Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

God of War, Driveclub, The Order: veja os jogos mais polêmicos do PS4

O PlayStation 4 coleciona alguns dos jogos mais elogiados pela crítica e pelos consumidores de todos os tempos: Uncharted 4, Persona 5 e Red Dead Redemption 2 são apenas alguns exemplos desses grandes sucessos. Mas a trajetória do console da Sony também conheceu sua dose de fracassos, como são é caso do exclusivo The Order: 1886, ou do lançamento acidentado de Driveclub. O próprio God of War, escolhido como o Jogo do Ano em 2018, conheceu sua parcela de controvérsias, sobretudo com os fãs mais dedicados da série. Relembre a seguir alguns dos jogos mais polêmicos do PS4.

The Order: 1886

ImagemThe Order: 1886 apareceu com gráficos de alta qualidade, mas campanha curtinha e gameplay foram criticados


Revelado como um dos exclusivos de lançamento do PlayStation 4, The Order foi cercado de expectativas por conta dos gráficos super realistas e da promessa de jogo de tiro em terceira pessoa ambientado numa releitura steampunk da Inglaterra vitoriana.

Embora não tenha frustrado essas expectativas, o jogo acabou decepcionando os jogadores por um modo campanha previsível e bem linear e que além disso tinha sessões recheadas dos "quick time events", algo que tornava porções de The Order em grandes cutscenes jogáveis.

Outras críticas focaram na história curta demais – é possível terminar tudo em pouco mais de cinco horas – e até mesmo a decisão dos desenvolvedores em produzir o game em aspecto 21:9. Na visão da Ready at Dawn, responsável pelo game, essa decisão dá ao game uma pegada mais próxima do cinema.

Metal Gear Survive

ImagemMetal Gear Survive deixou de lado a ação furtiva e o criador Hideo Kojima para focar em ação e zumbis


Primeiro Metal Gear desenvolvido depois da saída de Hideo Kojima da Konami, Survive foi recebido com má vontade quase que universal. A série Metal Gear é conhecida pelos jogos de ação furtiva e pela criatividade de Hideo Kojima, que à serviço da Konami dedicou boa parte da sua carreira no desenvolvimento dos jogos da série. Diante de toda essa história, e do processo de afastamento de Kojima da Konami, era natural que os fãs recebessem mal e com desconfiança qualquer novo Metal Gear sem a participação de Hideo Kojima.

Mas Metal Gear Survive tornou as coisas ainda mais difíceis porque não apenas representa uma ruptura com o trabalho de Kojima como ainda passa bem longe das mecânicas de ação e furtividade que marcam os principais jogos da série. Survive é um jogo de ação e tiro, em que jogadores precisam sobreviver a hordas e hordas de zumbis.

Watch Dogs

ImagemWatch Dogs apareceu com gráficos bem inferiores aos dos trailers


Um dos jogos mais aguardados no lançamento do PS4, o mundo aberto da Ubisoft tinha despontado com enorme sucesso por conta de um trailer mostrado na E3 de 2012: gráficos que pareciam perfeitos e cheios de efeitos impossíveis no PS3 davam o tom de um jogo que teria tudo para ser um grande sucesso quando chegasse ao consumidor, em maio de 2014.

Mas a boa vontade da comunidade e as expectativas foram logo por água abaixo quando o jogo lançado tinha muito pouco a ver com os trailers: os gráficos de Watch Dogs sofreram um perceptível downgrade em relação ao que tinha sido mostrado na E3.

Driveclub

ImagemDriveclub teve lançamento tumultuado por sistemas online que não funcionavam


Outro exclusivo de lançamento, Driveclub tinha a premissa de dar aos gamers do PS4 uma alternativa arcade ao Gran Turismo, mais ou menos nas linhas do que a série Forza Horizon oferece aos jogadores do Xbox. Driveclub também vinha carregado de expectativas por conta do aspecto social do jogo, que encorajava a formação de clubes e um ambiente de competição entre jogadores reais.

Entretanto, o lançamento sofreu vários atrasos e foi catastrófico em virtude de uma série de problemas de conectividade na janela de lançamento, que efetivamente tornava o aspecto online do jogo inviável. Outro problemas estavam relacionados com a inteligência artificial dos modos offline.

Eventualmente, os problemas foram sanados a partir de uma série de atualizações, mas entre as baixas está a Evolution Studios: a Sony decidiu fechar as portas da desenvolvedora responsável pelo jogo.

The Last Guardian

ImagemDesenvolvimento de quase 10 anos impôs limitações à The Last Guardian


Ao contrário de muitos jogos dessa lista, The Last Guardian não é cercado de polêmicas em virtude do gameplay, de qualidade duvidosa ou por problemas de lançamento. Ele é um jogo controverso principalmente por conta do longo período de desenvolvimento: anunciado ainda em 2007, o título que seria um exclusivo do PS3 só apareceu mesmo em 2016.

Além disso, a saída de Fumito Ueda, mente criativa por trás dos sucessos da Team ICO, criadora de The Last Guardian ainda em 2011 impôs uma série de dúvidas a respeito do quanto o jogo lançado respeita a visão original do designer. O longo período de desenvolvimento acabou deixando algumas marcas no produto final: o que seria revolucionário em 2007 pareceu apenas bom em 2016.

God of War

ImagemMesmo com as desconfianças dos fãs de longa data, God of War conseguiu superar as polêmicas


Escolhido como o Jogo do Ano em 2018, God of War passa longe do fracasso e das polêmicas em torno de lançamentos acidentados da lista. Entretanto, o jogo teve uma fase de pré-lançamento controversa por conta das várias mudanças que o título de 2018 apresenta diante dos outros jogos da série, que apresentavam a mitologia grega e foram lançados para PS2, PSP e PS3.

Fãs de longa data dos jogos foram surpreendidos pela mudança de tom, a criação de um Kratos mais humanizado em virtude da paternidade, além da própria mudança de ares: saíram de cena os deuses do Olimpo e entraram as divindades da cultura nórdica.

Star Wars Battlefront 2

ImagemInsistência nas "loot boxes" arranhou a reputação da EA e lançou debate a respeito da legalidade da prática


A sequência de Star Wars Battlefront tinha tudo para agradar: ao contrário do primeiro jogo, a sequência viria com uma campanha singleplayer tradicional, tudo com a promessa de que o universo de Star Wars teria o mesmo trato de qualidade do primeiro jogo da franquia reiniciada pela EA em 2014.

Mas Battlefront 2 se embrenhou numa longa polêmica em torno das microtransações. Em seu estado original, o jogo era profundamente orientado a fazer com que os jogadores gastassem dinheiro de verdade para desbloquear itens e personagens cobiçados da série de filmes. As críticas foram tão duras que a EA se obrigou a rever toda a política e diversos países começaram a discutir a possibilidade de regulamentar o uso das chamadas loot-boxes em videogames.

Agony

ImagemAgony apresenta gráficos abaixo da média


Projeto financiado via Kickstarter, Agony prometia contar a jornada de uma alma atormentada pelas profundezas do inferno. O jogo teria uma pegada mais madura e teria imagens de violência e sexo.

Embora, em alguma medida, esses elementos façam parte da versão final do jogo, muitos dos jogadores que ajudaram a financiar o projeto reclamaram que o conteúdo foi amenizado para que o jogo pudesse receber selos indicativos mais amigáveis. Outras críticas ainda identificaram uma série de problemas de gameplay, gráficos de má qualidade e elenco de atuação de baixa qualidade nos diálogos.

Fonte: Techtudo

Comentários

26 Mar, 2019 - 12:34

Comentários