouco dificil, mas longe da dificuladade dos games antigos, foi metro 2033. esse foi o ultimo game q me deu akela sensação boa de ter terminado ele. Hj em dia terminar um game se tornou algo tão banal que até perde um pouco a graça de joga-lo.

gamekill 22 Dez, 2011 20:09 0

FALA SÉRIO, CARA... LIMBO É UM GAME DIFÍCIL!!!!?
BRAID E SUPER MEAT BOY SIM SÃO GAMES DIFÍCEIS.Super Ghouls'N Ghosts É JOGO DIFÍCIL. INFELIZMENTE(SEM QUERER OFENDER) TEM MUITOS GAMERS AQUI QUE AINDA NÃO TÊM A VISÃO AMPLA PRA IDENTIFICAR BONS E IMORTAIS JOGOS QUE DE ALGUM MODO MUDARAM E/OU TORNARAM-SE INESQUESSÍVEIS COMO ALGUNS QUE NÃO É PRECISO CITAR POIS VOCÊ JÁ OS TÊM EM MENTE.

panda49 22 Dez, 2011 17:32 0

Limbo é difícil porque te faz pensar, diferente de cheat mode que vocês mesmo citaram aí em outros jogos. Mais uma vez, misturando as coisas.

brigadeiro7 22 Dez, 2011 16:57 0

Metroid é **** mesmo manow,,,,agora vc ja joguow Battle Toads,, uns dos sapinhos do DreamQuest ,,,q ta no topo do game mais dificil de se zerar ate hoje,,,PQP MANOW,,O GAME É MUIIITO ****,,SO Q EU NUNCA OCNSEGUIR ATE HOJE PASSAR DA FASE DOS CARRORS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

kleyton 22 Dez, 2011 15:30 0

oseiascs
CONCORDO CONTIGO, DEMOREI MUITO TAMBEM PRA ZERAR O METROID, MUITO MASSA, MEU FAVORITO DA NINTENDO

Notícias