Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Novo chip de memória da Toshiba pode aumentar capacidade de SSDs em 500%

A Toshiba anunciou um protótipo de chip de memória flash 3D NAND que armazena até 166 GB de dados. Não parece muito, mas o número é 500% maior do que os 32 GB de capacidade máxima da maior parte dos chips que compõem os SSDs hoje disponíveis no mercado.

Para explicar de forma simplificada, boa parte dos discos atuais é formada por pacotes com 16 desses chips de memória flash. Nos mais modernos disponíveis para o consumidor final, que usam peças 3D NAND com tecnologia de 64 camadas — tome como exemplo esse SSD série 545s da Intel —, isso totaliza 512 GB. Um eventual SSD com o mesmo número desses chips novos terá capacidade para guardar mais de 2,5 TB.

O segredo da novidade está em uma mudança no número de camadas que formam o chip e também na quantidade de bits suportada em cada uma. O protótipo da Toshiba usa peças 3D NAND com 96 camadas e tecnologia de quatro bits, ou QLC, um a mais do que a padrão atual, a TLC. Isso permite criar SSDs mais rápidos e com maior densidade.

Vale dizer que a companhia japonesa não é a única que trabalha no desenvolvimento dessas tecnologias. A Samsung também tem o QLC nos planos e já começou a produzir chips de memória com 96 camadas. A Intel, por sua vez, lançou em maio deste ano seu primeiro SSD com o sistema de quatro bits, mas 64 camadas, focado em empresas. A empresa também tem nos planos chegar nos mesmos 96 dos concorrentes.

A Western Digital, que tem uma parceria com a Toshiba, espera usar as novas peças em discos da SanDisk voltados para o consumidor final ainda neste ano. Mas mesmo com o lançamento próximo, não espere preços muito amigáveis. Aquele modelo da Intel mencionado acima foi lançado no primeiro semestre do ano passado e ainda custa cerca de 1.000 reais.

Fonte: Olhardigital

Comentários

20 Jul, 2018 - 13:06

Comentários