Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Os melhores clones de GTA

Desde o dia 22 de outubro de 2001, o mundo dos videogames mudaria para sempre. Com GTA 3, e suas missões insanas, uma cidade completa à sua disposição, contexto que envolvia o melhor e o pior do submundo do crime, e uma dose imensa de violência.

Lembrando, principalmente, de toda a liberdade que o jogo oferecia, este game não só catapultou a Rockstar como uma gigante do videogame, como revolucionou a indústria do videogame. Da mesma forma que Pong, Donkey Kong, Sonic ou Pokémon haviam feito anteriormente.

E, durante os anos 2000, foi óbvio que outras produtoras tentariam pegar carona nesse sucesso, e fazer seus próprios games, baseados em GTA. Isso é uma máxima dos videogames, pois Pong contou com diversos clones, Super Mario Bros. fez com que games de plataforma se transformassem em padrão, e Super Mario 64 "obrigou" a todos os games a "pensarem em 3D". Que se refletem nos games atuais, incluindo os participantes do The Game Awards 2018.

Mas não é por copiar um modelo de sucesso, que todos estes "clones" são ruins. Por isso, convocamos os leitores do Arkade Gamer Clube para escolhermos juntos os 10 melhores jogos que tiveram a franquia GTA de base. O nosso grupo está de portas abertas pra você, e sempre estamos por lá conversando sobre videogames e assuntos relacionados. Participe clicando aqui.

Vem com a gente, então, conferir quais são, na opinião de nossos leitores, os dez melhores "clones de GTA".

10. Gangstar Vegas

Imagem

A Gameloft, na época a qual os smartphones iam substituindo os celulares, encontrou oportunidades e vazios para explorar. Entre eles, a ausência (no momento) de jogos como os GTAs para os novos dispositivos. Assim, nasceu a franquia Gangstar que, com diversos capítulos, incluindo um no Rio de Janeiro, ia suprindo esta ausência.

Um dos melhores jogos da franquia, sem dúvida, é Gangstar Vegas. Sendo lançado no formato pago, e depois adaptando-se ao modelo free-to-play, mas com vendas dentro do game, o jogo agrada por seu belo visual, uma representação interessante de Las Vegas, e missões, apesar de simples, bem legais de se jogar. Até os famosos caça-níqueis, presentes na "cidade do pecado" estão lá.

9. Mafia 2

Imagem

A série Mafia sempre teve fiéis seguidores, que valorizam muito a boa história dos seus jogos, além de curtir os ambientes antigos que os jogos nos introduzem. Mafia 2, considerado por muitos (ou por todos) o melhor da série, começa sua história em plena Segunda Guerra Mundial, nos levando mais tarde aos brilhantes anos 50.

O jogo, apesar de focar mais na narrativa do que na liberdade, nos oferece uma trilha sonora caprichada, um gameplay bacana e uma cidade que, apesar de não ser tão viva quanto Vice City ou Liberty City, também traz muita coisa bacana para explorar, no melhor estilo Grease. Só que com mafiosos no controle.

8. Saints Row IV

Imagem

Os games GTA, apesar de terem cara de sério, contam com muita insanidade em suas cidades. Entretanto, Saints Row pega o humor, as sátiras e as referências e eleva tudo a décima potência, trazendo um game insano, e extremamente divertido.

O game começa muito bem com uma invasão alienígena, e te dá o controle sobre a pessoa que irá resolver este problema: o Presidente dos Estados Unidos. Personalizado pelo jogador ao seu gosto, o Presidente (ou a Presidente) ganha super-poderes e, com um descompromisso gigantesco com a realidade, oferece as missões mais absurdas e, por isso, as mais divertidas.

Saints Row conseguiu se destacar à parte de GTA justamente por sua insanidade. Colocar um jogo de mundo aberto com elementos impossíveis de serem realizados em um jogo "normal", e enchê-lo de piadas com tudo e todos o fizeram ganhar sua própria base de fãs. Com uma fórmula digna de filmes como os Sharknado, o game virou um dos títulos cultuados da geração passada.

7. The Godfather

Imagem

O Poderoso Chefão é uma das franquias mais queridas do cinema. A saga da Família Corleone transcende décadas e até hoje, gera milhares de devotos de Vito, Michael, e todos os outros membros da família. Um jogo foi lançado muitos anos depois da última parte da trilogia, e apresentou um jeito de jogar bem diferente.

Sim, o jogo envolve todos os elementos históricos do filme, mas te coloca no ponto de vista de um simples soldado da Família. Você não controlará os personagens principais, mas verá, pela sua ótica, os fatos acontecendo, enquanto vai crescendo e conquistando confiança e espaço dentro da Mafia do jogo, derrotando rivais e conquistando territórios.

6. True Crime: Streets of L.A.

Imagem

GTA e seus clones sempre focaram no controle dos caras maus. True Crime, por sua vez, oferecia um gameplay semelhante, mas do outro lado da lei. No controle do explosivo Nicholas Kang, um policial que age antes de pensar, você tem várias missões envolvendo tramas no submundo do crime, mas com um toque oriental, o que inclui um personagem que domina artes marciais e resolve muitas de suas questões na base da pancadaria, tal qual um filme do Jet Li.

Além disso, é possível algemar e prender vândalos pela rua, além de se esforçar para ser o melhor tira possível, evitando atingir civis, enquanto cumpre com seu dever.

5. Scarface

Imagem

Você sabia que a série GTA se inspirou muito em Scarface? Em GTA III, a trilha sonora da rádio Flashback é a mesma do filme de Al Pacino. E a história de GTA Vice City, em muito se inspira na saga de Tony Montana, a ponto de contar com uma motosserra de easter egg, e uma mansão que muito se parece com a do filme dos anos 80.

Mesmo assim, por muito tempo os fãs do filme queriam gritar SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND nos videogames. E uma ideia interessante norteou o game. Através de um final alternativo, você controla Tony Montana buscando recuperar tudo o que perdeu, precisando lidar novamente com seus rivais, enquanto toca o terror nas ruas de Miami.

É bem curioso ver como Tony Montana, no seu rage, se transforma no próprio Kratos, arrancando cabeças com seus tiros revoltados. O Deus da Guerra, inclusive, era um dos preferidos no TGA 2018, conforme explicou o site G1. E acabou sendo o vencedor, o que mostra que adoramos espancar (ou metralhar) pessoas alheias. Nos games, claro.

4. Driver: Parallel Lines

Imagem

É verdade que Driver precedeu o gameplay de GTA, e depois do lançamento do game da Rockstar, a série ficou deixada de lado. Entretanto, os games que vieram depois tinham sim qualidade e, inspirando-se no formato definido pela Rockstar, ofereceram jogos bem legais de se jogar.

Entre eles, Parallel Lines, um ótimo jogo, com várias coisas bacanas para se ver, e fazer. Com um foco na narrativa, você controla "The Kid" pelas ruas de Nova York, que começa com 18 anos como um motorista competente, que ajuda os criminosos da cidade. Após alguns eventos, o jogo te leva para 28 anos à frente, em uma história de vingança e redenção.

Apesar de oferecer uma cidade viva, e muita coisa a se fazer, além da variedade de carros e um bacana sistema de perseguições, é com sua história que Parallels Lines chama atenção. E faz dele um dos preferidos da série, e do gênero.

3. The Simpsons: Hit and Run

Imagem

Os Simpsons sempre tiveram tudo o que um game GTA pede. Carros insanos, motoristas sem noção, uma cidade doida de pedra e personagens malucos. Apesar de ser um game bem mais simples do que as completas aventuras da Rockstar, em The Simpsons: Hit and Run, é possível se divertir com Homer e sua família.

Controlando todos os personagens da família, guiando carros lendários da série, como o famoso sedã rosa, o horrível "Homer", ou o carro de passeio da Malibu Stacey, dá pra visitar vários locais do seriado, como o Bar do Moe, o Mercadinho do Apu, ou a Usina Nuclear, sempre com momentos de humor espalhados em todos os lugares.

2. Watch Dogs

Imagem

Quando a franquia Driver mostrava que não tinha mais força, a Ubisoft, atual dona dos direitos, decidiu radicalizar. Mantendo os elementos básicos, mas trazendo o jogo para os nossos dias, e em um contexto cibernético, agora era hora de não só sair dirigindo feito doido por aí, mas também de hackear coisas, sistemas, e pessoas.

Watch Dogs chamou muita atenção por causa disso. Era demais você controlar os semáforos ou as pontes, para conseguir se livrar dos inimigos, e quanto mais você atualizava suas coisas, mais hacker você podia ser.

O único problema é que a história era considerada séria demais. Para os padrões de um GTA e suas insanidades, ou mesmo Red Dead Redemption 2, que também foi um dos favoritos do TGA, como alertou o Eurogamer, o jogo tinha um tom bem pesado, que não tem muito a ver com a dinâmica de um jogo desta natureza. Uma vez que, por mais violenta que seja, sempre conta com alívios cômicos.

1. Sleeping Dogs

Imagem

Um dos games mais injustiçados de todos os tempos, Sleeping Dogs nasceu após um True Crime que não aconteceu. A Square Enix adquiriu os direitos do jogo, após vários problemas em um "True Crime: Hong Kong", que continuaria a franquia. Entretanto, por ter o direito apenas sobre o game, e não sobre o nome, foi necessário mudar.

O game, que te coloca na pele do policial tipicamente explosivo de filmes de pancadaria policiais Wei Shen, infiltra o policial na Tríade Sun On Yee, com vários momentos de perseguição, pancadaria, perseguição do "lado errado" (estamos em Hong Kong, com padrão britânico de direção), e muita, mas muita ação.

É possível, além das missões padrões, participar de corridas, destruir esconderijos, e prender chefões do tráfico de drogas. Além de participar de criativas interações com os personagens, que envolvem desde lidar com trapaceiros, até ajudar cientistas em seus projetos.

Um game excelente, ágil e dinâmico, Sleeping Dogs contou com um remaster, lançado anos depois, para os consoles atuais. Mesmo assim, alguns erros e bugs persistiram. Bugs estes que acabaram fazendo uma má propaganda do jogo. E acabaram, infelizmente, afastando muita gente de um game bem divertido.

Fonte: Arkade

Comentários

18 Dez, 2018 - 16:01

Comentários