Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogo clássico dos anos 2000 guarda segredos e curiosidades; confira

O Second Life é um ambiente virtual, semelhante a um jogo, que foi lançado para o público em 2003 para Windows, Mac e Linux- apesar de existir desde o final da década de 90. O que poucos sabem é que ele já foi um enorme sucesso e febre na Internet, já que era possível construir seu avatar e navegar livremente pelos ambientes digitais deste mundo sem limites. Veja curiosidades sobre este sucesso do passado e conheça ou relembre:

Sim, ainda existe

Para o espanto de muitos, o Second Life ainda está em operação. Sua atualização mais recente, aliás, foi em agosto de 2018. O jogo mudou bastante, tem gráficos renovados e formas diferentes de se jogar, mas o que importa é que ainda está em operação.

ImagemSecond Life — Foto: Reprodução


Compra de terrenos

Além de ser um ambiente virtual, o Second Life também movimenta dinheiro. Há pessoas que compram terrenos por lá para criar casas, locais com donos verdadeiros e para chamar de seu – com direito a acesso exclusivo. Pode parecer absurdo, mas é uma das formas que o serviço tem de ganhar dinheiro.

ImagemSecond Life tem mercado imobiliário complexo


Maior do que alguns países

Até 2015, os usuários do Second Life já haviam arrecadado mais de US$ 60 milhões em dinheiro movimentado dentro do jogo. Isso é mais do que movimentaram alguns países menores no mundo inteiro – vindo de um ambiente virtual.

ImagemSecond Life permite que jogadores experimentem uma realizade completamente virtual


Polêmicas ao longo dos anos

Como um ambiente virtual e inovador, Second Life acumulou polêmica ao longo de seus "anos de ouro", quando fazia enorme sucesso. Uma dessas polêmicas envolveu justamente dinheiro – já que era um conceito absurdo e pouco usual, naquela época, gastar com algo que sequer existia.

ImagemSecond Life foi alvo de polêmicas envolvendo dinheiro


Marcas

Muitas marcas famosas abraçaram o Second Life em sua concepção. Elas não apenas compraram terrenos, mas criaram filiais virtuais dentro do ambiente digital, mas servir de propaganda e representação neste "mundo novo".

ImagemMuitas marcas de peso investiram em Second Life


Ainda é inovador?

O Second Life nasceu em uma época onde não existia nada igual. Porém, hoje, isso mudou. Rec Room, Facebook, PlayStation Home – este último não existe mais. Mas, ainda assim, já são muitos os ambientes virtuais e digitais que foram criados, muitos usando até a realidade virtual, para imersão completa do usuário. Pode ser que o Second Life tenha criado uma moda, mas não é mais inovador.

ImagemSecond Life foi pioneiro no ramo, mas já existem outros concorrentes de peso


Jogos sempre vencem

Apesar de o Second Life permitir interações virtuais, compra de terrenos e até trabalho digital, uma categoria sempre se saiu sobre as outras: os games. Os jogos virtuais dentro do ambiente sempre foram, e continuam sendo, sua função mais utilizada, segundo a produtora Liden Labs.

ImagemSecond Life tem jogos virtuais de diversos gêneros dentro do simulador


Um mundo de verdade

Apesar de não ser verdadeiramente inovador, Second Life ainda é o único ambiente consistente, e ainda no ar, que criou uma sociedade paralela de verdade, separada da nossa realidade, com economia estabelecida, e que até hoje funciona. Há até mesmo uma moeda própria, Liden Dollar.

ImagemSecond Life é um mundo virtual completo e com moeda própria


Censura

Como é um ambiente livre, o Second Life nunca barrou seus usuários de fazer qualquer coisa que desejavam dentro do aplicativo, incluindo interações adultas, envolvendo relações íntimas – ainda que virtuais. Porém, com o tempo, um sistema de censura foi inserido, classificando as interações como "geral", para todos, "moderada", com um certo nível de intimidade, e "adulta", apenas com relações íntimas por completo.

ImagemSecond Life tem função de censura para interações consideradas imprópria para menores de idade


Política

Nem mesmo em um ambiente virtual conseguimos escapar de política. O Second Life foi o primeiro "MMORPG", e até agora o único, a receber a visita de um político - o governador da Virginia, nos EUA, Mark Warner, em 2006. Warner visitou o local para dar um discurso, acompanhado de personalidades - todos recriados com avatares representando suas versões reais.

Fonte: Techtudo

Comentários

21 Out, 2018 - 17:07

Comentários