Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 jogos que quebram a quarta parede!

Quando o jogo possui consciência de que é um jogo...

Quando uma obra quebra a quarta parede, basicamente seus personagens ou narrativa reconhecem que fazem parte de uma obra de ficção, como é o caso de Deadpool nos quadrinhos e cinema.

Nesta lista, separamos alguns jogos que quebram a quarta parede, seja através de tutoriais, personagens ou narrativa. Bora lá?

Imagem

Spec Ops: The Line

Conforme o jogo avança, cada vez mais os personagens começam a julgar o protagonista por suas ações, pela violência desmedida e atos militares selvagens. As telas de loading começam a acentuar o quanto você é uma pessoa horrível, tudo culminando em um julgamento ácido das ações do protagonista e mais do que isso, de você, como jogador. É de revirar o estômago.

Imagem

The Stanley Parable

Staley Parable é um jogo simples sobre andar, interagir com o cenário e seguir (ou não) as diretrizes de um narrador. Dependendo da ação que você toma em relação ao comando do narrador, o jogo se modifica a ela, oferecendo diversas ramificações e finais.

Todo o núcleo de Stanley Parable é uma meta-jogabilidade com enfoque na quebra da quarta parede.

Imagem

Franquia Metal Gear Solid

Praticamente todos os jogos da franquia Metal Gear Solid estilhaçam a quarta parede, jogando pela janela as convenções daquele universo e dialogando diretamente com o jogador através de personagens e mecânicas.

Desde a batalha contra Psycho Mantis em MGS 1, em que o jogador precisa mudar a porta do controle para vencer o chefe, até a sessão de tortura do mesmo jogo, onde Ocelot instrui o protagonista, Snake, a apertar botões do controle de Playstation para sobreviver, ou a aparição de Snake com uma bandana (item associado com munição infinita na franquia) em Sons of Liberty afirmando que tudo vai ficar bem, já que ele conta com munição infinita. Enfim, são diversos momentos através da franquia em que essa quebra é muito bem executada.

Imagem

Deadpool

Deadpool se tornou o personagem ícone das quebras de quarta parede dos quadrinhos, trazendo esse traço de sua personalidade também para os cinemas e... para os videogames.

No jogo solo do personagem, existem inúmeras sacadas que fazem Deadpool dialogar diretamente com o fato que está dentro de um jogo, o que inclui reescrever o roteiro da trama, entre diversas outras ações sagazes e cômicas.

Imagem

Killer Is Dead

Aqui, em certo momento, o protagonista Mondo Zappa conta com certas dificuldades em convencer o antagonista do game, David, a lutar contra ele.

É aí que ele utiliza como argumento o fato deles estarem em um jogo de ação e o jogador precisar dessa ação, onde estão em um mapa aberto, o que favorece esse movimento, dando até alguns pequenos insights sobre game design.

Imagem

Pony Island

Aqui temos um jogo que, na superfície, parece ser um belo título sobre pôneis, mas que na verdade se trata de jogos dentro de jogos, em que arquivos do mal querem a alma do jogador, sua alma e você precisa superar a máquina de diversas maneiras inventivas e puzzles espetaculares para terminar o jogo. A coisa vai tão longe que Pony Island usa até a interface da Steam contra o jogador.

Para superar o desafio, é necessário sobrepujar o código do jogo e o seu próprio computador.

Imagem

X-Men (1993)

Na versão para Sega Genesis do jogo arcade de X-Men, ao final da fase que culmina na luta contra o vilão Mojo, o jogador seria instruído a resetar o computador, sem fornecer uma mecânica ou interação que permita isso, obrigando o jogador a resetar o console no lugar.

Muita gente ficou pistola com esse aqui na época, já que precisa ser o reset de leve para o jogo continuar. Se você apertasse o botão por mais tempo que o necessário, o jogo seria resetado e todo seu progresso iria pro limbo, já que eram tempos sombrios sem memory card ou salvamento automático.

Imagem

Kid Icarus: Uprising

Quase todo diálogo contém alguma piadinha sagaz quebrando a quarta parede aqui. Como o protagonista falando sobre o gameplay, telas de loading e outras mecânicas perspicazes, enquanto é repreendido por outra personagem, que manda ele parar pois "eles irão ouvir você e não podemos falar disso."

Imagem

Batman: Arkham Asylum

Os efeitos das toxinas do Espantalho vão além de afetar apenas a sanidade de Batman em Arkham Asylum, forçando o game em simular um bug que reinicia tudo, trocando o lugar de Batman com o Coringa, que resulta no protagonista levando um tiro do Palhaço do Crime e causando uma tela falsa de game-over.

Imagem

Undertale

Undertale é um jogo que depende da quebra de quarta parede para o avanço de sua narrativa. Aqui, temos muitos, mas muitos usos desse artíficio, incluindo uma situação desoladora onde o jogo fecha intencionalmente para precisar ser reaberto, entre outras ocorrências que você pode presenciar dependendo do final para o qual o seu gameplay caminha.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

09 Dez, 2017 - 12:18

Comentários