Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 séries sobre viagem no tempo

Quem nunca teve vontade de voltar ao passado e desfazer uma bobagem ou tentar impedir que uma catástrofe aconteça? É assim que muitas histórias sobre viagem no tempo começam. Mas o paradoxo do tempo está aí para nos dizer que não é tão simples assim e que pequenas mudanças no passado podem alterar completamente o presente que conhecemos.

Na cultura popular, a viagem no tempo pode ocorrer, em geral, de duas formas: a sobrenatural, como em Outlander, The Flash, Nine e Tru Calling; ou a científica, como em Timeless, El Ministerio del Tiempo e Travelers. Existem, também, aquelas que ficam em um limbo entre as duas, como Dark, Legends of Tomorrow e Doctor Who, misturando elementos tecnológicos e sobrenaturais. Independente do meio escolhido, viajar no tempo é algo que instiga a curiosidade e a criatividade; mesmo com uma temática central parecida, todas essas séries abordam o assunto de maneiras completamente diferentes.

Que tal conhecer um pouco mais sobre séries que falam sobre viagem no tempo? Confira abaixo a lista que preparamos:

1. Dark

Imagem

  1. Alemanha, 2017
Quando uma criança some de forma misteriosa na pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha, alguns moradores começam a perceber semelhanças entre a situação atual e acontecimentos estranhos do passado. Em Dark podemos acompanhar a relação das famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann através de três gerações e o mistério que circunda todas elas.

A série se passa em três épocas — em 1953, 1986 e 2019 —, todas separadas por 33 anos e envolvendo três diferentes gerações das mesmas famílias. Um suicídio, uma planta nuclear, experimentos científicos suspeitos e uma caverna fazem parte da trama. Entretanto, o que leva Dark a se destacar e não ser só mais uma série sobre viagem no tempo é a forma como podemos ver a construção dos personagens, até mesmo em seu lado mais grotesco.

A temática de crianças desaparecendo de formas obscuras faz com que alguns comparem Dark à famosa Stranger Things. Entretanto, as duas têm propostas completamente diferentes, então se você já assistiu a uma poderá ver a outra sem sentir que é redundante.

Dark é uma série original da Netflix. O serviço de streaming anunciou que uma segunda temporada está em andamento, mas ainda não confirmou a data de estreia. Por enquanto, você pode assistir à primeira temporada e construir as suas próprias teorias sobre o que está acontecendo em Winden.

2. Outlander

Imagem

  1. Reino Unido/EUA, 2014
Baseada no romance histórico de Diana Gabaldon, Outlander segue a reviravolta na vida da enfermeira Claire Randall (Catriona Balfe). Ao final da Segunda Guerra, Claire e seu marido, o historiador Frank (Tobias Menzies), viajam à Escócia para uma segunda lua de mel. Lá descobrem um misterioso círculo de pedras no topo de uma colina. Quando Claire volta sozinha ao local, algo inexplicável acontece e ela se encontra 200 anos no passado.

Claire logo descobre que está em meio às tensões entre os clãs Jacobitas das Terras Altas, que defendem o pretendente católico ao trono, Príncipe Charles Stuart, e o exército inglês, que protege o protestante Rei George II. Claire precisa aprender a se adaptar ao modo de vida escocês até conseguir encontrar uma maneira de voltar para a sua época. Nesse meio-tempo, ela conhece um temível antepassado de seu marido, o Capitão Black Jack Randall (Menzies), é sequestrada por um dos clãs e conhece também o bruto, mas amável, Jamie Fraser (Sam Heughan).

Outlander mistura fantasia e realidade; apesar de os personagens serem todos fictícios, os clãs escoceses citados são verdadeiros, assim como a guerra entre Jacobitas e o exército inglês e a batalha de Culloden. Alguns atores também precisaram aprender a falar gaélico, andar a cavalo e lutar com espadas para dar um tom mais realista à série.

O seriado é transmitido pelo canal Starz. No Brasil é possível acompanhá-la pela emissora de TV a cabo FOX Premium 1 ou pelo serviço de streaming Netflix. Outlander está em sua quarta temporada e foi renovada para, pelo menos, mais duas. Cada temporada segue a história de um livro da saga de Gabaldon, que ainda não está finalizada.

3. Timeless

Imagem

  1. EUA, 2016
O que uma professora de História, um soldado e um cientista têm em comum? Eles precisam impedir que um ex-agente da NSA volte ao passado e altere a história! Quando uma máquina do tempo experimental é roubada por Garcia Flynn (Goran Višnjic), ex-agente da NSA, o governo dos Estados Unidos convoca a professora Lucy Preston (Abigail Spencer), o sargento do exército Wyatt Logan (Matt Lanter) e o programador Rufus Carlin (Malcom Barrett) para formar o time Salva-Vidas e encontrar Flynn antes que ele mude para sempre a história americana.

Em um cenário "prenda-me se for capaz", o time passa por diversos momentos da história para evitar os planos psicóticos de Flynn. O assassinato de Abraham Lincoln, a Alemanha nazista, a batalha do Álamo e o escândalo e Watergate são alguns dos eventos que os personagens vivenciam no decorrer da série.

Apesar de a ideia de viagem no tempo já ser bastante difundida no mundo do entretenimento, a NBC Universal e a Sony Pictures Entertainment, produtoras de Timeless, estão sendo processadas por violação de direitos autorais pela produtora Onza Entertainment, por plagiar o conceito da série El Ministerio del Tiempo. Segundo a empresa espanhola, uma versão americana da série estava sendo negociada com a Sony em 2015. As negociações pararam abruptamente quando a Sony e a NBC anunciaram o piloto de Timeless.

A série, que estreou em 2016, foi cancelada logo depois da primeira temporada. Após negociações com a Sony, a NBC a renovou para uma segunda temporada de 10 episódios, que estreou em março de 2018, e a cancelou novamente, apesar das críticas positivas. A NBC encomendou um episódio final divido em duas partes, que foi transmitido em dezembro de 2018, para que a história pudesse ser concluída.

4. Legends of Tomorrow

Imagem

  1. EUA, 2016
Ao ter a sua família assassinada pelo vilão Vandal Savage (Casper Crump), Rip Hunter (Arthur Darvill), um Mestre do Tempo, viaja ao passado para formar um time poderoso o suficiente para impedir que Savage consiga concretizar seus planos de destruir a humanidade. Legends of Tomorrow traz para as telinhas diversos heróis, vilões e anti-heróis dos quadrinhos da DC, como Firestorm (Victor Garber/Franz Drameh), White Canary (Caity Lotz), Captain Cold (Wentworth Miller) e John Constantine (Matt Ryan).

Em Legends of Tomorrow, os personagens viajam através do tempo na nave Waverider, que pertence a Rip Hunter. Uma das consequências das interferências dos personagens no passado e no futuro são anacronismos criados na linha temporal, que o Mestre do Tempo precisa ajudá-los a corrigir antes que causem problemas maiores e imprevisíveis no futuro.

Legends of Tomorrow faz parte do Arrowverse, um universo baseado nos quadrinhos da DC que teve início com a série Arrow, sobre o personagem Arqueiro Verde (Stephen Amell). Vários dos personagens principais foram introduzidos inicialmente em Arrow e The Flash. Assim como os outros programas do Arrowverse, Legends faz crossovers e participa de episódios especiais conjuntos.

No momento está sendo transmitida a quarta temporada da série pela emissora americana CW. No Brasil você pode acompanhá-la na TV aberta pela Rede Globo ou pelo canal de TV a cabo Warner Channel.

5. The Flash

Imagem

  1. EUA, 2014
O membro mais rápido da Liga da Justiça ganhou a sua própria série dentro do Arrowverse, o universo da DC na televisão. Barry Allen (Grant Gustin), é um garoto que, depois de ver a sua mãe ser assassinada, é adotado pelo detetive de polícia Joe West (Jesse L. Martin). Já adulto, Barry se torna um tímido e inteligente investigador forense, quando é atingido por um raio radioativo que faz com que desenvolva o poder de se mover em uma velocidade sobre-humana. Assim nasce o Flash!

Mas o que viagem no tempo tem a ver com isso? Barry consegue correr tão rápido que voltar ao passado ou ir ao futuro são opções possíveis para ele. Um tema recorrente na série é Barry usar o seu poder para tentar salvar a sua mãe do vilão que a matou. Porém, como você pode prever, essa alteração no passado traz danos inesperados no presente, fazendo com que o super-herói precise desfazer as mudanças de alguma forma.

Além de viagem no tempo, The Flash, assim como os outros seriados do Arrowverse, aborda a teoria do multiverso, onde universos paralelos existem com diferentes versões de cada personagem. Muitas vezes, essas séries fazem crossovers, onde personagem de uma aparecem na outra, e também episódios especiais em conjunto. Apesar de não ser obrigatório, você terá uma experiência mais completa caso também acompanhe Arrow, Supergirl e Legends of Tomorrow.

The Flash está em sua quinta temporada e no Brasil você pode acompanhá-la na TV aberta pela Rede Globo ou pelo canal de TV a cabo Warner Channel.

6. Doctor Who

Imagem

  1. Reino Unido, 1963
Provavelmente a mais famosa, e mais antiga, de todas as séries sobre viagem no tempo, a produção britânica Doctor Who faz sucesso há mais de 55 anos. A série conta as aventuras do Doutor (Jodie Whittaker), um alienígena da espécie Senhor do Tempo, que viaja através do tempo e espaço em uma nave chamada TARDIS, que assume a forma de uma cabine telefônica inglesa dos anos 1960. Achou confuso? Pode ficar ainda mais!

O personagem principal ainda tem o poder de se regenerar quando passa por uma situação em que está ferido de maneira fatal, o que o faz ter uma aparência diferente em cada encarnação. Essa capacidade de regeneração é justamente o que permite que o Doutor tenha sido interpretado por diversos atores, como David Tennant, conhecido por Harry Potter e Jessica Jones; Matt Smith, que interpreta o Príncipe Philip em The Crown, e atualmente por Whittaker, a primeira mulher a assumir o papel.

Ao contrário do que ocorre na maioria das séries, as viagens de Doctor Who não acontecem nem ao acaso, nem necessariamente por alguma motivação qualquer. O Doutor e seus acompanhantes simplesmente gostam de passear no tempo e no espaço, explorando lugares e épocas diversas. Obviamente, eles acabam se colocando em situações em que são obrigados a fazer interferências, o que sempre traz confusões.

Doctor Who é produzida pela emissora britânica BBC e só chegou ao Brasil a partir do ressurgimento da série em 2005, com o nono Doutor, interpretado por Christopher Eccleston. Atualmente, o seriado é transmitido no Brasil simultânea e exclusivamente pelo Crackle, o serviço de streaming da Sony. Seus episódios especiais e as estreias também são exibidos em alguns cinemas.

7. Travelers

Imagem

  1. Canadá/EUA, 2016
Quando a sociedade se encontra à beira de um colapso completo em um futuro distópico, agentes especiais — chamados de Viajantes — recebem a missão de voltar no tempo e impedir que diversos eventos desastrosos aconteçam e salvar o mundo. Os agentes são enviados em grupos de cinco; no caso, acompanhamos os viajantes Grant MacLaren (Erick McCormack), Marcy Warton (MacKenzie Porter), Carly Shannon (Nesta Cooper), Trevor Holden (Jared Abrahamson) e Phillip Pearson (Reilly Dolman).

A viagem no tempo em Travelers, diferentemente das de outras séries, não é física, mas sim mental. A consciência dos viajantes é implantada no corpo de alguém que está prestes a morrer no tempo em que desejam visitar, para evitar maiores problemas na linha temporal. Os alvos dos agentes são localizados através de aparelhos eletrônicos, como um celular com GPS, e as missões são distribuídas por uma Inteligência Artificial, chamada de Diretor.

O seriado tem a maior nota desta lista entre os avaliados no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. Sua primeira temporada tem 100% de aprovação e é descrita como "original", "imprevisível" e "revigorante" em um tema já tão utilizado como viagem no tempo. Os críticos também elogiam o equilíbrio entre suspense e humor que Travelers consegue obter.

Travelers foi uma coprodução entre o canal de TV canadense Showcase e o serviço de streaming americano Netflix, durante as duas primeiras temporadas. A partir da terceira, que estreou em dezembro de 2018, a Netflix assumiu o controle total da produção e dos direitos de transmissão.

8. El Ministerio del Tiempo

Imagem

  1. Espanha, 2015
O Ministério do Tempo é uma instituição governamental que guarda as Portas do Tempo, e também segredo mais bem guardado da Espanha. Pouquíssimos além da Família Real, o Primeiro-ministro e um grupo seleto de pessoas sabem ou têm permissão para saber que ele existe. Por que tanto mistério? Para evitar que indivíduos as utilizem indevidamente e alterem o passado ou futuro em benefício próprio.

Para que o Ministério se mantenha funcionando, pessoas de diferentes épocas trabalham lá. Na série acompanhamos Amélia Folch (Aura Garrido), uma das primeiras mulheres a ingressar na universidade no século XIX; Alonso de Entrerríos (Nacho Fresneda), um soldado do século XVI condenado à morte e salvo pelo Ministério; e Julián Martínez (Rodolfo Sancho), um enfermeiro dos tempos atuais. Sua missão é proteger a linha do tempo e, quando necessário, viajar pelas Portas para garantir que tudo aconteça da forma que deveria.

El Ministerio del Tiempo é focado na história espanhola, por isso personagens importantes e célebres, como Lope de Vega (Victor Clavijo), Diego Velázquez (Julián Villagrán) e Miguel de Cervantes (Pere Ponce), aparecem na trama. É uma série difícil de ser definida em um gênero e pode ser classificada tanto como ficção científica quanto fantasia.

A produção é das empresas espanholas Onza Partner e Cliffhanger para o canal L1 da TV pública espanhola. Os direitos de exibição mundial são do serviço de streaming Netflix. Após 1 ano de incertezas se a série continuaria ou não, o portal espanhol Vertele afirmou que haverá uma quarta temporada.

9. Nine: Nove Vezes Viajante do Tempo

Imagem

  1. Coreia do Sul, 2013
Park Sun-woo (Lee Jin-wook) é um âncora de TV bem-sucedido que, após sofrer uma tragédia familiar, encontra nove incensos misteriosos que permitem que ele volte no tempo. Ele pretende utilizá-los com cautela para conseguir proteger a sua família e recuperar a sua amada, mas aprende que não é possível alterar o passado sem modificar completamente o presente de muitas pessoas, incluindo o dele mesmo.

A mecânica de viagem no tempo de Nine é completamente diferente das que costumamos ver na mídia ocidental. Os incensos o levam de volta 20 anos no passado, e a viagem dura apenas enquanto o incenso queima — cerca de 30 minutos; ele não tem como desfazer os fatos que já alterou, pois cada nova viagem ao passado acontecerá após os eventos da viagem anterior; e, finalmente, como o título da série diz, Sun-woo tem apenas nove chances de conseguir colocar tudo em ordem.

Diferentemente de elaboradas explicações científicas ou de resolver o assunto com superpoderes, Nine traz um elemento místico para o tema viagem no tempo — similar ao que ocorre em Outlander, por exemplo. A série questiona, também, se vale a pena o preço que se paga ao modificar o passado e se, às vezes, não seria melhor simplesmente deixar as coisas como elas estão. Um aviso aos ansiosos: o final é aberto a interpretações.

As séries asiáticas, também conhecidas como dramas ou doramas, estão cada vez mais populares no Ocidente. Com a expansão de serviços de streamingcomo Netflix e Hulu, a possibilidade de assistir a produções como Nine, legendadas e sem precisar recorrer à pirataria, aumentou bastante. Nine foi transmitida originalmente no canal de TV sul-coreano tvN, mas no Brasil você pode assisti-la na Netflix.

10. Tru Calling

Imagem

  1. EUA, 2003
Tru Davies (Eliza Dushku) precisa conseguir um emprego no necrotério da cidade após perder sua vaga de estágio em um hospital. Logo em seu primeiro dia de trabalho, o corpo de uma mulher parece acordar e pedir sua ajuda. Assim Tru descobre que tem o poder de voltar ao passado, impedir a morte daquela mulher e ainda consertar alguns erros que ela própria havia cometido.

Tru Calling é um drama sobrenatural, no qual algumas pessoas como Tru recebem um "chamado" para salvar vidas através da viagem no tempo. Apesar de ser um poder, Tru não pode escolher o momento em que ela volta ao passado — ele é determinado quando ela recebe um pedido de ajuda de alguém que faleceu antes da hora.

Infelizmente, a série foi cancelada após a sua segunda temporada, e não poderemos ver como termina a saga de Tru. Mas para quem gosta do tema, é uma boa pedida.

Originalmente transmitida pela FOX nos Estados Unidos e pelo canal de TV a cabo FOX Life no Brasil, Tru Calling não está disponível em serviços de streaming atualmente, mas foi lançada em DVD.

Já assistiu a algumas dessas séries? Conte nos comentários qual é a sua favorita!

Fonte: Megacurioso

Comentários

15 Jan, 2019 - 15:05

Comentários