Haja grana! Veja os 20 jogos mais caros de se produzir de todos os tempos
Confira quais foram os jogos com maior custo de desenvolvimentoFazer um jogo AAA demanda custos enormes de produção e divulgação. As empresas que criam esses jogos se colocam em risco a cada novo título e estão sob constante pressão para entregar um produto de qualidade e que venda bem para não ter que fechar as portas.
Várias empresas preferem não divulgar o custo de produção de seus jogos mas acabam entregando os valores com o passar do tempo em uma ou outra entrevista. Do que foi divulgado até o momento, esses são os 20 jogos mais caros de todos os tempos em dólares.
Too Human: 114 milhões
"Too Human" passou 10 anos na chamada produção infernal, que é o termo dado quando tudo dá errado. Foi anunciado para 3 plataformas de gerações diferente e acabou lançado para o Xbox 360 sem ser nem um pouco memorável. Resultado, morte da franquia e da empresa Silicon Knights que declarou falência em 2014.
Shenmue: 112 milhões
"Shenmue" redefiniu as fronteiras dos jogos no Dreamcast da Sega. O jogo gastou quase 80 milhões de dólares na época, algo impensado para jogos comercialmente viáveis. Trazendo os valores para os dias atuais, o custo passou de 100 milhões de verdinhas.
The Witcher 3: 84 milhões
"The Witcher 3" foi um sucesso e também uma surpresa. Tudo porque a CD Projekt Red na época não se comparava ao tamanho das outras grandes empresas do mercado. O custo de produção de "The Witcher 3" foi de apenas 46 milhões de dólares, e mais 35 milhões gastos com marketing. Um trabalho primoroso com "pouco dinheiro".
Breath of The Wild: US$ 120 M
Shigeru Miyamoto disse em uma reunião com acionistas da Nintendo que "Breath of The Wild", o capítulo mais recente da franquia "The Legend of Zelda", precisava vender aproximadamente 2 milhões de cópias para atingir o custo de produção. Considerando o preço padrão de 60 dólares para o jogo, estimamos o valor de produção em 120 milhões.
APB: 112 milhões
Poucos jogadores conhecem "APB", que foi descrito como o "GTA" do século XXI, já que a empresa Realtime Works havia sido fundada por um dos criadores do jogo original. A ideia era fazer um jogo de policiais e bandidos totalmente online. Os gastos passaram dos 110 milhões e com o fracasso das vendas, 150 funcionários foram demitidos e a empresa declarou falência.
Battlefield 4: 105 milhões
Ainda não temos ideia dos gastos que foram feitos com "Battlefield 5" que está para ser lançado. O jogo anterior no entanto teve mais de 100 milhões gastos para ser produzido não contando o gasto com marketing, que se somados devem colocá-lo entre os mais caros de todos os tempos.
Modern Warfare 2: 285 milhões
"Modern Warfare 2" é para muitos o melhor COD de todos os tempos. Os gastos com a produção e marketing foram os maiores da franquia chegando a 285 milhões de dólares quando somados, colocando o jogo entre os 3 mais caros de todos os tempos.
Gears of War 4: 100+ milhões
O primeiro "Gears of War" custou "apenas" 12 milhões de dólares para ser produzido. Com o passar do tempo as exigências foram aumentado e os custos também. Segundo Tim Swenney, CEO da Epic, a Coalittion teria gastado mais de 100 milhões com a produção de "GoW 4".
Deadpool: 105 milhões
Deadpool é mais um exemplo de gastos exorbitantes com marketing e licenciamento que custam mais que o próprio jogo. Com gasto astronômico de 105 milhões e uma jogabilidade medíocre, não devemos ver um jogo do anti-herói tão cedo.
Dead Space 2: 131 milhões
"Dead Space 2" iniciou a morte de uma das melhores franquias da EA na geração passada e que acabou encerrada no terceiro jogo. O gasto com a produção foi de 60 milhões de dólares e mais de 70 foram gastos com marketing. O problema é que as vendas foram fracas e o jogo considerado um fracasso comercial.
Destiny: 500 milhões??
"Destiny" entrou em uma espiral de hype enorme antes do lançamento. A Polygon noticiou que 500 milhões haviam sido gastos na produção do jogo, algo nunca antes atingido. Com o tempo, os valores reais vieram a tona e descobrimos que a maior parte disso eram valores de marketing e que o jogo tinha custado 140 milhões de dólares.
Disney Infinity: 105 milhões
Visando atingir o sucesso que foi "Skylanders" da Activision, com a interação de bonequinhos e jogo digital, a Disney gastou insanos 100 milhões de dólares para produzir Infinity. Isso sem contar o marketing que não foi divulgado. A pressão por resultados foi enorme mas o retorno veio.
Final Fantasy VII: 130 milhões
"Final Fantasy VII" foi um gigante em sua época com gastos que chegaram próximos aos 100 milhões de dólares, algo inimaginável em 1997. Trazendo os valores para os dias atuais, dá algo em torno de 130 milhões de dólares.
GTA IV: 114 milhões
Um novo GTA significa que os limites para jogos de mundo aberto vão ser reimaginados. O custo para isso é obviamente altíssimo. "GTA IV" custou 114 milhões para ser feito em uma época que os jogos mal passavam dos 50 milhões de custo.
GTA V: 278 milhões
"GTA V" está entre os jogos mais caros de se produzir de todos os tempos. O custo somente para produção foi de mais de 130 milhões de dólares e quase o mesmo foi gasto com marketing, totalizando quase 300 milhões de dólares.
Halo 2: 168 milhões
"Halo 2" foi a consagração de um dos maiores e melhores jogos da Microsoft. O gasto com marketing e produção foi astronômico e se corrigirmos para os dias atuais daria em torno de 168 milhões de dólares, ficando entre os 5 mais caros de todos os tempos.
Max Payne 3: 112 milhões
A Rockstar não tem dó de gastar em seus jogos. A franquia "Max Payne", que nem chega perto da popularidade de GTA ou "Red Dead Redemption", custou a bagatela de 112 milhões de dólares. Como em todo jogo da empresa, se pagou rapidamente.
Metal Gear Solid V: 85 milhões
Hideo Kojima queria mais de 100 milhões de dólares e um ano a mais de produção para fazer "MGS V". Como isso não aconteceu, o jogo pecou no seu final e ficou abaixo do esperado. O resultado foi a saída do mestre do stealth da Konami. O custo final do jogo ficou em 85 milhões de dólares.
Red Dead Redemption: US$ 112M
Ainda não temos os valores de "Red Dead Redemption 2", que pode ser o jogo mais caro da história. O primeiro custou 112 milhões de dólares, corrigindo os valores para os dias atuais, e está entre os mais caros de todos os tempos.
The Old Republic: US$ 218M
"Star Wars: The Old Republic" é o primeiro MMO da Bioware, que tinha como missão ser o sucessor dos dois excelentes "Knights of the Old Republic". O jogo em determinado momento chegou a ter 2 milhões de jogadores simultâneos e foi o que chegou mais próximo do trono do "World of Warcraft". O custo para isso foi 218 milhões de dólares.
Shadow of Tomb Raider: US$135M
O primeiro jogo do reboot da série da Lara Croft custou 105 milhões de dólares para ser produzido, isso já somados marketing e produção. "Shadow of the Tomb Raider", que recentemente fechou a trilogia, custou o mesmo só para a produção e teve outros 30 milhões gastos com marketing.