Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 práticas que revolucionaram o mundo dos games (pro bem ou pro mal)

A indústria dos games ainda é bastante nova mas, ao longo desses anos, muitas revoluções já aconteceram. Então vamos listar algumas práticas que ocorreram no decorrer das décadas que transformaram esta indústria, seja para bem ou para o mal.

Imagem

Password

Era normal que os games tivessem um sentimento meio "Arcade". Você não tinha o objetivo de finalizá-lo na maior parte das vezes. e sim, apenas de ver até onde você chegava, ou até mesmo quem fazia a maior pontuação.

Quando os jogos foram começando a ser feitos com o intuito de serem finalizados, nós precisávamos de uma maneira de salvar nosso progresso. Nisso entraram os primeiros Passwords, códigos que já deixavam o jogo em um determinado ponto. E juntamente com isso vieram as pessoas que buscavam os passwords do final do jogo quando elas não conseguiam chegar até lá sozinhas... ACONTECIA!

Imagem

"Memory Cards"

Mas chegou um momento em que os jogos pararam de ser separados por "fases" e tiveram uma estrutura mais linear. Então como salvar o progresso nesse caso? Ainda mais porque o tamanho dos dados de salvamento estava ficando grande demais para apenas um código dar conta do recado.

Eis que surgem os dispositivos de salvamento como o famoso Memory Card do Playstation. E aí começava o tormento de "quais jogos eu vou ter salvo no meu Memory Card?"

Imagem

DLC

Eu não vou nem me dar ao trabalho de suavizar minha opinião sobre isso: vos apresento o câncer da indústria dos games, o DLC.

Uma prática que tinha tudo para ser algo benéfico tanto para a empresa quanto para o consumidor - se não acredita no potencial benéfico das DLC's, olhe o que a CD Projekt Red fez com Witcher 3. Mas em vez disso, grandes empresas cada vez mais usam o DLC como uma prática predatória e quase maquiavélica. Mas enfim, estamos aqui nessa época revolucionária dos games, onde não importa qual jogo AAA tenha sido lançado, ele vai ter uma DLC, e provavelmente irá vender bem.

Imagem

Quick Time Events

Você viu a segunda temporada de Stranger Things? Você viu o jogo Dragon's Lair? Pois é, isso te dá uma noção do quanto Quick Time Events não são uma pratica tão recente quanto parece.

A questão é que jogos como God of War acabaram renovando a utilização da prática para outras situações.

Imagem

Lootbox

Temos passado por um momento bem interessante envolvendo a prática dos Lootboxes, já que temos situações como a EA retirando as microtransações do novo Battlefront II e investigações sendo abertas em alguns países do mundo para definir se as lootboxes são ou não consideradas jogos de azar.

Mas o importante aqui é que isso agora é uma prática bastante presente nos jogos. E ela não é tão ruim, até consegue ser nada prejudicial quando as lootboxes trazem apenas itens cosméticos como em Overwatch. Mas no caso de Battlefront II por exemplo, a "$orte" poderia definir seu desempenho e sua vantagem sobre outros jogadores.

Imagem

Sandbox

Uma outra coisa que tem ficado cada vez mais presente na indústria dos games, são os jogos de Mundo Aberto. O que não falta nos últimos 2 anos são exemplos de como os jogos estão caminhando cada vez mais para o Mundo Aberto.

Isso já vem de uns bons anos para trás, mas eu imagino que o principal difusor deste conceito conhecido como Sandbox tenha sido GTA III, em 2001.

Imagem

Jumpscares

Ok, jumpscare não é bem uma prática dos jogos, já que ele vem desde o cinema, dos filmes de terror. Mas a maneira como a indústria dos games vem adaptando este mecanismo para fazer jogos de terror, começou muito bem, não se pode dizer o mesmo de hoje em dia.

Hoje nós temos uma pasteurização dos jogos de terror, onde fica cada vez mais difícil até diferenciar um do outro, pois praticamente todos apenas abusam de jumpscares para dar um susto pontual no jogador e deixar a impressão de que é um bom jogo de terror, sendo que na verdade são jogos bem rasos - oi? que? FNAF?

Imagem

Narrativas cinematográficas

Não é de hoje que os jogos contam uma história, mas não é algo tão clássico assim que eles o façam de uma maneira que se apropria de elementos do cinema para contar essa história.

Uma das principais pessoas responsáveis pelo fenômeno, e que por conta disso é tão venerado na indústria dos games, é ninguém menos do que Hideo Kojima

Imagem

Tutoriais

Provavelmente se Super Mario World fosse lançado hoje em dia, você teria uma primeira fase te ensinando qual botão pula, qual botão pula girando, qual botão corre e como pular em cima dos inimigos faz com que você não morra.

O fato de eu ter usado Super Mario World como exemplo já mostra que Tutoriais em games não são uma parte tão clássica assim na indústria, não é?

Imagem

Steam

Me admira que até hoje eu não tenha visto uma igreja para idolatrar a Steam - deve haver e eu que nunca ouvi falar mesmo - porque sem sombra de dúvidas, uma das maiores revoluções atuais na indústria dos games foi a criação dessa plataforma que reuniria tanto os jogos AAA quanto os jogos independentes, tudo em um único lugar, com uma comunidade ativa.

É difícil pensar hoje em um cenário de jogos sem alguma plataforma semelhante à Steam.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

08 Dez, 2017 - 22:40

Comentários