Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

As desvantagens de particionar um disco rgido (HD ou SSD) no Windows

O disco rígido é muito importante para o seu computador, isso porque ele é essencialmente o cérebro da sua máquina. Embora muitos possam dizer que a CPU seria o cérebro, o fato é que o espaço no disco rígido determina o quanto o seu computador gerencia seus recursos e memória. Assim, é preciso pensar com muito cuidado nas desvantagens de particionar o disco rígido do PC. Sim, elas existem e devem ser levadas à sério.

Particionar um disco rígido pode melhorar a flexibilidade e a mobilidade (em termos do que você pode fazer com o seu computador). Mas existem riscos reais que devem ser levados em conta. 

As desvantagens de particionar um disco rígido

Existem várias razões pelas quais você deve evitar particionar seu disco rígido. Aqui estão algumas delas.

1. Desaconselhável para usuários iniciantes

O particionamento de um disco rígido é uma tarefa relativamente fácil para alguns, mas pode ser complexa para usuários iniciantes. Por isso, é aconselhável considerar apenas o particionamento como último recurso.

Existem muitas outras maneiras de organizar seu disco rígido, mas se você optar por fazê-lo dessa maneira, terá que estar preparado para fazer o processo corretamente. Não há dúvida de que, às vezes, o risco de particionar um disco rígido pode não valer a pena. Porém, se é isso mesmo que você quer, então faça com cuidado, para não acabar comprometendo seu sistema operacional ou perdendo arquivos do seu computador.

2. Falsa sensação de segurança em backup

Enquanto o particionamento pode aumentar a segurança do seu disco rígido, ele também pode dar uma falsa sensação de segurança, especialmente no caso de todo o disco rígido (que inclui todas as suas unidades) for danificado. Se você usava uma das partiçoes (em vez de uma unidade externa) para fazer backup, correrá o risco de perder tudo, inclusive o próprio backup. 

Para exemplificar, pense na sua casa. Particionar o disco rígido, seria como colocar todos os seus objetos de valor em uma sala diferente, mas dentro da casa. Caso um incêndio aconteça em sua casa, mesmo que você a tenha transferido para uma sala diferente, seus objetos de valor ainda estão em apuros. Portanto, em vez de confiar em uma unidade particionada para manter as coisas seguras, certifique-se de ter outra maneira de mover ou armazenar dados.

3. Espaço desperdiçado

Com uma única partição, você não precisa se preocupar com quanto espaço em disco o sistema tem para rodar, bem como não precisa se preocupar com o caso da partição ficar lotada. Mas com várias partições, você pode ter espaço limitado em uma partição, e ter muito espaço livre em outra.

O espaço limitado também significa que você pode se deparar com surpresas. Por exemplo, uma grande atualização para o Windows 10 pode exigir mais espaço do que você tem livre em sua partição. Neste caso, você teria que remover alguns arquivos e aplicativos que estivessem na mesma partição do sistema para outra partição, e, em seguida, estender a partição que está com o Windows instalado.

Felizmente, o Windows facilita a redução e a extensão de partições, para que você não fique preso aos tamanhos iniciais. Mas o redimensionamento de partições com frequência é inconveniente.

Outro cuidado que você deve ter é para não criar excesso de partições, pois isso certamente iria desperdiçar o espaço do seu HD ou SSD.

4. Pode ser desnecessário para você

Muitos usuários avançados gostam de particionar discos, pelas vantagens que isso pode trazer. Mas para o usuário comum, muitas vezes não é necessário. Os usuários iniciantes normalmente não têm arquivos suficientes, que necessitem de uma partição diferente para gerenciá-los. Apenas usuários mais experientes e que talvez trabalhem com mais de um sistema operacional devem ter vantagens reais.

Embora o particionamento não seja excessivamente complexo, ele também apresenta algum potencial de problemas para um usuário iniciante. Comparado com o baixo benefício em máquinas mais modernas, geralmente não vale a pena o esforço.

5. SSDs

Muitas das razões para fazer o particionamento não ser tão importante atualmente, é o aumento significativo de usuários que utilizam SSD em seu computador. Discos rígidos mais antigos (HD) são mecânicos. Eles têm pratos móveis e uma cabeça que lê e grava dados.

Por causa disso, a organização dos dados na unidade afeta a rapidez com que você pode acessá-los. Se a unidade tiver que girar para acessar dados muito distantes um do outro, isso afetará o desempenho.

Por algum tempo, o particionamento do HD foi uma solução para isso. Sua partição primária, com o Windows instalado, existiria paralelamente à outra partição para arquivos, e o sistema teria um tempo de leitura mais rápido. A separação de dados também ajuda a desfragmentação, uma parte importante da manutenção do HD, a fim de ser executada mais rapidamente.

Mas nada disso se aplica a unidades de estado sólido (SSD). Eles usam memória flash para acessar rapidamente as informações, não importa onde estejam localizadas na unidade. Assim, otimizar o posicionamento dos arquivos no disco não é uma preocupação.

Você não precisa desfragmentar SSDs.


O SSD organiza arquivos por conta própria, independentemente das partições, portanto, não há problema de "desgaste irregular". E os SSDs modernos são projetados para cargas de ciclos de leitura e gravação, então as chances de você usar um antes de substituí-lo são baixas.

O particionamento vale a pena para você?

Se você se sente seguro para fazer a divisão do seu HD, e se você tem um HD, o particionamento em duas ou mais partes pode ser vantajoso. 

Além disso, como falamos anteriormente, a divisão deve ser bem pensada, para quem não vá lhe impedir de fazer futuras atualizações do Windows, e nem vá desperdiçar o espaço do seu HD.

No caso de SSD, para fins de velocidade, não fará diferença a divisão (ou não). A divisão é aconselhável apenas para fins de organização ou de separação do sistema operacional, em caso de eventuais falhas.

Fonte: Oficinadanet

Comentários

12 Fev, 2019 - 15:43

Comentários