Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogamos Tekken 7 - e o modo PlayStation VR

O Digital Foundry fala sobre o uso do Unreal Engine 4 para elevar a série da Bandai Namco.

A versão arcade de Tekken 7 começou a ser testada no Japão há três anos atrás e foi lançada em 2015, atualizada com novos conteúdos em 2016. Foi preciso esperar por 2017 pela aguardada versão caseira, que chega a 2 de Junho. Um teste inicial com a versão PS4 sugere que a espera valeu a pena e que existe um modo extra muito interessante - pela primeira vez, um fighting game numa série de renome está a testar o caminho na realidade virtual.

Num recente evento da Bandai Namco, o Digital Foundry teve a oportunidade de jogar uma versão quase final de Tekken 7, e sim, também tivemos acesso ao jogo com o visor PlayStation VR. Antes do evento, pensamos que existiam duas formas para apoiar o VR em Tekken 7 - o gameplay podia ser modificado para favorecer uma perspectiva na primeira pessoa, ou podiam colocar-te numa perspectiva de espectador na terceira pessoa num ambiente VR, juntamente com os dois lutadores. A Namco escolheu a segunda opção.

Existe a sensação que o estúdio de Tekken abraçou o VR como uma experiência: na versão que vimos, as opções gameplay são limitadas. Não existe HUD, o que significa a ausência de barras de energia, ou seja, a luta não tem fim. Ao invés disso, os lutadores praticam contra um adversário imóvel para descobrir combos e aprender movimentos, ou activar uma IA CPU poderosa para combater sem fim. Os modelos dos personagens e os efeitos explosivos de contacto estão presentes, mas os cenários estão despidos e temos na verdade um espaço infinito.

Resumindo, o que temos aqui é um extra interessante, mas presumindo que a experiência VR é isto, será um novo modo PSVR opcional como já vimos em outros jogos de alto perfil. A Namco disse-nos que se o modo VR tiver sucesso suficiente poderão ser criados mais conteúdos, através de atualizações, mas de momento os conteúdos são escassos nesta versão. A boa notícia é que fora do modo VR, Tekken 7 parece mesmo uma sequela de nova geração como espera.



O Digital Foundry fala sobre Tekken 7 na PS4 normal - com direito a momentos PS VR.

A versão arcade original foi construída de raiz numa arquitetura PC com o Unreal Engine 4 - o mesmo motor empregue em Street Fighter V - facilitando a transição para as consolas ao invés de um motor personalizado. No entanto, a Namco investiu imenso tempo e esforço para tirar o máximo proveito das funcionalidades visuais do UE4, ao mesmo tempo aproveitou a oportunidade para usar a tecnologia e evoluir mais o estilo do jogo. Os cenários 3D estão melhor do que nunca, não só em termos de detalhe mas também na qualidade da iluminação e materiais. Os lutadores estão lindos - mais próximos das renderizações CG que vimos ao longo da história da série.

Usando Tekken 6 como inspiração, a imensa conduta pós-processamento de UE4 é empregue de forma impressionante, algumas escolhas interessantes podem dividir a opinião dos fãs - a grainha é fortemente usada, varia dependendo do modo de jogo (no Story Mode temos uma implementação mais estilizada). Os programadores também fazem um bom uso dos efeitos do UE4 para tirar o máximo proveito das explosões características da série - as partículas GPU presentes adicionam uma camada extra de impacto, efeito destacado ainda mais quando combinado com o impressionante trabalho da câmara dinâmica.

O uso do UE4 serve um propósito - apresentar um aspecto estilizado que relembra o trabalho CG em tempo real, a equipa apresenta luxuosos detalhes e efeitos pós-processamento numa fórmula de jogo básica que relembra imenso os anteriores. Sim, podes entrar neste jogo descansado pois vários dos movimentos de anteriores jogos transitaram, e o estilo familiar da animação está de volta. Combinado com o sistema de combos e a performance sólida a 60fps, não há dúvida que apesar do motor ser diferente e das melhorias visuais, é um jogo Tekken, um jogo que os puristas da série devem desde logo adorar.













Se existe um compromisso para lidar com a implementação do Unreal Engine 4, parece ser a resolução inferior. O UE4 tradicionalmente emprega uma forma de anti-aliasing temporal que pode dificultar a contagem de pixeis, mas a natureza suave da apresentação parece derivar dos extensos efeitos pós-processamento e de uma resolução nativa que parece ficar mais perto de 900p do que 1080p padrão que vemos nos jogos PS4. A cobertura AA também é estranha, permitindo jaggies visíveis em arestas limpas em cenários industriais, o que ocasionalmente retira algum do refinamento à apresentação.

Tendo em conta o aspecto luxuoso do jogo, não é um grande problema (e ainda não vimos as melhorias PS4 Pro) mas vale a pena lembrar que Tekken 7 é um jogo multi: com o equipamento apropriado, a versão PC poderá ir além de 1080p, mas ficamos a pensar na estratégia para a Xbox One.

No geral, ficamos entusiasmados com Tekken 7 e as perspectivas do jogo. Parece familiar o suficiente para os veteranos mergulharem logo, mas também parecem existir suficientes novidades para assegurar que há muito para aprender e descobrir. O gameplay permanece acessível o suficiente para novatos e os visuais patrocinados pelo Unreal Engine 4 serão mesmo impressionantes. Ainda não sabemos como está no PC, PlayStation 4 Pro e Xbox One mas assim que pudermos teremos mais novidades.

Fonte: Eurogamer

Comentários

06 Mai, 2017 - 19:23

Comentários