Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Modelo topo de linha Xeon Scalable traz 28 núcleos, consumo de 670W e custa US$ 8719

A Intel apresentou nessa semana a nova família de CPUs para servidores e computação na nuvem, os Xeon Scalable. O Tom'sHardware divulgou análise com o modelo topo da linha, o Platinum 8176, e os resultados são muito impressionantes.

Já nas especificações temos alguns números gigantescos. Essa CPU possui 28 núcleos com um total de 56 threads, suporte a até 768GB de memória RAM em seis canais e um TDP de 165W. Até mesmo nas medidas o processador é enorme, com impressionantes 3647 pinos (gerações anteriores usavam 2011). 

No teste de consumo, um resultado impressionante: o processador chegou a ter um pico de 711W, mas seu nível máximo mais consistente foi na casa dos 670W, bem acima dos 543W do modelo E5-2697 v4. Apesar de parecer muito, o autor da análise, Paul Alcorn, destaca que parte desse aumento de consumo está relacionado ao aumento no número de núcleos, e se analisado o consumo por núcleo, os novos modelos são mais eficientes que seus antecessores.

Imagem

Imagem

Em termos de performance, a CPU não impressiona muito quando colocada em aplicações que fazem uso de single-thread, mas basta colocar em ação todos os seus 28 núcleos para obter ganhos expressivos comparado a modelos anteriores da linha Xeon.

Imagem

Imagem

Mas o número mais assustador é a dolorosa. O Xeon Platinum 8176, como um modelo topo de linha para servidores, chega com um preço condizente com seus números assombrosos: US$ 8719. Definitivamente não é um processador para se comprar e rodar Crysis.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

12 Jul, 2017 - 15:43

Comentários