Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A fake news que manchou a imagem do ator Jason Momoa e do Brasil!

O Brasil figura no quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet, segundo a UNCTAD. Com 120 milhões de pessoas conectadas, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). Porém, somos os usuários mais ativos na redes.

Somos conhecidos por sermos uma fábrica de memes, que viralizam no mundo todo, e sabemos atormentar uma celebridade como ninguém. Quem não se lembrar quando o ator Tyler James Williams, da série 'Todo Mundo Odeia o Chris', criticou seus fãs brasileiros após comentarem milhares de vezes frases do programa de televisão nas fotos de seu Instagram. Algumas pessoas acham engraçado, mas ele não curtiu a brincadeira. E se você parar para pensar, realmente deve ser um saco.

Isso sem contar dezenas de celebridades que decidem abandonar as redes sociais após milhares de comentários negativos e ofensivos em suas fotos, a maioria dos "fãs" brasileiros.

A internet é uma ferramenta que pode ser usada para o bem, e para o mau. E nessa semana, o Brasil se envolveu uma polêmica que não só manchou a imagem de um astro hollywoodiano, mas também a do país.

Estamos tomados pelas fake news. As pessoas não checam as fontes antes de tomarem partido em alguma situação e compartilhar determinado post, geralmente com um textão destruindo a marca, o bar, o ator, um site ou qualquer coisa que esteja a mercê de ser destruída pelos internautas. Somos ansiosos, e isso reflete na internet.

Após uma campanha política repleta de fake news, compartilhadas pelos próprios eleitores, nossa "maldade online" chegou a Hollywood!

Nos últimos dias, várias pessoas compartilharam um vídeo detonando o ator Jason Momoa e o acusando de assédio sexual porque ele coloca suas mãos no peito de uma garotinha. Talvez não sabiam que era a própria filha do ator, ou que o vídeo foi manipulado para que o suposto assédio ficasse "visível de uma maneira pejorativa", mas algumas pessoas compartilharam simplesmente por maldade.

E a coisa se complicou quando descobriram que o vídeo foi manipulado por um próprio brasileiro, que não vai demorar muito para receber uma cartinha dos advogados do Momoa.

A série sucessiva de comentários maldosos e ofensivos, que acusam o astro injustamente e o bombardeiam com ofensas, chegou ao conhecimento de seus representantes oficiais, que já estão tomando as devidas providências.

Segundo uma internauta brasileira, membro do Fã Clube Oficial do Jason Momoa no país, a assessoria do intérprete de 'Aquaman' já está em contato com o grupo de fãs, que auxiliaram a desmentir a fake news. Indo mais além, ela afirmou que a equipe já tomou todas as medidas judiciais cabíveis para punir o(s) criminoso(s) e garantir que o vídeo adulterado seja terminantemente retirado das redes sociais.

Os comentários denunciavam que Momoa estava apalpando os seios de sua filha, além de insultá-lo com diversos xingamentos. Alguns usuários chegaram a dizer que, em determinado ponto da gravação, a jovem retira a mão do pai de seu corpo por se sentir violada, mas não foi nada disso que aconteceu.

Ao analisar o vídeo completo com cuidado, fica nítido que o ator estava num momento de emoção com os filhos, abraçando-os com carinho. Visivelmente sensibilizado com a apresentação, ele faz movimentos involuntários enquanto apoia os braços sobre os ombros dos dois filhos.

Aliás, o momento em questão onde a jovem retira o braço do pai de cima de seu ombro, se deu apenas pois a garota queria falar alguma coisa no ouvido do ator, que depois de escutá-la, volta a repousar a mão no ombro da filha, enquanto ela continua abraçada com ele e segura sua mão.

Essa é mais uma prova que estamos na era das fake news, e que não estamos sabendo lidar com elas. Não checamos fontes, não corremos atrás das informações. Apenas compartilhamos com ódio no coração e um olhar malicioso tudo que achamos na internet. Precisamos olhar para dentro para entender porque estamos tão raivosos, e estamos descontando toda essa fúria nas redes sociais. Doa a quem doer, fira a quem ferir.

Que esse episódio grotesco sirva de lição para que possamos analisar melhor as informações que recebemos, mastigá-las, digeri-las, e assim tirar nossas PRÓPRIAS conclusões sobre qualquer e determinado assunto.

Confira o vídeo em questão, e deixe nos comentários os SEUS pensamentos sobre o ocorrido e a era das fake news:



Em outras fotos tiradas de diferentes ângulos, é possível ver que, em alguns momentos, são os próprios filhos que seguram a mão do pai. Veja:



Segundo um membro do fã-clube oficial do ator no Brasil, a assessoria de Jason Momoa já entrou em contato para descobrir a origem do vídeo, além de entrar com uma ação na justiça para que o Facebook retire o vídeo manipulado do ar. É esperado também que o autor do vídeo adulterado seja punido.

É importante lembrar que assédio infantil é crime, e deve ser denunciado sempre, porém injúria e difamação também são crimes e podem gerar consequências irreversíveis na vida de uma pessoa.

Fonte: Cinepop

Comentários

11 Jan, 2019 - 14:01

Comentários