Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os 10 Jogos com Enorme Potencial que foram Cancelados



Meses e anos de trabalho duro e muito suor só para o seu jogo ser cancelado, porque… ele não tinha um multiplayer? Mas essa a realidade da indústria dos games.

Sempre ouvimos falar daqueles games que venderam milhões e aqueles que foram um sucesso com a crítica mas quase ninguém fala daqueles que poderiam ter sido (mas não foram).

E só vale os jogos que foram oficialmente cancelados, então mesmo se o jogo tomou um chá de sumiço(né, Agent…), mas nunca foi cancelado, não vai estar aqui, porque por mais improvável que seja tecnicamente ele ainda pode ser lançado -- mesmo que às vezes é melhor que ele não seja.

10.FALLOUT ONLINE

Fallout online é o clássico filho de pais divorciados, os dois não param de brigar por ele mas no final é ele quem sai perdendo.

A Interplay, distribuidora dos dois primeiros games, à beira da falência, vendeu os direitos da franquia para a Bethesda, mas com a condição de que ela ainda pudesse fazer um MMO da série.

O jogador ia poder escolher entre várias raças, como super mutantes e ghouls, além de humanos., e o jogo prometia ter uma história forte, apesar de ser um multiplayer, e com um sistema robusto de escolhas e consequências. Ia se passar nas versões pós-apocalípticas de Seattle e San Diego.

Só que a Bethesda não gostou muito da ideia e decidiu processar a Interplay para que ela perdesse os direitos do MMO, e apesar de não conseguir isso no tribunal, ela conseguiu negociando direto com a Interplay e usando um argumento muito do eficiente: 2 milhões de dólares.

E o projeto foi cancelado em 2012.

09. EIGHT DAYS

Eight Days, ou oito dias, foi mostrado pela primeira vez como uma tech demo para o Playstation 3, mas acabou se tornando um jogo em si um ano depo -- quer dizer, se ele ta nessa lista ele acabou não se tornando nada, né.

No jogo você ia poder escolher entre dois personagens, cada um com uma história diferente mas que iriam se cruzar ao decorrer do game, e ia se passar durante oito dias e oito estados diferentes do Estados Unidos. Ele seria em terceira pessoa e prometia cenas saindo direto de um filme de ação.

Só que e a Sony acabou cancelando o jogo em 2008 dizendo que precisava realocar recursos para outros estúdios e adivinha só? Porque o jogo não tinha multiplayer… (sério sony?)

Um dos produtores falou em 2009 que eles não tinham desistindo do projeto ainda, mas depois de quase dez anos sem nenhuma informação eu não teria muitas esperanças.

08. BC

Esse jogo era uma promessa do hoje infame Peter Molyneux. Mas esses eram tempos mais simples, que a gente ainda acreditava nas coisas que saiam dele.

E na verdade o que saia era bem interessante.

Em BC você controlava uma tribo tentando sobreviver à dinossauros, tigres e crocodilos gigantes. Você ia poder criar armas e ferramentas com praticamente tudo que achasse no mapa e até usar o mundo a sua volta como defesa. Como, por exemplo, causar uma avalanche em cima de um grupo de inimigos.

O jogo se passaria em um continente com diversos biomas diferentes, desde desertos, até montanhas e até em baixo da água. Os inimigos também seriam uma das inteligências artificias mais avançadas da época.

BC foi cancelado em 2004 sem grandes explicações. (mas se eu tivesse que adivinhar eu diria que alguém estava prometendo mais que o jogo ia conseguir entregar)

07. SIX DAYS IN FALLUJAH

É eu sei o que você está pensando: a última coisa que precisamos é de mais um FPS.

Mas esse jogo estava sendo descrito como o FPS mais realista já feito.

Ele seguiria os acontecimentos da batalha mais importante da guerra do Iraque, e contava com a participação dos próprios soldados envolvidos nela, aconselhando os desenvolvedores e até emprestando seus nomes e aparência pros personagens.

Os desenvolvedores até disseram que os próprios soldados foram quem pediram que o jogo fosse feito depois de terem voltado da guerra.

Ele seria uma mistura de fps com survival horror, mas não no sentido de ter monstros ou zumbis -- até porque, isso não seria muito realista. Mas porque eles queriam que você sentisse na pele os medos de uma guerra, com os inimigos do game usando as mesmas táticas dos insurgentes na vida real.

Mas como era de se esperar isso causou muito controvérsia na época. Ainda mais se você pensar que o jogo foi anunciado quando muita gente ainda achava que jogos eram coisa só pra crianças.

E a Konami acabou cedendo à pressão e cancelou o jogo em 2009.

06. LMNO

LMNO estava sendo desenvolvido pela EA e contava com a participação de próprio Spielberg. E enquanto isso por si só não é razão para o jogo ser bom, seria uma boa indicação. (Quer dizer, foi ele quem criou a série Medal of Honor, né)

A jogabilidade foi descrita como "escape gameplay", onde o jogador teria que fugir de helicópteros e agentes a lá FBI.

Tudo isso enquanto protegia a alienígena Eve, que estaria ligada à mente do protagonista, então coisas como uma tempestade iam aparecer quando ela estivesse em perigo. O objetivo era fazer com que o jogador se conectasse emocionalmente com ela (o que é uma boa indicação que algo trágico ia acontecer).

Ela também ia ajudar na hora das lutas, o que faria dela um NPC mais pra Ellie do The Last of Us do que uma Ashley do Resident Evil 4. Até porque ia ser super irritante se você tivesse que ficar salvando ela no meio de uma luta.

Mas em 2008 a EA acabou demitindo a maioria do time que estava desenvolvendo o jogo e cancelou oficialmente o projeto dois anos depois.

05. SCALEBOUND

Independente de qual lado da cerca você esteja, não dá para negar que o Xbox One precisa urgentemente de mais exclusivos. E Scalebound tinha o potencial de ser um dos melhores exclusivos do console.

Sendo desenvolvido pelo renomada Platinum Games, no jogo você ia controlar o protagonista Drew e teria como parceiro o dragão Thuban.

Os dois estariam ligados, o que significa que a morte de um ia resultar na morte do outro.

O jogo ia ser uma mistura de ação com rpg e teria um modo multiplayer coop de até 4 jogadores.

A Platinum disse que esse era o jogo dos sonhos deles, e que eles queriam fazer desde que a empresa foi formada, antes até de Bayonetta. Mas aí a Microsoft foi lá e acabou com os sonhos deles, cancelando o game em 2017 sem dar muita explicação

04. PREY 2

Não vai confundir esse jogo com o reboot de 2017 da Arkane Studios. Esse era um game bem diferente e eu diria até bem mais ambicioso.

Ele seria uma sequência direta do primeiro jogo mas com um novo personagem e em mundo aberto. O jogador controlaria o caçador de recompensas Killian Samuels no planeta Exodus, e teria a sua disposição vários acessórios e armas no melhor estilo sci-fi.

Recentemente, o final do jogo foi revelado -- e sinceramente foi que nem jogar sal na ferida, porque só fez a gente querer ele mais ainda. No final do game você ia descobrir que toda vez que o protagonista morre, a sua consciência é transferida para um clone e ele acorda no seu apartamento sem lembrança nenhuma. Mas o verdadeiro "plot twist" era que depois da última missão ele ia voltar para terra onde ele teria uma família, e ia viver pelo resto dos seus dias até morrer cercado dos seus entes querido. Só para acordar de novo no seu apartamento no corpo de mais um clone.

Infelizmente, a Bethesda acabou cancelando o jogo em 2014, porque o projeto não estava alcançando as suas expectativas.

E, ok, a gente acabou ganhando o Prey de 2017 que está longe de ser um jogo ruim (mas você viu esse final?)

03. GOTHAM BY GASLIGHT

Antes da Rocksteady trazer o nome Batman para o "hall da fama" dos games com os jogos da série Arkham, a Day 1 Studios estava preparando um jogo baseado no quadrinho de 1989 Gotham by Gaslight.

Ele se passaria em 1889, numa Gotham vitoriana e você controlaria o Batman tentando capturar o Jack, (aquele que estripava pessoas, sabe?) e a trama do jogo ainda veria o jogador sendo acusado de ser o assassino e tendo que investigar o caso de dentro da prisão.

E como tudo se passa no século 19, o Batman não contaria com a tecnologia de ponta que a gente está acostumado a ver, mas sendo um homem rico ele teria sim o que na época era considerado de ponta, como… uma lanterna.

E nós também poderíamos ver uma versão do coringa daquela época, já que o inspetor Gordon conta sobre um caso de um homem que matou sua mulher e tentou se matar com um veneno que deixou um sorriso permanente na sua cara...

E se você não está convencido ainda, olha a física dessa capa.

Infelizmente a THQ, que seria quem ia distribuir o jogo, nunca conseguiu a licença da Warner Bros. E… bom, e ela faliu, né. Então o jogo foi cancelado antes mesmo de ser anunciado.

02. STAR WARS 1313

Esse jogo foi mostrado pela primeira vez na E3 de 2012 e já tinha conseguido captar o hype de muitos fãs de Star Wars e até quem não liga muito pra série.

Isso porque ele teria uma pegada mais madura, e seguiria um estilo de ação-aventura com mais foco nas armas e no uso de aparelhos e ferramentas exclusivas dos caçadores de recompensas. Você ia acompanhar um Boba Fett nos seus anos de juventude nas profundezas da cidade-planeta Coruscant, com vários momentos de ação e explosões e personagens surpreendentemente bem feitos e realistas para a época.

Mas em 2013, depois da Disney ter comprado a LucasArts e a franquia Star Wars, a equipe de desenvolvimento foi praticamente toda demitida e o projeto foi cancelado.

E tudo isso só para Disney dar a licença para a EA fazer mais FPS online -- porque é disso que a indústria precisa mais, né.

01. SILENT HILLS

Silent Hills ia contar com o envolvimento do lendário Hideo Kojima, o ganhador do oscar Guilhermo Del Toro e o favorito da galera Norman Reedus. É muito talento pra um jogo, e para dar uma balanceada é claro que a Konami tinha que estar ali no meio.

Basicamente tudo o que a gente sabe sobre Silent Hills veio da "demo" PT (as aspas são porque não era bem uma demo). Era um "playable teaser", P.T., que tinha sido lançado sem muitas informações. Mas os jogadores que conseguiram passar quebra cabeças cada vez mais difíceis, sem falar das cenas mais assustadoras de qualquer jogo, foram recompensados no final com a revelação do novo Silent Hills. E P.T. era uma mistura perfeita entre a esquisitice de Kojima e o terror de Del Toro.

Mas em 2014, depois de todo o drama que foi o fim da parceria entre o Kojima e a Konami, o jogo foi cancelado e PT foi retirado da psn.

E, tirando quem ainda tinha o jogo no ps4, ficou simplesmente impossível de jogar a demo, porque… a Konami é a Konami.

Comentários

20 Mai, 2018 - 16:35

Comentários