Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Facebook recebe 'nudes' para barrar 'pornô de vingança' na Austrália

Rede social diz que não guarda imagens, mas mantém 'digital' da foto para encontrar cópias.

O Facebook está recebendo "nudes" de australianos. que acreditam terem sido vítimas de "pornô de vingança". O objetivo do projeto, em parceria com o governo do país, é justamente combater na rede social a exposição de imagens íntimas para humilhar as pessoas retratadas.

A iniciativa foi anunciada na quinta-feira (2) pela eSafety, agência do governo da Austrália que promove a segurança online. Outros três países fazem parte dela: Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Funciona assim:

  1. se suspeitar que teve alguma imagem íntima compartilhada sem seu consentimento em sites do Facebook, qualquer cidadão australiano pode acionar a eSafety;
  2. para comprovar se o abuso está em curso, a agência solicita que o usuário use o serviço de bate-papo Messenger para enviar a si a imagem que acredita estar circulando;
  3. após ser notificado, o Facebook tira a "digital" da foto, uma espécie de "identificação biométrica" da imagem que passa a ser guardada pelo Facebook (a foto, e seus componentes visuais, não são armazenados);
  4. a partir daí, os algoritmos da rede social comparam essa "digital" com a de outras imagens; se baterem, as imagens são deletadas e não podem mais ser publicadas.


Segundo o Facebook, o veto às fotos flagradas vale para todas as suas plataformas, menos para o WhatsApp.

"Como parte do nosso continuado esforço de melhorar a detecção e remoção de conteúdo que viola nossos padrões de comunidade, nós estamos usando uma tecnologia que identifica imagens que correspondem para prevenir imagens íntimas não-consentidas de serem compartilhadas no Facebook, Instagram, Facebook Groups e Messenger", afirmou Antigone Davis, líder de segurança do Facebook.


Essa tecnologia já funciona para vetar imagens de ações extremistas, como propagandas terroristas. Essa é a primeira vez que o Facebook usa o recurso para outra finalidade.

"O piloto tem o potencial de desarmar o controle e o poder que os abusadores mantêm sobre as vítimas, particularmente em casos de vingança de ex-parceiros e extorsões sexuais", disse Julie Inman Grand, comissária do eSafety.


Fonte: G1/Globo

Comentários

08 Nov, 2017 - 19:38

Comentários