Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Perdido em Monster Hunter World? Confira 8 dicas para iniciantes!

Monster Hunter World é o mais novo título de uma longa franquia, que se consolidou ao longo dos anos com diversos elementos diferentes no gameplay. Isso pode acabar assustando jogadores novatos ou casuais, que se sentem pouco estimulados quando parece que tem tanta coisa pra aprender antes de se divertir no jogo. E isso é uma pena, porque, apesar de sua profundidade, acredito que MHW seja uma excelente pedida mesmo para jogadores casuais que só querem passar um tempo e se divertir com os amigos. E você não precisa entender todos os aspectos do jogo logo de cara para se divertir, e é por isso que preparei algumas dicas para ajudar iniciantes que, assim como eu, nunca tinha jogado Monster Hunter e quer experimentar a franquia!

1 - Foco no que mais importa

Imagem

Começo logo com a dica mais importante e que pode ser aplicada em qualquer jogo grande e cheio de coisas. Pra começar um game que parece tão cheio de elementos, o mais indicado a se fazer é focar nos aspectos centrais do jogo e ignorar a grande variedade de coisas extras que se tem pra fazer.

Monster Hunter World lhe ensina logo no início suas mecânicas mais importantes: como funciona o combate, o recolhimento de recursos e o uso de itens. E é só disso que você precisa para começar! 

Com o tempo, conforme você joga e as necessidades vão aparecendo, as outras mecânicas vão sendo incorporadas naturalmente, como a criação de itens e o uso de armadilhas, por exemplo. 

Mas lembre-se sempre que a grande quantidade de coisas que dá pra fazer são opções, não obrigações. Pode parecer que você precisa dominar o uso de armadilhas para se dar bem em MHW, por exemplo, mas na verdade elas estão ali só pra ajudar quem quer. Pessoalmente, nunca uso armadilhas e prefiro focar apenas no combate. E isso vale para quase qualquer item do jogo. 

Então não se preocupe! Leia os tutoriais com atenção e foque no que você sabe fazer que as outras táticas você pega enquanto joga.

2 - Comece com armas simples de combate corpo a corpo

Imagem

O jogo conta com 14 categorias de armas diferentes. QUATORZE! De novo, você não precisa dominar todas, são apenas opções para o jogador escolher qual ele mais gosta. Mas minha dica aqui para os iniciantes é preferir armas de combate corpo a corpo sem mecânicas muito avançadas.

Isso para não ter que lidar com as munições. Enquanto você está começando o jogo, ainda está aprendendo para que serve cada item que você recolhe e as coisas que dá para fazer. Ter que se preocupar também com a criação de munições de diferentes tipos vai adicionar uma camada extra de complexidade totalmente dispensável no início.

O jogo mesmo traz a informação da acessibilidade para iniciantes de cada arma. Recomendo aproveitar isso e depois testar armas diferentes quando estiver mais à vontade com o gameplay.

3 - Sempre visite o ferreiro e sua caixa de itens entre caçadas

Imagem

Depois de uma grande caçada sempre vale a pena voltar ao ferreiro para ver que tipos de armaduras você pode criar e quais upgrades estão disponíveis para a sua arma. Não só os seus equipamentos, mas os do Palico (Amigato) também!

Isso é especialmente importante depois de caçar um monstro novo, que libera novos sets de armadura e é interessante ver se já tem algo que pode lhe ser útil. Além de uma das partes mais bacanas do jogo ser o design das armaduras, o que é um complemento quando você está escolhendo equipamentos.

Sua caixa de itens também não pode ser esquecida. É importante ir ali depois de cada missão pra guardar o que você não pretende usar e reestocar o que precisa.

4 - Não esqueça de comer!

Imagem

Comer é algo extremamente útil em Monster Hunter e algo que é facilmente esquecido. Eu mesmo, depois de 30 horas de jogo, eventualmente esqueço de comer antes de uma caçada difícil e pago o preço. 

O jogador pode comer na cantina de Astera (a cidade hub do jogo) antes de sair pras missões ou no acampamento dentro dos cenários mesmo. E por que isso é tão importante? Porque traz melhorias temporárias muito vantajosas nas suas caçadas. Pode ser aumento da vida, da estamina, do ataque, defessa, etc. Comer ainda acrescenta habilidades variadas ao seu Palico que podem fazer a diferença antes de uma missão. Então não vá caçar de barriga vazia!

5 - Faça o farming de maneira inteligente

Imagem

Um dos pontos centrais de Monster Hunter e justamente o que afasta muitos jogadores desse tipo de jogo é o farming, ou seja, a busca e recolhimento de itens no cenário para a criação de armas, armaduras, itens e armadilhas. 

Mas o farming em MHW não precisa lhe assustar e pode ser feito de maneira bem tranquila, especialmente quando bem planejado. A minha primeira dica é nunca se esquecer de visitar o centro de pesquisas entre caçadas para ativar recompensas. As "bounties" são mini-metas que estão sempre sendo atualizadas e que lhe dão recompensas extras pelo recolhimento de itens ou caçada de monstros, o que faz o farming valer mais a pena.

A segunda é que você evite ficar caçando monstros no modo exploração, sem ter uma missão ativa. Isso é um erro comum de iniciantes. Às vezes você quer fazer uma armadura específica que precisa de um recurso raro deixado por um monstro, então você vai lá e fica caçando vez após vez no modo exploração antes de partir para as próximas missões. Esse não é o melhor jeito de fazer isso.

O melhor jeito é ativar uma missão opcional ou uma investigação, que além dos itens que você já consegue naturalmente caçando o monstro, ainda oferecem materiais extras pelo cumprimento da missão. Esses materiais muitas vezes são os mais raros de se conseguir, economizando seu tempo e sua paciência.

6 - Continue pesquisando traços e pistas dos monstros, mesmo quando você já sabe onde eles estão

Imagem

Os monstros deixam pistas pelo cenário, como pegadas, muco ou outras marcas por aí. Interagir com esses traços é necessário para ativar o rastreio de um monstro, algo indispensável na caçada. Mas, mesmo quando você souber onde o monstro já está ou estiver no cenário fazendo outras coisas, não dispense interagir com essas pistas.

Essa dica vem porque a interação com as pistas dos monstros aumenta seu nível de conhecimento sobre eles, dando informações valiosas sobre as fraquezas e materiais que eles oferecem. Não só isso, aumentar o nível de conhecimento também libera as investigações, que funcionam como missões opcionais para caçar o monstro e ganhar materiais extras, como eu mencionei na dica anterior.

7 - Não precisa correr atrás do monstro que nem um louco!

Imagem

Outro erro comum de iniciantes, que eu cometi muito. As missões têm tempo para serem cumpridas, o que assusta muitos jogadores, fazendo com que eles corram incessantemente atrás dos monstros. Isso é um erro, antes de mais nada, porque o tempo das missões é mais do que suficiente, especialmente no início do jogo. Não precisa se preocupar e dá até pra esquecer dele.

Durante o combate com o monstro, muitas vezes ele vai fugir para uma nova localidade e jogadores iniciantes vão querer correr atrás deles na hora. Não precisa pressa, ele está apenas mudando o lugar do combate. Aproveite o respiro para tomar poções, afiar sua arma e/ou recolher materiais que ele possa ter derrubado por aí. Não tem porque sair correndo na hora e é sempre melhor chegar preparado.

8 - Explore os cenários e encontre os Grimalkynes

Imagem

Cada cenário de Monster Hunter World tem várias áreas diferentes a serem descobertas. Você não precisa virar o mestre da sobrevivência, conhecendo cada região como a palma da sua mão, mas é legal ter experiência nas localidades e não ficar perdido toda vez que a caçada lhe leva a um lugar novo. O conhecimento das áreas pode até oferecer algumas oportunidades para pegar o monstro numa armadilha de cenário, o que é algo totalmente dispensável para as caçadas, mas sempre bem-vindo quando acontece.

Além disso, é possível encontrar a tribo dos Grimalkynes em cada cenário. Depois de encontrá-los eles vão oferecer ajuda naquele ambiente sempre que você voltar e, o mais importante, um acessório novo para o Palico que pode ser muito útil. Para encontrar os Grimalkynes não precisa quebrar a cabeça, basta interagir com os rabiscos que estão distribuídos pelas áreas que, depois de atingir um certo nível, a localização deles vai aparecer no seu mapa.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

11 Fev, 2018 - 19:09

Comentários