Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Projeto de Lei quer por Fim do Anonimato na Internet e exigir CPF dos usuarios

Com o objetivo de pôr fim ao anonimato na internet, um novo projeto de lei está tramitando no Senado Federal com uma proposta de alteração do Marco Civil da Internet e que pode gerar bastante polêmica assim como a reforma trabalhista: a exigência do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para a criação de contas em plataformas sociais como o Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

De acordo com o criador da PL, o deputado federal Ricardo Izar (PP/SP), dessa forma os sites poderão controlar melhor o fluxo de usuários cadastrados, evitando a criação dos famosos fakes.

Ocorre que existem softwares capazes de ocultar ou mascarar o endereço IP. Também é possível navegar anonimamente utilizando uma rede particular virtual (VPN) ou alugando um servidor no exterior", explica Izar.



O projeto de lei já está na Mesa Diretora da Câmara há uma semana, desde o dia 5 de julho, e não foram divulgadas informações a respeito de como esse processo se dará, uma vez que qualquer pessoa com o número do seu CPF, leitor, poderá criar um perfil falso, por exemplo.

Vale lembrar que o Projeto de Lei 2.390/2015 criado pelo deputado pastor Franklin (PP-MG), previa algo muito semelhante e foi rejeitado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no ano passado. Todavia, a inclusão do número do documento nos boletos bancários já é uma realidade há um tempo.

Imagem

Mas e para você, leitor, acha que essa será uma solução para facilitar a identificação de usuários que cometem crimes virtuais e se escondem por trás de perfis falsos? O espaço abaixo está aberto para o debate!

Fonte: Tudocelular

Comentários

13 Jul, 2017 - 15:02

Comentários