Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Ninguém pode ser dono de passo de dança", diz dona de Fortnite em processo

Nos últimos meses a Epic Games foi alvo de diversos processos judiciais envolvendo as dancinhas/emotes de "Fornite". Em novembro o rapper Terrence "2 Milly" Ferguson cogitou processar a produtora, alegando que eles roubaram a sua dança conhecida como "Milly Rock", que no game foi rebatizada como "Swipe It".

Nesta semana a Epic respondeu, enviando uma mensagem para a corte federal da Califórnia, alegando que "ninguém pode ser dono de um passo de dança" e que movimentos simples não são protegidos por direitos autorais"

"A lei de copyright é clara que passos de dança individuais e movimentos simples de dança não são protegidos por direitos autorais, e sim blocos para construção de expressão livre, que são de domínio público para coreógrafos, dançarinos e o público geral para usar, realizar e apreciar.", comentou o advogado Dale Cendali, que defende a Epic

O advogado inclusive citou diferenças de movimentos entre as danças do rapper e do jogo.

Também foi mencionado que o rapper apenas citou a dança, e que a Swipe It pode ser usada em qualquer personagem de Fortnite, nenhum dos quais o autor alega ter características físicas similares a ele. E o autor não afirmou que ele apareceu em algum contexto que remete ao "Fortnite": ou seja, ele "não fez uma batalha real, usando armas para matar os oponentes. Esses elementos adicionais fazem com que o emote Swipe-It tenha um uso transformador"

Já a acusação alega que a Epic "pegou a dança de 2 Milly e está querendo ganhar com isso", ao vender a dança para os jogadores.

Uma das principais fontes de lucro de "Fortnite" são as dancinhas, que são vendidas na loja interna do jogo, além das roupas e outros itens cosméticos para os personagens. Diversas personalidades estão tentando processar a empresa: além de 2 Milly, o ator Alfonso Ribeiro (de um Maluco no Pedaço) e o Backpack Kid, que viralizou na internet ao subir no palco durante uma apresentação da cantora Katy Perry usando uma mochila e fazendo uma dança inusitada.

"Fortnite" está disponível para PC, PS4, Switch, Xbox One e dispositivos Android e iOS.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

14 Fev, 2019 - 21:39

Comentários