Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Perigo: Momo "invade" vídeos do YouTube Kids com instruções para suicídio

O YouTube Kids nasceu com a premissa de ser um espaço seguro para as crianças navegarem pelos conteúdos que gostam enquanto os pais poderiam ficar um pouco mais tranquilos com os riscos que a internet pode e efetivamente oferece. Porém, a má intenção de alguns tem tornado a plataforma um verdadeiro pesadelo.

No último ano foram vários os vídeos usando personagens da Disney e de outros filmes animados infantis para influenciarem negativamente crianças, o que levou a Google a melhorar seus filtros de conteúdo. Porém, mais recentemente foram descobertos desenhos legítimos que eram subitamente interrompidos por breves segundos com instruções de suicídio.

Não sendo essas dores de cabeças suficientes, parece que agora a plataforma tem uma nova preocupação: depois de boicotar o retorno da creepypasta Momo no início desse ano, ela está tendo que lidar com a personagem fictícia exatamente no Kids.

Mais uploaders mal-intencionados estão subindo conteúdo infantil aparentemente legítimo para a plataforma, mas com pequenas inserções da criatura aliadas a instruções de suicídio. Novamente o YT rapidamente se posicionou sobre, mas diferentemente do último caso, a declaração foi na contramão das denúncias apresentadas.

Imagem

A Momo é apenas uma obra artística desenvolvida por uma japonesa que foi subvertida para uso em uma creepypasta que se popularizou em 2018 no YouTube. Nada a temer.

Isso porque segundo a companhia, após diversas análises ela não achou nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o desafio Momo nos seus apps. Explicou, ainda, que mesmo após denúncias não foi capaz de detectar novas atividades da creepypasta, mas que está comprometida em tornar o Kids um espaço seguro para as crianças.

Em todo caso, vale reforçar que são inúmeros os casos que colocam a credibilidade da versão infantil do portal em xeque. Aparentemente os filtros de conteúdo não são suficientes para barrarem iniciativas maldosas e até criminosas, sendo assim extremamente recomendada a supervisão dos pais enquanto as crianças consomem os conteúdos por lá.

Vale lembrar, se você tem um problema e precisa conversar com alguém, não hesite em entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone gratuito 188. Se não houver privacidade para uma conversa por voz - ou se você se sentir mais confortável - pode contar com apoio através do chat da CVV, pelo link aqui incorporado.

os bizarros vídeos com personagens famosos da Disney descontextualizados há algum tempo - e problemas na plataforma em geral como o uso por grupos de pedófilos - a pediatra Free Hess descobriu um novo burlamento que parece passar despercebido pela moderação de conteúdo.

Se tratam de vídeos que, inicialmente, são legítimos desenhos animados, mas que em determinados pontos são interrompidos para exibição de mensagens chocantes. Em um deles ela flagrou uma mensagem do Youtuber Filthy Frank ensinando em dez segundos como uma criança poderia cortar os pulsos, levando rapidamente alguém que reproduzisse aquilo a morte.

Imagem

Depois da bizarra mensagem o desenho volta a ser reproduzido normalmente. Segundo Hess, esses uploaders colocam as mensagens em momentos avançados dos vídeos pois pais costumam supervisionar apenas os momentos iniciais do uso do app pelas crianças.

Andrea Faville, porta-voz do YouTube, emitiu comunicado informando que todos os vídeos são analisados com tecnologia avançada que permite detectar a transição de animações para conteúdo com pessoas reais. Isso faz com que um alerta seja enviado para equipes de moderação, e que muitos vídeos perigosos são deletados da plataforma antes mesmo que recebam visualizações.

Fato é que parece que o YouTube - e seus esforços humanos e robóticos - ainda não lidam de forma extremamente eficaz contra o mal uso que usuários podem fazer da plataforma. E bem, estamos falando de um produto para crianças.

O vídeo em questão já foi removido da plataforma.

E você, já se deparou com alguma bizarrice, um vídeo descontextualizado que afronta as regras de uso da plataforma? Denuncie, e conte seus episódios para nós nos comentários!

Fonte: Tudocelular

Comentários

18 Mar, 2019 - 19:12

Comentários