Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Starcraft 2 está sendo usado para pesquisas sobre inteligência artificial

Deepmind e Blizzard estão trabalhando juntas

Deepmind, empresa líder em pesquisas sobre inteligência artificial (IA) e seu potencial uso positivo, anunciou uma parceria com a Blizzard para usar o game StarCraft 2 como base para melhorar os estudos da tecnologia.

A dupla de empresas criou um conjunto de ferramentas, uma delas chamada de SC2LE, para acelerar a pesquisa de IA especificamente dentro de StarCraft 2. Além de uma máquina que oferece acesso ao jogo para os pesquisadores e desenvolvedores, a Blizzard também está fornecendo um conjunto de dataset de respostas de jogos em formato anônimo.

Em publicação no seu site, a Deepmind explica que parte dos benefícios de StarCraft 2 se prendem com o gameplay com múltiplas camadas e com a prevalência de objetivos alternativos dentro do jogo -- por exemplo, recolher recursos ao mesmo tempo que duela com o inimigo. Isto significa ainda que, muitas vezes, os jogadores têm de jogar um "game longo", executando ações que podem não compensar até à parte final do jogo.



Apesar dos 'agentes' IA serem capazes de executar bem tarefas em mini-games isolados, quando expostos à totalidade do jogo eles lutam com tarefas que os humanos consideram razoavelmente triviais -- é isto que a Deepmind espera combater com a ajuda da Blizzard. A forma mais eficiente de treinar a IA é através da "aprendizagem por imitação". Ou seja, aprender através dos exemplos humanos providenciados, e o número e variedade de replays que a Blizzard é capaz de oferecer a partir da enorme base de jogadores de StarCraft é capaz de proporcionar material o suficiente para que possam trabalhar. O vídeo acima mostra a diferença entre um agente IA "treinado" e "não treinado".

Embora este não pareça um grande salto científico, o fato é que as habilidades que estão sendo treinadas -- previsão de sequências e memória a longo prazo -- são muito importantes para o futuro da verdadeira inteligência artificial.

Fonte: Br/Ign

Comentários

12 Ago, 2017 - 15:07

Comentários